quarta-feira, 25 de abril de 2018

CMTLGAQ : CINEMA - LITERATURA - DESENHO & PINTURA - TATTOO - HARRY POTTER - THANATOS . O quarto filme do bruxo mais famoso da mídia foi lançado em 2005 não só para agradar os fãs , mas também para dar ao público em geral uma história realmente incrível com efeitos especiais de primeira , drama , romance e a volta de Lord Voldemort . Mas teve também espaço para uma figura sinistra num certo cemitério ... Thanatos , a personificação da morte marcou presença na parte mais importante da produção .

   AINDA que Daniel Radcliffe não tenha tido um de seus melhores desempenhos em Harry Potter e o Cálice de Fogo , quarto filme da série lançado em 2005 , o diretor Mike Newell e o roteirista Steve Kloves levaram o jovem bruxo a uma fantástica aventura com direito a morte de inocentes , romances , crises existenciais , traições , perigos extremos , participações memoráveis e a volta definitiva do bruxo das trevas , Lord Voldemort .


   HARRY , Rony e Hermione (um pouco desaparecida durante o longa , mas com o brilhantismo inabalável de sempre) caem literalmente de cabeça no maior evento esportivo do mundo bruxo , o Campeonato Mundial de Quadribol . Em meio a histeria envolvendo o mais jovem , famoso e talentoso apanhador de todos os bruxos , Vitor Krum (Stanislav Ianevski) , os Comensais da Morte tem a ousadia de aparecer trazendo o caos e um tipo de provocação mortal ao Ministério da Magia e aos bruxos , trazendo aos céus a Marca Negra de Lord Voldemort . São os piores pesadelos do menino Potter que estão se tornando realidade . Mas se fosse só isso , estava bom ... Hogwarts é a sede oficial do Torneio Tribruxo do ano letivo e apesar da seriedade , alguém tomou proveito da situação para realizar a maior armação da vida de Harry Potter .

   O TORNEIO Tribruxo é uma espécie de jogos mortais para adolescentes do mundo bruxo , aprovado pelos Ministérios da Magia de cada localização do planeta e também a maior honra que um estudante escolhido para participar teria , apesar das tarefas serem no mínimo difíceis demais . As escolas de magia para participar do torneio , além da sede , podem vir de qualquer país desde que esteja dentro do mundo da magia . Durmstrang da Bulgária e Beauxbatons da França vem à Inglaterra Bruxa para apresentarem seus candidatos e mentores a Hogwarts . Vitor Krum , o Campeão Mundial de Quadribol e Igor Karkaroff (Predrag Bjelac) ex-Comensal da Morte e prizioneiro de Azkaban perdoado por contribuir no inquérito de 13 anos atrás quando o filho de Bartolomeu Crouch (Roger Lloyd-Pack) , Chefe do Departamento Internacional de Cooperação da Magia , foi preso por traição e conspiração a favor do Lorde das Trevas . A outra escola tem como maior destaque a bela Fléur Delacour (Clémence Poésy) , a maior promessa de Beauxbatons e sua mentora gigantesca , Madam Olympe Maxime (Frances de La Tour) . Da própria Hogwarts , Cedrico Diggory (Robert Pattinson) é o favorito para a escolha do Cálice de Fogo , onde somente bruxos com no mínimo 17 anos de idade podem participar . Obviamente os três alunos citados são os escolhidos campeões para representarem suas respectivas escolas e...mais um nome surpreende a todos : Harry Potter! As regras são claras quanto a faixa etária , mas o bruxo de 14 anos teve seu nome inserido nas chamas azuis ilegalmente do cálice e apesar de toda a política , o Ministro da Magia Cornelius Fudge (Robert Hardy) , Alvo Dumbledore (Michael Gambon) e Bartolomeu Crouch decidem continuar com os jogos . Cedrico , Vitor , Fléur e Harry precisam encarar 3 provas de vida ou morte e o primeiro desafio são dragões .

