sábado, 17 de outubro de 2015

       SÁBADO MUSICAL : ORIGEM , MÚSICA , PERSONALIDADE , COMPORTAMENTO , BIOGRAFIA ... BOY GEORGE & CULTURE CLUB . 

Em início de 1982 , um travesti invadiu as TV's do mundo afora , quando emergia de uma piscina no vídeo clip da banda Culture Club . Na época , algumas pessoas ainda se perguntaram se era um moça muito exótica de voz grave , ou um rapaz afeminado com voz muito feminina . Na verdade Boy George era tudo isso e muito mais . Depois do sucesso mundial de Do You Really Want To Hurt Me , a banda lançou uma série de singles de sucesso , que incluíam os clássicos Karma Chameleon , Love Is Love , It's A Miracle e Victims . Com um estilo musical que misturava reggae , pop , new wave e soul music , por fim denominada New Romantic , os ingleses só não dominaram o mundo por causa de escândalos e a abuso de drogas . Confira a biografia de uma das mais importantes bandas dos anos 80 .
O Culture Club é uma das bandas New Romantic mais conhecidas do movimento New Wave da década de 80. Seus integrantes são Boy George (voz), Roy Hay (guitarra e teclados), Mikey Craig (contrabaixo) e Jon Moss (bateria) . O cantor britânico Boy George e o baixista Michael Craig formaram em 1982 o grupo In Praise Of Lemmings, que mudou em seguida o nome para Sex Gang Children. O nome exótico rendeu-lhes a acusação de pedofilia, o que levou a troca do nome do grupo para Culture Club. Assinando com a gravadora Virgin, lançaram o primeiro single, "White Boy", seguido por "I’m Afraid Of Me", mas o sucesso veio realmente com "Do You Really Want To Hurt Me". O primeiro álbum da banda, "Kissing To Be Clever", tornou-se um grande sucesso.
O Culture Club foi um dos integrantes do movimento "New Romantic" ao lado de Duran Duran e Visage. No entanto, os conflitos entre os integrantes do grupo e os problemas de Boy George com drogas levaram à separação do grupo. Em 1986, Boy George é preso por porte de drogas, e o tecladista Michael Rudetski é encontrado morto por overdose de heroína na casa de Boy George. Boy George é internado em uma clínica para tratar sua dependência e retorna em 1987, iniciando sua carreira solo com o álbum "Sold". A banda só voltaria a se reunir em 1998 para gravar o CD "Greatest Hits" no programa Storytellers, do canal a cabo americano VH1. Em 1999, a banda se reuniu para gravar e lançar o CD "Don't Mind If I Do", que contém a canção "I Just Wanna Be Loved", e chegaram a realizar uma turnê na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 2002 a banda gravou seu segundo DVD ao vivo.
Recentemente, Mikey Craig e Jon Moss decidiram reativar o Culture Club com novos membros no lugar de Boy George e Roy Hay: o cantor de 29 anos Sam Butcher e Phil Pickett, tecladista que acompanhava a banda em suas turnês e escreveu algumas das músicas do grupo em sua formação original. Boy George foi chamado para este retorno, mas se recusou e chegou a criticar publicamente o novo vocalista que a banda escolheu para substituí-lo. Em 2014 Boy George decide voltar com a Culture Club para fazer uma turne , mas acaba cancelando por causa de um pólipo na garganta. No começo de 2015 a banda lançou seu novo disco com o título Tribes.
            SÁBADO MUSICAL : ESPECIAL , OS DEZ + VIDEOCLIPES COM COWBOYS . 

NO MELHOR estilo country , seria fácil resumir uma lista com 10 videoclipes com cowboys , mas e quando um cowboy aparece em um vídeo da Madonna , por exemplo? Este é o tema de Os 10+ deste sábado , Os 10 + VIDEOCLIPES COM COWBOYS . 
POR ordem de evidência do tema , reconhecimento artístico e produção do vídeo , vamos à lista dos 10 + . 

10° - BREATHLESS - THE CORRS - Na verdade , o cowboy mesmo é um sujeito sem cavalo que aparece no vídeo de Breathless do segundo álbum da banda The Corrs ( 4 irmãos ) , In Blue de 2000 . Andrea Corr , a mais cantante dos irmãos Corr's , flerta com um rapaz do estilo numa cidadezinha enquanto o resto da família dá duro na apresentação . Breathless é um dos melhores singles da banda formada por Andrea , Sharon , Caroline e Jim Corr e também uma das faixas mais pop do grupo .
09° - FEEL SO CLOSE - CALVIN HARRIS - Em meio a carros , meninas , meninos , O vídeo descreve Harris observando uma garota sentada junto a ele, mostrando vários grupos de jovens dançando, como foi o tema do vídeo anterior. Possui também um agricultor e seu cavalo, que tornou-se destaque na capa do single. Foi filmado em torno de Kern County, na Califórnia. Feel So Close foi n° 1 no Hot 100 da Billboard . 
08° - PLAY HARD - DAVID GUETTA ft. AKON & NE-YO - Exagerado ao extremo , Play Hard  gerou controvérsia por seu retrato estereotipado do México. A música faz parte do álbum Nothing But the Beat 2.0 de 2013 . Tem o tema , mas falta bom gosto . 
07° - TIMBER - PITBULL ft. KE$HA - O certo mesmo seria citar as "cowgirls" , mas o tema ainda é válido nesse videoclipe de Pitbull , Timber do álbum Meltdown , formato extended play de Global Warning que alcançou fácil as paradas dance e o topo do Hot 100 . Em nenhum momento Pitbull e Ke$ha se encontram no vídeo , o que torna as coisas estranhas já que ele passa a maior parte do tempo em uns locais lindos de praias e brincando com tubarões , enquanto ela vai para o saloon dançar . 
06° - COWBOY FORA DA LEI - RAUL SEIXAS - Engraçadíssimo e muito bem dirigido , Cowboy Fora da Lei é fiel ao estilo velho oeste e só não entra no top 5 por ser muito desconhecido . Mas o saudoso Raul vale a pena ser citado com seu trabalho eternamente . Do LP  Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum de 1986  , Cowboy Fora da Lei é muito conhecida e reinventada até hoje .
05° - THE ROCKAFELLER SKANK - FATBOY SLIM - Esse vídeo é uma viajem surreal pelo tempo , onde predomina a dance music eletrônica com direito a cowboys , duelos de dança e muita fanfarrice . O single vem do disco You've Come a Long Way, Baby de 1998 e é um dos maiores e mais influentes clássicos da dance music moderna . 
04° - HOLD ON - KOrN - Estaria fácil , fácil na primeira posição , mas a lista anda e o estilo musical do grupo de nu metal KoRn não remete muito ao estilo brincalhão . Contudo , o videoclipe é fiel ao estilo cowboy de rodeio em meio à sujeira e perigo . Hold On faz parte do álbum de 2007 Untitled .
03° - THE WINGS - GUSTAVO SANTAOLALLA - Enquanto o mundo ficava chocado ao ver Heath Ledger e Jake Gyllenhaal se pegando em O Segredo de Brokeback Mountain , a trilha sonora do mesmo estava emocionando os críticos . The Wings não possui videoclipe próprio , sendo a maior parte composta por trechos do filme improvisados por editores , muitos sendo fãs. The Wings juntamente com as outras 16 faixas da trilha sonora , recebeu o Oscar por Trilha Sonora Original em 2006 . O dedilhar inicial do violão na parte final do filme com o falecido Heath Ledger é de cortar o coração de qualquer um . 
02° - DON'T TELL ME - MADONNA - Provavelmente o vídeo mais conhecido com cowboys de todos os tempos . Serviu de referência para inúmeros artistas e foi copiado à exaustão . No clipe , Madonna canta , dança , se esfrega na areia e monta um touro mecânico , mas a rapaziada do chapéu que gosta de chutar areia está presente ao lado da Rainha da reinvenção . Don't Tell Me é o segundo single de Music , lançado em 2000 e um grande êxito de Madonna . 
01° - SANTERIA - SUBLIME - Do álbum homônimo de 1996 , o Sublime emplacou com Santeria e acabou se tornando mundialmente famoso apenas por essa música . Bom , o tema cowboy é único no vídeo , cujo ator principal é um cachorro , mas o que poucos sabem é que o vocalista da banda havia morrido de overdose no mesmo ano e o single estava pronto para ser lançado . Resumindo ,  Bradley Nowell aparece em segundo plano , como uma lembrança do cachorro . Chega a ser um pouco triste , mas a comédia foi o foco da direção que mostra hilários momentos de bang bang . É o número 1 , por ser totalmente dedicado ao estilo . 
               CONCURSO CAPA DO MÊS DE NOVEMBRO ( de 17 a 31 de outubro ) .
E COMEÇOU mais um Concurso Capa do Mês ! E para o mês de novembro , você vai estar entre lendas e ícones da cultura pop : Stars Wars , Renato Russo ( Legião Urbana ) , Paulo Gustavo ( 220 Volts ) e Os Simpsons . Para participar , basta postar no mínimo uma foto sua e no máximo 10 fotos , pedir para seus amigos curtirem e no dia 31 de outubro , a foto mais votada (curtida) vai compor a colagem tanto daqui do Grupo CMTLGAQ quanto do Blog. 
Não seja tímido(a) , passe um mês com Stars Wars , Renato Russo , Paulo Gustavo e Os Simpsons , e ... COMECE JÁ!

