terça-feira, 8 de maio de 2018

CMTLGAQ : MÚSICA - ÁLBUM - ANOS 80 - SINÉAD O'CONNOR - THE LION AND THE COBRA - DESENHO - GRANDES CLÁSSICOS - INFORMAÇÃO . Ela tinha apenas 20 anos de idade quando apareceu para o Mundo com a obra-prima The Lion and The Cobra , disco que trazia uma das melhores canções do pop/rock , a perfeita Mandinka . Em maior parte do mundo , o primeiro álbum da dona de uma das mais belas vozes do planeta está fazendo este ano 30 anos de lançamento . Saiba mais sobre esse trabalho incrível , a fantástica mulher por trás dele e ainda me acompanhe assistindo ao vídeo que na minha opinião modesta , representa bem o título The Lion and The Cobra .

   AOS 18 ela já estava compondo e preparando um discão que já a consagraria em começo de carreira , aos 20 , em 1987 a Irlanda e países vizinhos conheceram seu primeiro trabalho e também aos 20 anos , 1988 o Mundo se renderia a uma voz incomparável , rebeldia característica , talento inegável com os hits Mandinka , Troy e Jackie . Estamos falando da única e excêntrica , com muita beleza e capacidade vocal ... Sinéad O'Connor .

   30 ANOS se passaram desde que Sinéad O'Connor nos presenteou com o melhor álbum do ano de 1988 . É certo que The Lion and The Cobra foi lançado em 1987 e a carreira da irlandesa começou no anonimato em 1986 , mas aqui no Brasil e em boa parte do Planeta , ele foi lançado há 3 décadas exatamente .
O que chamou a atenção de todos , primeiro foi o mega hit Mandinka estourando nas rádios . Depois a aparência da jovem que mantinha a cabeça completamente raspada e por último a voz impecável capaz de ir às notas mais altas e voltar a um simples sussurro com tanta rapidez e facilidade (para ela) . Sinéad também mostrou outras características únicas na voz e na forma de cantar , como abusar de falsetes e de repente sair do tom perfeito e rasgar de propósito num berro bem no meio de uma música lenta . Na época, nem sequer se imaginava alguém aparecer cantando daquela maneira . E isso foi a ponta do iceberg .
   THE LION and The Cobra surpreendeu tanto porque , primeiramente o estilo musical se encaixava em vários gêneros e o que predominava era um rock alternativo com base no progressivo e indie (na época não se conhecia essa vertente ainda) . Mas The Lion ... não se prendia a somente isso e também carregava uma boa dose de punk , pop , música celta , new wage e até mesmo a clássica (como pode ser ouvida em Troy) . A faixa de abertura já era um soco nos ouvidos de quem estava começando a se acostumar com a dance eletrônica da house music e trazia um vocal tão bom que crescia juntamente com guitarras bem ao estilo amargurado . Boom! capa das principais revistas da música , incluindo a Rolling Stones americana e a extinta Bizz brasileira . A essa altura Mandinka já tinha alcançado os mais altos lugares nas paradas musicais e todos começavam a reconhecer Sinéad como "aquela cantora careca" (há uma ótima história por trás disso também) . Com a repercussão positiva em torno da música , veio também o negativismo devido ao comportamento pouco amistoso de Sinéad diante das câmeras e nas entrevistas das principais publicações na época . Ainda assim ela não se deixava intimidar e sobrou até mesmo para o conterrâneo Bono Vox (U2) . Mas nada disso era explicado , pois ela só se abriu de verdade em 1990 com o lançamento de Nothing Compares 2 U e o segundo e mais vendido álbum de toda sua carreira , o versátil I Do Not Want What I Haven't Got . Sinéad perdeu a mãe e não teve uma figura paterna presente , além de passar a maior parte da adolescência em reformatórios e ainda , sofrer abusos
   VOLTANDO ao disco em questão , The Lion and The Cobra primeiramente foi visto com desconfiança pelos responsáveis da Ensign/Chrysalis Records , pois era um trabalho muito diferenciado e o visual de Sinéad também gerava um certo espanto , apesar da beleza incontestável . Uma aposta foi feita e alguém que tinha certeza que o disco não ultrapassaria a marca de 500 mil cópias , teve sua cabeça raspada pela própria cantora quando chegou a 3 milhões certificadas . Vitória , sucesso , prova de que estava no caminho certo . Os anos foram se passando e a garota da Irlanda ainda era assunto na mídia e mais sucessos foram saindo do disco . Em 1989 após uma apresentação no Grammy com Mandinka , finalmente ela pôde respirar um pouco , até os primeiros dias do ano seguinte , porque o mundo inteiro se voltaria novamente para a garota rebelde , só que desta vez com mais admiração , respeito e confiança . Não durou muito , mas isso lhe rendeu o MTV Awards 1990 praticamente inteiro . 
   THE LION and The Cobra basicamente é um trabalho de rock para um público adulto e exigente . Mas sua principal característica é como a coisa toda junta funciona com vários elementos da música pop . Para começar , Sinéad além de compositora e cantora de uma voz magnífica , também é multi-instrumentista e produtora e sabe muito bem como tocar sua guitarra . Aos 20 anos enquanto trabalhava na gravação do disco , estava grávida de seu primeiro filho .  Também tem o fato das 9 faixas não serem nada parecidas umas com as outras e claro ; como letrista Sinéad também manda bem até demais . Nos dias de hoje , caso ela surgisse do nada , estaria no topo da Billboard em todos os charts e ainda teria um planeta babando aos seus pés...até mesmo por cada besteira dita ou feita . Mas Sinéad era precursora demais ...muito à frente de seu tempo . E naquele tempo , os mais chatos atingiam níveis estratosféricos . 

THE LION AND THE COBRA - SINÉAD O'CONNOR (1987) Produzido por Sinéad O'Connor e Kevin Mooney - Dublin - Irlanda/Londres 

FAIXAS :

01 - Jackie
02 - Mandinka 
03 - Jerusalem
04 - Just Like U Said It Would B
05 - Never Get Old (com Enya na introdução)
06 - Troy
07 - I Want Your (Hands On Me)
08 - Drink Before The War
09 - Just Call Me Joe

   SOBRE o vídeo , eu fiz uma ilustração que retratasse o título do álbum quase que literalmente . Um majestoso leão observa uma ameaçadora naja e uma angelical Sinéad O'Connor paira sobre ambos . Não tem nenhuma referência a capa do disco e nem a nenhum dos singles , é apenas uma forma literal de ilustrar o título de The Lion and The Cobra . Nele também há informações sobre Sinéad , o trabalho em questão (disco , faixas e estilos) .