   AS PROVAS são em ordem , enfrentar dragões (quando o sortudo Harry é contemplado com o pior de todos os dragões presentes , o Rabo-Córneo Húngaro) e apanhar o artefato ( um ovo de dragão dourado que ao ser aberto ao ar livre libera um som horrível e irritante)que traz pistas para o segundo , que é recuperar o que de mais precioso na escola , foi tirado de cada um dos campeões . O último e alterado desafio , é adentrar um labirinto cheio de perigos e por fim , tornar-se o dono da Taça Tribruxo e o Grande Vencedor do torneio . Harry conta com o mentor e novo Professor de Defesa Contra a Arte das Trevas , Alastor "Olho-Tonto" Moody , Hermione (Emma Watson) e Neville (Matthew Lewis) . Até o fim do primeiro desafio , Rony Weasley (Rupert Grint) não está ao lado de Harry por achar que o mesmo pôs seu nome no cálice .
   O ÚLTIMO desafio leva Harry e Cedrico a uma aliança e juntos , chegam até a prêmio supremo . Mas a verdade é que Alastor não é o Alastor ex-Auror e professor , e sim o filho condenado a Azakaban anos atrás  Bartolomeu Crouch Jr (David Tennant). o mesmo que invocou a Marca da Morte no Campeonato Mundial de Quadribol e que aparece nos sonhos de Harry ; a taça não é o prêmio dos dois Campeões , mas um portal que leva ao cemitério onde repousam os Riddles e tudo não passou de uma armação para levar o maior inimigo de Voldemort (Ralph Fiennes) ao ritual que lhe dará seu corpo de volta (não da forma que se esperava) . Rabicho , também chamado de Pedro/Peter Pettigrew (Timothy Spall) que também está presente nos pesadelos de Harry é o maestro da operação que custa desnecessariamente a vida de Cedrico . Com a mão do fiel lacaio Rabicho , o osso do parente mais próximo , a carne fraca e frágil do semi-corpo de Voldemort e o sangue de Harry (preso pela enfeitiçada estátua de Thanatos , a personificação sombria da morte), o Mestre das Trevas recupera sua força e oficialmente , está de volta . O final é simplesmente desolador com o pai de Cedrico , Amos Diggory (Jeff Rawle) desesperado diante do corpo inerte do filho que lhe trouxe tanto orgulho em vida .
   NEM TUDO é tragédia e o romance está no ar e a principal vítima é Hermione que chama a atenção do idolatrado Vitor Krum e acabam ficando juntos para acender os ciúmes de Rony , Harry também está caindo de amores por Cho Chang , que infelizmente está envolvida com Cedrico , Rony não consegue tirar os olhos de Fléur (que em algum momento se envolve com Carlinhos/Charllie Weasley que não aparece , mas é dele a responsabilidade de cuidar dos dragões , mas não é mostrado . Ambos se casam no sétimo filme da série) , Madam Maxime e Rúbeo Hagrid (fofos) e Gina e Neville ficam timidamente próximos , mas não dá em nada . O Tradicional Baile do Torneio vem com cenas hilárias quanto às vestimentas pouco modernas de Rony , as crises de ciúmes envolvendo Hermione e Krum e as arrependidas Parval e Padma Patil e o rock rola solto . A primeira aparição do lendário Alastor Moody , mais tarde o líder da Ordem da Fênix e a bela estátua que guarda o túmulo de Thomas Riddle ...Thanatos .
   O FILME se distancia um pouco do livro de J.K. Rowling , mas a direção de Mike Newell e o roteiro adaptado de Steve Kloves garantem um filmaço que na época , alcançou um posto entre as 10 maiores bilheterias da história e hoje , ainda figura entre as 100 mais . Desde Harry Potter e o Prisioneiro de Azakaban , a franquia tomou ares sombrios distanciando-se um pouco da magia infantil dos dois primeiros . Isso , é claro , contribuiu para que um público maior e bem variado se rendesse aos bruxos de Rowling .
   THANATOS é a figura mitológica que representa a morte . Nascido da mitologia grega , é o apanhador de almas que rumam para os domínios de Hades . Normalmente é conhecido por Morte , mas a espectral personagem não tem sexo masculino ou feminino . Filho(a) da deusa da Noite e do Caos Nix , Thanatos teve importância nas histórias da mitologia dos deuses do Olympo e constantemente aparece como "aquele que um dia virá te buscar" em filmes , séries , animações e contos literários . Thanatos é o foco do vídeo postado acima que também traz informações sobre sua origem e um resumo do filme aqui comentado . Vale a pena assistir . 
   SOBRE o vídeo , eu fiz uma ilustração para uma tattoo que combina com vários estilos , incluindo o gótico . Perfeito para uma composição onde elementos fúnebres e sombrios podem se mesclar , Thanatos foi retratado de maneira simples com muita sombra e contorno .