Para quem costuma nos acompanhar no aqui no Blog , basta entrar para o grupo do Facebook Cinema Música TV Livros Games Anime & Quadrinhos 
https://www.facebook.com/groups/1409723132691481/1484357831894677/?comment_id=1484367091893751&notif_t=group_comment e participar . Boa sorte a todos.
          CINEMA , ESTREIAS , DICAS DE FIM DE SEMANA ... AS ESTREIAS NOS CINEMAS DESTE FIM DE SEMANA .

ENQUANTO não estreia por aqui Siricario - Terra de Ninguém , A Visita e Aliança do Crime , A Colina Escarlate foi o principal lançamento da semana , e além de Operações Especiais , mais 4 filmes estrearam , mas nenhum de peso . Destaque tímido apenas para o drama Amor , Drogas e Nova York .
01 - Operações Especiais (drama , ação , policial) , 02 - Parceiras Eternas (comédia , romance) , 03 - Amor , Drogas e Nova York (drama) , 04 - Um Amor a Cada Esquina (romance , drama , comédia) , 05 - Música , Amigos e Festa (romance , drama , musical) e 06 - A Colina Escarlate (suspense , drama , romance , terror) . 

         CINEMA , ESTREIA , DICAS DE FIM DE SEMANA , BRASIL , AÇÃO , POLICIAL ... OPERAÇÕES ESPECIAIS . 

CLEO PIRES tomou a decisão certa que foi se aventurar nas telonas . Com o rosto , carisma e talento certo , a filha de Fabio Jr. e Gloria Pires pode vir a surpreender muito o cinema brasileiro . Em Operações Especiais ela vive uma policial à frente de operação para resolver a crescente criminalidade em uma cidade do interior . 
De Tomás Portella , Brasil 2015 . Gênero : ação , policial e drama . Com 
Cleo Pires, Fabrício Boliveira, Marcos Caruso .

     CINEMA , ESTREIA , DICAS DE FIM DE SEMANA , TERROR , DRAMA ... A COLINA ESCARLATE .

GUILHERMO DEL TORO é o típico diretor que foge dos padrões e não se limita a contar uma história sem misturar os gêneros , como foi visto no ótimo O Labirinto do Fauno . Se é um filme dramático , ele consegue colocar na trama  terror e fantasia sem estragar nada . Por esse motivo A Colina Escarlate é a principal estreia deste fim de semana . 
Crimson Peak ( A Colina Vermelha  ou A Colina Escarlate ) . EUA ,  2015,  Gênero: drama, fantasia, romance, e suspense, Realizado por  Guillermo del Toro e escrito por Guilhermo Del Toro  e Matthew Robbins.Com  Mia Wasikowska, Tom Hiddleston, Jessica Chastain, Charlie Hunnam e Jim Beaver.
Situada em Cúmbria, numa mansão em ruínas duma região basicamente rural e montanhosa do norte da Inglaterra no século XIX, a jovem autora Edith Cushing apaixona-se e casa-se com Sir Thomas Sharpe, mas descobre que este não é quem parece ser. Sua casa abriga fantasmas, entidades misteriosas, que Thomas e sua irmã, Lady Lucille Sharpe, desesperadamente e ferozmente tentaram esconder.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

  QUINTA-FEIRA : LITERATURA , MÚSICA , LETRAS TRADUZIDAS , POESIA ... HEAL THE WORLD , MICHAEL JACKSON . 

EM ALGUM ponto de sua carreira o Rei do Pop pode ter cometido algum deslize ( não estou falando das acusações de pedofilia , pois ninguém nunca saberá se isso tem fundamento ou não ) , mas quando resolvia voltar seu trabalho para causas humanitárias , ninguém fazia isso melhor que ele . Do álbum Dangerous de 1991 , a impressionante Heal The World traduzida . 
Heal The World

''Think about the generations and they say:
- We want to make it a better place
For our children
And our children's children

So that they know
It's a better world for them
And think if they can
Make it a better place?"
There's a place in your heart
And I know that it is love
And this place could be
Much brighter than tomorrow

And if you really try
You'll find there's no need to cry
In this place you'll feel
There's no hurt or sorrow
There are ways to get there
If you care enough for the living
Make a little space
Make a better place

Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make it a better place
For you and for me

If you want to know why
There's love that cannot lie
Love is strong
It only cares of joyful giving
If we try we shall see
In this bliss
We cannot feel fear or dread
We stop existing and start living
Then it feels that always
Love's enough for us growing
So make a better world
Make a better world

Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me

And the dream we were conceived in
Will reveal a joyful face
And the world we once believed in
Will shine again in grace
Then why do we keep strangling life
Wound this earth, crucify its soul
Though it's plain to see
This world is heavenly, be God's glow

We could fly so high
Let our spirits never die
In my heart I feel
You are all my brothers
Create a world with no fear
Together we'll cry happy tears
See the nations turn their swords
Into plowshares
We could really get there
If you cared enough for the living
Make a little space
To make a better place

Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me

There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me
You and for me
(Make a better place)
You and for me
(Heal the world we live in)
You and for me
(Save it for our children)
Cure o Mundo

"Pense sobre as gerações e elas dizem:
Nós queremos fazer deste mundo um lugar melhor
Para nossos filhos
E para os filhos dos nossos filhos.

Para que eles vejam
Que este é um mundo melhor para eles
E saibam que podem
fazer deste um lugar ainda melhor.

Há um lugar no seu coração
E eu sei que é amor
E este lugar pode ser
Muito mais brilhante do que amanhã

E se você realmente tentar
Você descobrirá que não há necessidade de chorar
Neste lugar você vai sentir
Que não há mágoa ou tristeza

Há caminhos para chegar lá
Se você se importa o suficiente com a vida
Crie um pequeno espaço
Crie um lugar melhor

Cure o mundo
Faça dele um lugar melhor
Para você e para mim
E toda a raça humana

Há pessoas morrendo
Se você se importa o suficiente com a vida
Faça dele um lugar melhor
Para você e para mim

Se você quer saber porque
O amor não pode mentir
O amor é forte
E só nos dá dádivas alegres

Se nós tentarmos, nós veremos
Nesta benção
Não podemos sentir medo ou temor
Paremos o existir e comecemos o viver

Em seguida, sempre sentiremos
Que o amor é suficiente para nós crescermos
Então faça um mundo melhor
Faça um mundo melhor

Cure o mundo
Faça dele um lugar melhor
Para você e para mim
E toda a raça humana

Há pessoas morrendo
Se você se importa o suficiente com a vida
Faça dele um lugar melhor
Para você e para mim

E o sonho em que fomos concebidos
Revelará um rosto alegre
E o mundo em que sempre acreditamos
Brilhará novamente em graça

Então por que continuamos sufocando a vida?
Ferindo a Terra, crucificando sua alma...
Mas é claro ver
Que este mundo é divino, é a luz de Deus

Nós podemos voar tão alto
E nunca deixe nossos espíritos morrerem
No meu coração eu sinto
Vocês todos meus irmãos

Crie um mundo sem medo
Juntos nós choraremos lágrimas de alegria
Veja as nações transformarem suas espadas
Em arados

Nós realmente poderíamos chegar lá
Se você se importou o suficiente com a vida
Faça um pouco de espaço
Para fazer um lugar melhor

Cure o mundo
Faça dele um lugar melhor
Para você e para mim
E toda a raça humana

Há pessoas morrendo
Se você se importa o suficiente com a vida
Faça dele um lugar melhor
Para você e para mim [3x]

Há pessoas morrendo
Se você se importa o suficiente com a vida
Faça dele um lugar melhor
Para você e para mim[2x]

Para você e para mim
(Faça um lugar melhor)[3x]

Para você e para mim
(Cure o mundo em que vivemos)
Para você e para mim
(Salve-o para nossas crianças)[4x]


  QUINTA-FEIRA : LETRAS , MÚSICAS , POESIA , HISTÓRIA ... A REVOLTA DOS DÂNDIS I , ENGENHEIROS DO HAWAII .

APROVEITANDO  a deixa , além de postar a letra da ótima música da banda Engenheiros , resolvi escrever um pouco sobre todo o álbum do grupo gaúcho , que na minha opinião é o melhor trabalho deles . 
A Revolta dos Dândis é o segundo álbum de estúdio da banda de rock brasileira, do Rio Grande do Sul, Engenheiros do Hawaii. Foi gravado e lançado em 1987 e marca uma mudança na sonoridade da banda, até então próxima ao ska de bandas como The Police e Paralamas do Sucesso. O disco marcou a estreia do guitarrista Augusto Licks, enquanto Humberto Gessinger assume o baixo. Quem Tem Pressa, Não Se Interessa foi a única faixa cuja gravação não contou com a colaboração do guitarrista, visto que a mesma foi composta apenas de baixo, bateria e vocal. Seus principais sucessos foram a faixa-título (dividida em duas partes, sendo que a primeira obteve maior sucesso), Terra de Gigantes (que contou com um videoclipe), e Infinita Highway (canção cujo título deu origem ao nome da turnê que promoveu o lançamento deste disco: Infinita Tour 87/88).
A Revolta Dos Dândis I
Engenheiros do Hawaii
  
Entre um rosto e um retrato, o real e o abstrato
Entre a loucura e a lucidez
Entre o uniforme e a nudez
Entre o fim do mundo e o fim do mês
Entre a verdade e o rock inglês
Entre os outros e vocês

Eu me sinto um estrangeiro
Passageiro de algum trem
Que não passa por aqui
Que não passa de ilusão

Entre mortos e feridos, entre gritos e gemidos
(A mentira e a verdade, a solidão e a cidade)
Entre um copo e outro da mesma bebida
Entre tantos corpos com a mesma ferida

Eu me sinto um estrangeiro
Passageiro de algum trem
Que não passa por aqui
Que não passa de ilusão

Entre americanos e soviéticos, gregos e troianos
Entra ano e sai ano, sempre os mesmos planos
Entre a minha boca e a tua, há tanto tempo, há tantos planos
Mas eu nunca sei pra onde vamos


Eu me sinto um estrangeiro
Passageiro de algum trem
Que não passa por aqui
Que não passa de ilusão
     QUINTA-FEIRA : LITERATURA , OBRA , BIOGRAFIA , BRASIL ... MONTEIRO LOBATO .

SEU NOME é tão reconhecido quanto sua influência e obra . Um dos maiores escritores do mundo , o nosso brasileiro , Monteiro Lobato . 
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos.
Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, livros sobre a importância do ferro (Ferro, 1931) e do petróleo (O Escândalo do Petróleo, 1936). Escreveu um único romance, O Presidente Negro, que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
Contista, ensaísta e tradutor, Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês, sua obra prima como escritor. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. É bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da famosa obra Sítio do Picapau Amarelo, que até hoje é lido por muitas crianças e adultos. Escreveu ainda outras obras infantis, como A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, e A Chave do Tamanho. Fora os livros infantis, escreveu outras obras literárias, tais como O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e O Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo, no Brasil, apenas por empresas brasileiras.
Os primeiros anos : Criado em um sítio, Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Lobato e depois por um professor particular. Aos sete anos, entrou em um colégio. Nessa idade descobrira os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé, dono de uma biblioteca imensa no interior da casa. Leu tudo o que havia para crianças em língua portuguesa. Nos primeiros anos de estudante já escrevia pequenos contos para os jornaizinhos das escolas que frequentou. Aos onze anos, em 1893, foi transferido para o Colégio São João Evangelista. Ao receber como herança antecipada uma bengala do pai, que trazia gravada no castão as iniciais J.B.M.L., mudou seu nome de José Renato para José Bento, a fim de utilizá-la. No ano seguinte, os pais o presentearam com uma calça comprida, que usou bastante envergonhado. Em dezembro de 1896 foi para São Paulo e, em janeiro de 1897, prestou exames das matérias estudadas na cidade natal, mas foi reprovado no curso preparatório e retornou a Taubaté. Quando retornou ao Colégio Paulista, fez as suas primeiras incursões literárias como colaborador dos jornaizinhos "Pátria", "H2S" e "O Guarany", sob o pseudônimo de Josben e Nhô Dito. Passou a colecionar avidamente textos e recortes que o interessavam, e lia bastante. Em dezembro prestou novamente os exames para o curso preparatório e foi aprovado. Escreveu minuciosas cartas à família, descrevendo a cidade de São Paulo. Colaborou com "O Patriota" e "A Pátria". Então, se mudou de vez para São Paulo, e tornou-se estudante interno do Instituto Ciências e Letras.
No ano seguinte, a 13 de junho de 1898, perdeu o pai, José Bento Marcondes Lobato, vítima de congestão pulmonar. Decidiu, pela primeira vez, participar das sessões do Grêmio Literário Álvares de Azevedo do Instituto Ciências e Letras. Sua mãe, vítima de uma depressão profunda, veio a falecer no dia 22 de junho de 1899. Tendo forte talento para o desenho, pois desde menino retrata a Fazenda Buquira, tornou-se desenhista e caricaturista nessa época. Em busca de aproveitar as suas duas maiores paixões, decidiu ir para São Paulo após completar 17 anos.
Seu sonho era a Escola de Belas-Artes, mas, por imposição do avô, que o tinha como um sucessor na administração de seus negócios, acabou ingressando na Faculdade do Largo de São Francisco para cursar Direito. Mesmo assim seguiu colaborando em diversas publicações estudantis e fundou, com os colegas de sua turma, a "Arcádia Acadêmica", em cuja sessão inaugural fez um discurso intitulado: Ontem e Hoje. Lobato, a essas alturas, já era elogiado por todos como um comentarista original e dono de um senso fino e sutil, de um "espírito à francesa" e de um "humor inglês" imbatível, que carregou pela vida afora. Dois anos depois, foi eleito presidente da Arcádia Acadêmica, e colaborou com o jornal "Onze de Agosto", onde escreveu artigos sobre teatro. De tais estudos surgiu, em 1903, o grupo O Cenáculo, fundado junto com Ricardo Gonçalves, Cândido Negreiros, Godofredo Rangel, Raul de Freitas, Tito Lívio Brasil, Lino Moreira e José Antônio Nogueira.
Era anticonvencional por excelência, dizendo sempre o que pensava, agradasse ou não. Defendia a sua verdade com unhas e dentes, contra tudo e todos, quaisquer que fossem as consequências. Venceu um concurso de contos, sendo que o texto Gens Ennuyeux foi publicado no jornal "Onze de Agosto". (11/08).
Obras : 
Livros infantis : O primeiro livro que Lobato lançou foi "A menina do narizinho arrebitado", em 1920, nunca reeditado, exceto em uma pequena edição fac simile em 1981, e hoje considerada uma obra rara tanto a primeira edição quanto a edição fac simile. A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim. No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.
Frases de Monteiro Lobato : 
― "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."

― "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."

― "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".

― "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."
Coleção Sítio do Picapau Amarelo : 
1921 - O Saci
1922 - Fábulas
1927 - As Aventuras de Hans Staden
1930 - Peter Pan
1931 - Reinações de Narizinho
1932 - Viagem ao céu
1933 - Caçadas de Pedrinho
1933 - História do Mundo para as Crianças
1934 - Emília no País da Gramática
1935 - Aritmética da Emília
1935 - Geografia de Dona Benta
1935 - História das Invenções
1936 - Dom Quixote das crianças
1936 - Memórias da Emília
1937 - Serões de Dona Benta
1937 - O Poço do Visconde
1937 - Histórias de Tia Nastácia
1939 - O Picapau Amarelo
1939 - O Minotauro
1941 - A Reforma da Natureza
1942 - A Chave do Tamanho
1944 - Os doze trabalhos de Hércules (dois volumes)
1947 - Histórias Diversas
Outros livros infantis : Alguns foram incluídos, posteriormente, nos livros da série O Sítio do Picapau Amarelo. Os primeiros foram compilados no volume Reinações de Narizinho, de 1931, em catálogo apenas como tal até os dias atuais.
1920 - A menina do narizinho arrebitado
1921 - Fábulas de Narizinho
1921 - Narizinho arrebitado (incluído em Reinações de Narizinho)
1922 - O marquês de Rabicó (incluído em Reinações de Narizinho)
1924 - A caçada da onça
1924 - Jeca Tatuzinho
1924 - O noivado de Narizinho (incluído em Reinações de Narizinho, com o nome de O casamento de Narizinho)
1928 - Aventuras do príncipe (incluído em Reinações de Narizinho)
1928 - O Gato Félix (incluído em Reinações de Narizinho)
1928 - A cara de coruja (incluído em Reinações de Narizinho)
1929 - O irmão de Pinóquio (incluído em Reinações de Narizinho)
1929 - O circo de escavalinho (incluído em "Reinações de Narizinho, com o nome O circo de cavalinhos)
1930 - A pena de papagaio (incluído em Reinações de Narizinho)
1931 - O pó de pirlimpimpim (incluído em Reinações de Narizinho)
1933 - Novas reinações de Narizinho
1938 - O museu da Emília (peça de teatro, incluída no livro Histórias diversas)
Tradução e adaptação de livros infantis;
Lobato também traduziu e adaptou os livros infantis:
Contos de Grimm,
Novos Contos de Grimm,
Contos de Andersen,
Novos Contos de Andersen,
Alice no País das Maravilhas,
Alice no País dos Espelhos,
Robinson Crusoé,
Contos de Fadas
Robin Hood.
Livros para adultos : 
O Saci-Pererê: resultado de um inquérito (1918)
Urupês (1918)
Problema vital (1918)
Cidades mortas (1919)
Ideias de Jeca Tatu (1919)
Negrinha (1920)
A onda verde (1921)
O macaco que se fez homem (1923)
Mundo da lua (1923)
Contos escolhidos (1923)
O garimpeiro do Rio das Garças (1924)
O Presidente Negro/O choque das Raças (1926)
Mr. Slang e o Brasil (1927)
Ferro (1931)
América (1932)
Na antevéspera (1933)
Contos leves (1935)
O escândalo do petróleo (1936)
Contos pesados (1940)
O espanto das gentes (1941)
Urupês, outros contos e coisas (1943)
A barca de Gleyre (1944)
Zé Brasil (1947)
Prefácios e entrevistas (1947)
Literatura do minarete (1948)
Conferências, artigos e crônicas (1948)
Cartas escolhidas (1948)
Críticas e outras notas (1948)
Cartas de amor (1948)
     QUINTA-FEIRA : LETRAS , LITERATURA , MÚSICA , POESIA ... TEMPOS MODERNOS , LULU SANTOS . 

EM 1982 o programa Fantástico lançava um vídeo de uma música de Lulu Santos , sem saber que um dia a letra dessa música iria se tornar porta-voz de uma geração precursora . Tempos Modernos , do álbum de mesmo nome lançada em 1982 , tem uma letra reflexiva e um belo instrumental . 
Tempos Modernos - Lulu Santos 

Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima de um muro
De hipocrisia que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda satisfação
Que se tem direito do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa
Que isso valha pra qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim do que não, não, não

Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir

Eu quero crer no amor numa boa
Que isso valha pra qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim do que não, não, não

Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir

E não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir

       QUINTA-FEIRA : LITERATURA , MÚSICA , POESIA , LETRAS TRADUZIDAS ... VIVA     FOREVER , SPICE GIRLS .

ELAS NÃO eram exatamente um modelo de originalidade . Assim como todos os grupos nos moldes das boybands , as Spice Girls também eram uma jogada de produtores para fazer sucesso , como o 5ive , New Kids On The Block , Backstreet Boys , One Direction , New Edition ... E por aí vai . E em todos os casos , esses grupos tem vida curta , porque constantemente um integrante se cansa de fazer somente o que os produtores querem e pulam fora . Mas as garotas do Reino Unido até conseguiram uns bons hits que estouraram pelo mundo afora , e um deles , uma balada triste e com um arranjo de dar inveja até a Madonna , está nessa lista. Viva Forever, do segundo álbum Spice Up Your Life de 1997 é uma ótima composição , e virou um dos maiores clássicos da música lenta dos anos 90 . Confiram a tradução .
 Viva Forever

Do you still remember
How we used to be?
Feeling together
Believing in whatever my love has said to me

Both of us were dreamers
Young love in the sun
Felt like my saviour, my spirit I gave you
We'd only just begun

Hasta mañana, always be mine

Viva forever, I'll be waiting
Everlasting like the sun
Live forever, for the moment
Ever searching for the one

Yes, I still remember
Every whispered word
The touch of your skin giving life from within
Like a love song that I'd heard

Slipping through our fingers
Like the sands of time
Promises made, every memory saved
As reflections in my mind

Hasta mañana, always be mine

Viva forever, I'll be waiting
Everlasting like the sun
Live forever, for the moment
Ever searching for the one

Back where I belong now
Was it just a dream?
Feelings unfold, they will never be sold
And the secret's safe with me

Hasta mañana, always be mine

Viva forever (viva forever)
I'll be waiting (I'll be waiting)
Everlasting (everlasting)
Like the sun (like the sun)

Live forever (live forever)
For the moment (for the moment)
Ever searching (ever searching)
For the one (for the one)

Viva forever, I'll be waiting
(I'll be waiting)
Everlasting like the sun
Live forever (live forever)
For the moment
Ever searching for the one
Viva Para Sempre

Você ainda se lembra
De como costumávamos ser?
Nos sentindo juntos
Acreditando em tudo que meu amor dizia para mim

Ambos éramos sonhadores
Um jovem amor sob o sol
Eu sentia que você era o meu salvador, te dei meu espírito
Estávamos apenas começando

Até amanhã, seja sempre meu

Viva para sempre, eu estarei esperando
Eternamente, como o sol
Viva para sempre, para o momento
Sempre buscando pelo escolhido

Sim, eu ainda me lembro
De cada palavra sussurrada
O toque de sua pele criando vida dentro de mim
Como numa canção de amor que escutei

Escorregando pelos nossos dedos
Como as areias do tempo
Promessas feitas, cada lembrança guardada
Como reflexos na minha mente

Até amanhã, seja sempre meu

Viva para sempre, eu estarei esperando
Eternamente, como o sol
Viva para sempre, para o momento
Sempre buscando pelo escolhido

Voltando para onde é o meu lugar agora
Será que foi apenas um sonho?
Sentimentos guardados, que jamais serão revelados
E os segredos estão guardados comigo

Até amanhã, seja sempre meu

Viva para sempre (viva para sempre)
Eu estarei esperando (eu estarei esperando)
Eternamente (eternamente)
Como o sol (como o sol)

Viva para sempre (viva para sempre)
Para o momento (para o momento)
Sempre buscando (sempre buscando)
pelo escolhido (pelo escolhido)

Viva para sempre, eu estarei esperando
(Eu estarei esperando)
Eternamente como o sol
Viva para sempre (viva para sempre)
Para o momento
Sempre buscando pelo escolhido

       QUINTA-FEIRA : LIVROS , LITERATURA FANTÁSTICA , PERSONAGEM , OBRA , SIR ARTHUR CONAN DOYLE ... SHERLOCK HOLMES .

SIR ARTHUR CONAN DOYLE , é o criador de um dos maiores e mais fantásticos personagens da literatura mundial . Sherlock Holmes se tornou algo tão grandioso que saiu dos contos e foi parar em várias versões para os cinemas , séries de TV e inspiração para inúmeros personagens da investigação do suspense e mistério . 
Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle . Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance Um estudo em Vermelho editado e publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual, em Novembro de 1887. Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva.
Sherlock Holmes ainda hoje é um dos mais atraentes personagens dos romances policiais. Carismático e astuto, fez do método científico e da lógica dedutiva suas melhores armas. Sua habilidade para desvendar crimes aparentemente insolúveis, até mesmo para Scotland Yard, transformou seu nome em sinônimo de detetive.
A primeira aparição de Sherlock Holmes se deu em 1887 na revista Beeton's Christmas Annual na história de A Study in Scarlet. Em Fevereiro de 1891, o romance The Sign of the Four foi publicado em outra revista, Lippincott’s Magazine . Em Junho de 1891 Holmes estreia na Strand Magazine com o conto A Scandal in Bohemia . O conto obteve tanto sucesso que garantiu a Holmes um longo tempo de publicações na Strand Magazine (até 1927), tendo todas suas histórias publicadas lá desde então. O personagem Sherlock Holmes tornou-se tão poderoso que, como pouquíssimas vezes na história, engoliu o seu criador; raramente se ouve falar em Sherlock Holmes como "o personagem criado por Conan Doyle", mas sim de Conan Doyle como "o homem que criou Sherlock Holmes"
Não é necessário viver na Inglaterra para conhecer o lar de Sherlock Holmes; o 221B Baker Street é um dos endereços mais famosos de Londres e abriga hoje um museu com o nome do personagem. As histórias do detetive se passam entre vários cartões postais da capital inglesa. Um dos locais mais visitados por Sherlock Holmes, entre um caso e outro, pois Holmes sempre estava de viagem marcada, é a Charing Cross Station. Quando a investigação era em Londres, Holmes não deixava de passar pela Fleet Street, pela Oxford Street, pela Strand, no Pall Mall, e na Tottenham Court Road, endereços recorrentes dos contos do personagem .
Sherlock Holmes aparece ao todo em cerca de 60 obras de autoria de Arthur Conan Doyle, compostas por cerca de 56 contos e 4 romances, onde Sherlock Holmes resolvia casos insolúveis até mesmo para a Scotland Yard. O personagem habita o imaginário de jovens e adultos há mais de 120 anos. Holmes costuma ser uma pessoa arrogante, que está correta sobre inúmeros assuntos e com palpites certeiros. A primeira amostra de sua exatidão é descrita em "Um Estudo em Vermelho". Quando Watson e Holmes se conhecem, em alguns poucos segundos Holmes já sabia que ele estivera no Afeganistão. Além do aspecto erudito, não demonstra muitos traços de sentimentalismo, preferindo o lado racional de ser. Apesar disso, em alguns contos o Dr. Watson diz que a "máscara gelada" de Holmes cai às vezes, dando mais humanidade a Sherlock Holmes. Orgulhoso, parece dominar vários assuntos sem Doyle descrever seus estudos. Holmes apresenta alguns hábitos peculiares como a prática de artes marciais como boxe, esgrima de armas brancas e de bengala.
Watson relata também a aparência física de Holmes. Muito alto, possui mais de um metro e oitenta, extremamente magro, pálido, nariz fino. Pratica exercícios físicos apenas se exigidos em sua profissão de detetive. Dependendo do enigma do caso em que estiver envolvido, passa horas fumando cachimbo, que diz esclarecer a mente. Além do uso habitual da cocaína em protesto a monotonia, e diz-se que é um exímio violinista. Holmes tem como característica não gostar que o interrompam em suas reflexões. Não se vê Holmes estudando sobre tudo, mas domina incrivelmente uma vasta quantidade de assuntos do conhecimento humano, tais como História, Química, Geologia, Línguas, Anatomia, Literatura Sensacionalista, etc.
Romances : 
Um estudo em vermelho - (A Study in Scarlet) - romance publicado em 1887.
O signo dos quatro - (The Sign of the Four) - romance publicado em 1890.
O Cão dos Baskervilles - (The Hound of the Baskervilles) - romance publicado em 1901.
O vale do terror - (The Valley of Fear) - romance publicado em 1915.
Contos : 
As Aventuras de Sherlock Holmes (The Adventures of Sherlock Holmes): série de 12 contos publicada em 1892.
Memórias de Sherlock Holmes (The Memoirs of Sherlock Holmes): série de 11 contos publicada em 1894.
O Retorno de Sherlock Holmes[37] (The Return of Sherlock Holmes): série de 13 contos publicada em 1905.
O último adeus de Sherlock Holmes (His Last Bow): série de 8 contos publicada em 1917.
Os Arquivos de Sherlock Holmes (The Case-Book of Sherlock Holmes): série de 12 contos publicada em 1927.
Várias peças teatrais, paródias, contos e artigos do próprio Conan Doyle foram publicadas em antologias, como The Final Adventures of Sherlock Holmes (2005, edição de Peter Haining), Sherlock Holmes: the Published Apocrypha (1980, edição de Jack Tracy) e The Uncollected Sherlock Holmes (1993, compilação de Roger Lancelyn Green).
Das muitas adaptações já feitas, alguns atores ficaram famosos pela interpretação do personagem, dois dos mais conhecidos sendo Basil Rathbone, em filmes de 1939 a 1946, e Jeremy Brett, na série da Granada Television de 1984 a 1994. Algumas outras adaptações são os filmes: Sherlock Holmes (filme de 2009), e sua continuação, Sherlock Holmes: A Game of Shadows, ambos do diretor inglês Guy Ritchie, com Robert Downey Jr. no papel principal e Jude Law como John Watson. A série britânica Sherlock de Steven Moffat e Mark Gatiss foi lançada em 2010 e retrata Holmes nos dias atuais, Benedict Cumberbatch dá vida a Sherlock Holmes e Martin Freeman ao Dr. John Watson. A quarta temporada da serie tem previsão de estreia para 2016. E também a série americana Elementary, que se passa em Nova York, com Jonny Lee Miller como Sherlock Holmes.
       QUINTA-FEIRA : LIVROS , LITERATURA , OBRAS , BIOGRAFIAS ... CREPÚSCULO , STEPHENIE MEYER . 

COMO a maioria das pessoas , antes eu assisti ao filme e nem sequer cogitei a possibilidade de ler o livro . Quando a franquia já estava na metade nos cinemas , eu resolvi ler Crepúsculo . Achei simplesmente horrível ... em quase todos os sentidos . Bella Swan era uma menina chata , vampiros que brilham à luz do sol não colou para mim , faltava misticismo e terror ( ou no mínimo um suspense ) e aquela ideia toda de que todo mundo tinha que ser bonzinho e educadinho acabou me desanimando . Voltei aos filmes e descobri que era tudo a mesma coisa . A saga terminou , ganhei um livro da série e voltei a ler novamente Crepúsculo . É claro que a ficha caiu . Stephenie Meyer não pecou em nenhum momento ao construir a trama de Bella e Edward , muito pelo contrário . Bella era mesmo para parecer uma menina simples , sem graça e que passa despercebida apesar de ser bonitinha . Edward , um vampiro cheio de não me toques também era para ser assim mesmo , afinal as pessoas são assim . No fim , eu comprei toda a saga em livros e acabei assistindo todos os filmes . E, sim... é uma ótima série . 
Crepúsculo (Twilight, no original) é uma história sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é o início da saga Crepúsculo, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen. O romance ganhou diversos prêmios, incluindo o "Top 10 Livros para Jovens Adultos" da American Library Association, entrar na lista de Best sellers do New York Times e Best selling de 2008, no USA Today. 
Para comemorar o décimo aniversário de lançamento do livro Crepúsculo, que inaugurou a série vampiresca sobre Edward Cullen e Bella Swan, a autora Stephenie Meyer resolveu reescrever as 442 páginas do romance com uma mudança curiosa -- ela trocou o gênero dos personagens, inclusive do casal protagonista. Em Vida e Morte: Crepúsculo Reimaginado, como o livro se chamará no Brasil, Bella Swan agora é um garoto chamado Beau, apelido de Beaufort, enquanto Edward Cullen se chama Edythe. A editora Intrínseca, que lançou toda a saga Crepúsculo no país, confirmou a publicação do volume para 1º de novembro, quando sai uma edição especial de aniversário do livro Crepúsculo. 
Bella Swan muda-se da ensolarada Phoenix, Arizona para a chuvosa cidade de Forks, Washington, para viver com seu pai, Charlie, Segundo ela, a sua mãe (Renée) sentia-se triste por não poder acompanhar o seu novo marido (Phil Dwyer) aos jogos de beisebol, pois este é um jogador da segunda divisão e, então, Bella decide mudar-se para dar mais espaço ao casal. A chegada de Bella a Forks desperta imensa curiosidade em toda a gente. Esta é uma cidade calma, onde todos se conhecem e, por isso, a sua chegada era bastante aguardada. Na escola, Bella conhece vários colegas logo no primeiro dia de aulas e torna-se amiga de Mike, Jessica, Angela, Eric e Tyler. Bella depressa descobre como seria monótona e entediante a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, o misterioso rapaz que se senta a seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade e servisse de fugida à sua rotina diária. No primeiro dia que ela o vê, Edward aparenta sentir repugnância por ela, chegando mesmo a tentar mudar os seus horários para evitá-la, uma vez que o cheiro do sangue de Bella era muito tentador para ele.
No entanto, quando um carro fora de controle está prestes a atropelar Bella no estacionamento da escola, Edward salva-a do perigo sobrenaturalmente, como é percebido pela jovem, que nota que ele estava muito distante de si para poder puxá-la da trajetória do veículo e que, o amasso deixado no automóvel após o embate, era em tudo semelhante à estrutura dos ombros do rapaz. Edward recusa-se, todavia, a falar sobre o assunto. Bella evita falar com ele durante algum tempo, mas no dia em que ela vai com as suas amigas até Port Angeles, mete-se, de novo, em apuros, de modo que Edward salva-a novamente. A partir deste instante, a cada passagem do livro, ambos acabam por se tornar cada vez mais próximos. Ela acaba descobrindo que Edward é um vampiro.
Entretanto, Bella é apresentada à família Cullen.Edward e Bella passam muito tempo juntos, e cada vez mais apaixonados. O vampiro é apresentado a Charlie e tudo parecia perfeito, até que tudo é lançado ao desespero quando James (um vampiro batedor) pousa os seus olhos em Bella. Ele fica sedento, e decide alimentar-se dela a todo o custo. Após ter fugido do seu predador, Bella vê-se obrigada a reencontrá-lo, sob a suspeita do mesmo ter raptado a sua mãe. Bella dirige-se a um antigo estúdio de balé, no qual dançava quando era pequena, e onde James pretende matá-la. Edward, juntamente com os outros membros da família Cullen, consegue resgatá-la, antes que James consiga beber o sangue da adolescente. Bella segue para um Hospital em Phoenix de onde a mãe a tenta convencer a voltar para a sua beira. Bella rejeita a ideia, pois namora agora com Edward e não o quer deixar. Acaba a história num baile da escola, onde Bella aparece com o seu par (Edward) e onde aparece também Jacob Black, que traz uma mensagem do seu pai, Billy, que diz para Bella se afastar de Edward. Nem ela nem Jacob percebem o que quer exatamente dizer esta mensagem, pois por esta altura Jacob ainda não sabe que é lobo, ou seja, o inimigo natural dos vampiros.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

QUARTA-FEIRA : GAMES , ANIMAÇÃO , PERSONAGENS ... MORTAL KOMBAT ORIGENS parte 2
CONTINUA as origens dos personagens da série de Games Mortal Kombat . 
16 - Kung Lao : Kung Lao é o que mais se enfurece com as piadas de Johnny Cage.Às vezes recorre ao mestre Bo' Rai Cho para pedir conselhos. Dos guerreiros de Earthrealm, Kung Lao é o mais forte e o mais pacífico, mas não hesita em lutar, seja por Earthrealm ou seus amigos. Sua marca registrada é seu chapéu, que possui uma lâmina em torno de sua borda. Lao é definitivamente mais sábio do que competitivo.
17 - Milena : Originalmente conhecida como uma assassina a serviço do Imperador da Exoterra, Shao Kahn, Mileena se trata de um clone tarkatan da princesa Kitana (filha adotiva do imperador), criada pelo feiticeiro Shang Tsung. Ela também serve a outros mestres nos jogos posteriores. Extremamente violenta, Mileena não mede esforços para tentar matar Kitana, com quem possui grande rivalidade, desejando matá-la a todo custo para conquistar o "afeto" de Shao Kahn. Metade humana e metade tarkatânea (raça humanóide com dentes pontiagudos e afiados devido a fusão de humanos com demônios de Netherrealm), Mileena é uma guerreira que luta com sais, armas utilizadas pelos orientais.
18 - Shao Kahn : Antes de se tornar um grande conquistador de almas e reinos, Shao Kahn foi general das tropas de guerra de Onaga, o Rei Dragão, então Imperador de Outworld, ou Exoterra. Além de líder de tropas, Kahn era também seu principal conselheiro. Onaga dominou Outworld escravizando seu povo, matando por diversão e, principalmente, conquistando outros reinos e realidades paralelas. Um povo oprimido e massacrado pelo exército poderoso, liderado por Kahn. Mas, sua ganância deslumbrou o possível trono de Outworld. Para conseguir o lugar de seu imperador, Kahn envenenou Onaga e destruiu seu exército. Sendo assim, conseguiu a ascensão e virou o Imperador de Outworld. A sua ganância, entretanto, o cegava e após 10 000 anos de domínio, resolveu dar continuidade aos planos de expansão de seu governo. O primeiro reino a ser alcançado, conquistado e destruído, foi Edênia - um lugar muito parecido com a Terra. Kahn enviou suas tropas de extermínio e matou milhares de edênios, inclusive seu rei, Jerrod. Para legitimar sua conquista, Kahn tomou a rainha Sindel por esposa e Kitana como sua filha adotiva. Uma vez escravizada por Kahn, Sindel resolveu se suicidar pelo bem de Kitana em um ponto isolado das realidades, na Terra, um lugar de paz e esperança. Assim, Kahn criou Kitana como sua filha e fez dela sua assassina pessoal - além de temer uma possível rebelião, criando Mileena para investigar sua "meia-irmã". Quando seu domínio já estava estabelecido, Kahn ficou mais ávido por conquista. Resolveu, então, invadir a Terra. Para isso, contudo, os deuses Anciãos criaram o Mortal Kombat para impedir a brutalidade de Kahn e para dar o direito de proteção à Terra. Eles enviaram Raiden como protetor pessoal das almas humanas a fim de encontrar guerreiros certos para competirem no Mortal Kombat: o torneio que legitimaria a vitória ou a derrota da Terra a cada geração. Kahn enviou seu feiticeiro mais poderoso Shang Tsung, vencendo 9 dos 10 torneios necessários para a invasão. O Imperador não contava que seus planos seriam frustrados com a vitória de Liu Kang no torneio realizado na Terra, como também em Outworld. Em um ato de desespero, Kahn violou as regras do torneio abrindo os portais a fim de reclamar Sindel, que estava morta num remoto deserto de Outworld (um ponto de passagem para um deserto na Terra) e ressuscitada por outro feiticeiro, Quan Chi. Neste ato, Kahn consegiu imergir metade do reino da Terra ao reino de Outworld, inflando ainda mais seu ego e cegando-o ainda mais por poder.
19 - Smoke : Originário de Praga, Thomas Verbada, conhecido pelo seu codinome Smoke, foi recrutado pelos Lin Kuei pela sua impressionante capacidade de fuga. Capaz de se transformar em um fio de fumaça e vapor, o seu talento foi útil em inúmeras missões do clã. Smoke não tem nenhuma memória de sua infância, assim considera o clã Lin Kuei sua família, mais especificamente o jovem Sub-Zero, que é como um irmão para ele. Ele tem esperança de que, com a ajuda dos Lin Kuei, ele possa descobrir mais sobre seu passado e a origem de seus poderes. Porém quando seu clã começou a robotizar seu guerreiros, ele e Sub-Zero começaram a fugir, mas Smoke é capturado e transformado em ciborgue sob a Unidade cibernética "LK-7T2".
20 - Chameleon : Assim como Reptile e Khameleon, sabe-se que Chameleon é o Sauriano. Ele tem a habilidade de se camuflar e copia as habilidades de ninjas do sexo masculino. Ele esteve presente em vários eventos, desde a vitória de Liu Kang no primeiro Mortal Kombat, e assim ficou observando o desenrolar dos acontecimentos. Há poucas informações sobre Chameleon disponível.
21 - Cyrax : Cyrax, Unidade cibernética "LK-4D4" é um guerreiro botsuano, que serve ao clã Lin Kuei, do qual se orgulhava, até iniciarem um projeto chamado Cyber Iniciativa, que visava melhorar os guerreiros do clã, instalando partes mecânicas em seus corpos. Ele se opós ao projeto, pois acreditava ser mais eficaz do que qualquer prótese mecânica, mas foi capturado por Sektor, e foi forçado a se tornar um ciborgue.
22 - Ermac : Ermac é a abreviação de ERROR MACRO,caso ele no Mortal Kombat 2 era o scorpion com a roupa vermelha e o nome não aparecia Scorpion e sim ermac, e começaram boatos de que era um personagem secreto do jogo, no caso esse boato chegou ao criadores do jogo e então puseram o personagem na continuação da série,ele foi adicionado como um bruxo por ser um erro na época chamado de bruxo, essa é a origem dele, e a origem da história esta a seguir.Como punição por resistirem a Shao Kahn quando ele conquistou Edenia, as almas dos guerreiros derrotados eram arrancadas de seus corpos e se fundiam para formar o ser que hoje é conhecido como Ermac. Sempre obedecendo a vontade de Shao Kahn, Ermac é o seu principal executor. Devido as essências de tantas almas unidas, Ermac tem um imenso poder telecinético, o que lhe da uma vantagem, que ele usa para tentar destruir a resistência do Plano Terreno, para assim, Shao Kahn governar-lo.
23 - Kabal : Como um ex-membro do clã do Dragão Negro, Kabal dedicou sua vida e habilidades de combate ao crime, até que decidiu usar-las para um fim melhor, assim, se juntando as forças policiais de Nova Iorque, para combater os vilões a quem servia. Essa decisão ajudou a aliviar as antigas memórias obscuras que o torturavam. Mas ele se transformou novamente, ao ter seu corpo inteiro queimado por Kintaro, durante a invasão ao Plano Terreno. Devido aos seus grandes ferimentos, Kano o levou para seu esconderijo e usou suas habilidades com a cibernética para reconstruir seu corpo. Agora ele está fadado a usar sistemas cibernéticos para sempre.  Une-se a Raiden e cia. na defesa da Terra.
24 - Khameleon : Depois que Shao Kahn destruiu o reino de Zaterra e matou quase todos os saurianos, Khameleon acredita que ela e Reptile se tornaram os únicos sobreviventes, mas Reptile não sabe da verdade e então serve a Shao Khan, mas Khameleon conta a ele a verdade, assim ambos juntaram forças para derrotar o imperador Shao Khan, mas Reptile é corrompido e caiu sobre a influência de Shao Khan e se virou contra Khameleon, que fugiu para não ser morta. Ao ver o imenso poder que o imperador e seu aliados tinham ela desistiu de mata-lo e ficou invisivel e vagando sem rumo pelos reinos. Mas, durante uma de suas viagens aos reino ela descobriu que haveria uma grande disputa entre todos os guerreiros, para conquistar uma arma em Edenia que daria um imenso poder a quem a possuísse, se tornando praticamente um deus, e que Shao Kahn também a procurava. Ela então se empenhou em consegui-la antes do imperador, para assim vingar a raça dos Saurianos.
25 - Motaro : Motaro é da raça dos Centuriões (criaturas que parecem centauros, mas com chifres de capricórnio e rabo metálico). Como toda sua raça, ele é inimigo mortal dos Shokan. As duas raças estão em constante conflito para provar para Shao Kahn qual é superior. Motaro era líder de um dos esquadrões de extermínios do imperador, no entanto, ele é morto por Raiden depois de entrar em uma breve luta com Johnny Cage durante a invasão do Plano Terreno, sendo substituído mais tarde pela rainha Sindel.