quarta-feira, 11 de novembro de 2015

QUARTA-FEIRA : ORIGEM , QUADRINHOS , HERÓIS , DC COMICS , LIGA DA JUSTIÇA , ORIGENS DOS PERSONAGENS DC COMICS parte 7 ... AQUAMAN .

NÃO SE DEIXE enganar pela falta de dedicação ao personagem nos desenhos e filmes , o Rei dos 7 Mares é um homem muito poderoso e foi membro fundador da Liga da Justiça . Após os eventos pós-crise , o personagem sofreu drásticas mudanças e atualmente passa por mais uma evolução com a série Os Novos 52 , mas Arthur Curry é um dos mais clássicos personagens da DC Comics . Quem viveu os anos 1980 , pôde acompanhar suas aventuras junto aos Super-Amigos , desenho animado baseado no grupo dos quadrinhos Liga da Justiça da América .
Aquaman é um super-herói dos quadrinhos da DC Comics. Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, o personagem estreou na More Fun Comics n°73 (novembro de 1941). Inicialmente um recurso de backup em títulos da antologia da DC, Aquaman depois estrelou em vários volumes de título individual. Durante o final dos anos 1950 e 1960, período do renascimento dos super-heróis conhecida como a Era de Prata dos Quadrinhos, ele era um membro fundador da Liga da Justiça da América. Na década de 1990, a Era Moderna dos Quadrinhos, o personagem Aquaman tornou-se mais sério do que na maioria das interpretações anteriores, com enredos que descreve o peso de seu papel como o rei de Atlantis.
Durante os anos 1930 e anos 1940 - um período que fãs e historiadores chamam de Era de Ouro dos Quadrinhos - a primeira versão do Aquaman foi criada pelo escritor Mort Weisinger e pelo artista Paul Norris, aparecendo em um recurso de backup na More Fun Comics n°73-107 da DC Comics (novembro de 1941 - fevereiro de 1946), depois que a série baixou as histórias de super-heróis para se tornar um título de humor. Aquaman se mudou para a Adventure Comics n°103-284 (abril de 1946 - maio de 1961) como um backup para a história em quadrinhos do Superboy. Logo após a estreia do personagem, Louis Cazeneuve sucedeu Norris se tornando o artista mais longo das aventuras do herói submarino da Era de Ouro. Cazeneuve estreou em "Aquaman" na More Fun Comics n°82 (agosto de 1942), e continuou com o personagem até a edição n°107 (fevereiro de 1946), e sua subsequente mudança para a Adventure Comics n°103-117, 119-120, 124 (abril de 1946 - junho de 1947, agosto-setembro 1947, janeiro 1948). Os primeiros personagens coadjuvantes na história foram várias criaturas do mar, incluindo Ark, uma foca de estimação que apareceu em várias das aventuras de Aquaman em 1940, e Topo, o polvo de estimação de Aquaman, que apareceu pela primeira vez na Adventure Comics n°229 (outubro de 1956).
O escritor Robert Bernstein e a desenhista Ramona Fradon, uma das poucas mulheres artistas de quadrinhos da época, introduziu a versão de Aquaman da Era de Prata na Adventure Comics n°260 (maio de 1959), fornecendo uma origem nova substancialmente diferente para o personagem. Bernstein roteirizou pelo menos até a edição n°282 (março de 1961), introduzindo personagens tão importantes como Aqualad e Aquagirl, enquanto a arte de Fradon estabeleceu a aparência de Aquaman durante vários anos. Aquaman continuou a aparecer nas Adventure Comics até a edição de n°284 (maio de 1961), quando o quadrinho se mudou para a Detective Comics das edições n°293-300 (julho de 1961-fevereiro de 1962), depois para a World's Finest Comics das edições n°125-139 (maio de 1962-fevereiro de 1964). Surpreendentemente, Aquaman levou quase 20 anos para realmente aparecer na capa de uma revista em quadrinhos. Isso não aconteceu até Brave + Bold n°28 (a estreia da Liga da Justiça, 1960). Depois de quatro edições testes na bi-mensal Showcase (n°30-33, fev-ago de 1961), Aquaman ganhou sua própria série pela primeira vez com a publicação de Aquaman n°1 (jan-fev de 1962). Esta série durou 56 edições (fevereiro de 1962 - abril de 1971) e é retroativamente chamada de Aquaman vol. 1.
A maioria das primeiras aventuras de Aquaman na Era de Prata foram escritas por George Kashdan e Bob Haney, enquanto Nick Cardy substituiu Ramona Fradon como o artista primário de Aquaman. Com Aquaman n°40, a equipe do artista-escritor Steve Skeates e Jim Aparo trouxe novos níveis de sofisticação para os personagens e às histórias.
A série original Aquaman terminou com a edição n°56 (Mar-Abr de 1971). Aquaman participara novamente da Adventure Comics n°435-437 e n°441-452, desta vez como a história principal na maioria destas edições. A série Aquaman foi reiniciada com a edição n°57 (agosto-setembro de 1977) e durou até a edição n°63 (agosto-setembro de 1978), quando foi cancelada, após essa não ter série oficial há quase uma década. Aquaman continuou a aparecer na Adventure Comics °460-466, quando sua história se mudou para a World's Finest Comics nas edições n°262-264, e volta para a Adventure Comics (pela última vez) nas edições n°475-478. Aquaman apareceu em uma história backup na Action Comics, que ele compartilhou com Eléktron e Air Wave em várias edições. Durante todo esse tempo, Aquaman também apareceu em várias séries (tais como Liga da Justiça, Os Bravos e os Destemidos, World's Finest Comics e DC Comics Presents), em parceria com outros super-heróis.
Uma minissérie de quatro edições, Aquaman vol. 2, foi lançada em 1986 (fevereiro-maio) com uma sequência one-shot, Aquaman Especial (1988). Outra one-shot, The Legend of Aquaman n°1 (1989), foi lançada, seguida por uma minissérie de cinco edições, Aquaman vol. 3 (junho-outubro de 1989). Uma segunda série contínua, Aquaman vol. 4, publicou 13 edições (dezembro de 1991 - dezembro de 1992).
Nesse ponto, Peter David tornou-se o escritor principal de Aquaman durante vários anos, baseando seu trabalho na longa história de Atlântida em sua Atlantis Chronicles (1990) de sete edições. Depois de mais uma minissérie, Aquaman: Time and Tide (dezembro de 1993 - fevereiro de 1994, com duas edições no último mês), Aquaman apareceu em seu título solo de maior duração, Aquaman vol. 5, tendo 77 edições de n°1-75 (agosto de 1994 - janeiro de 2001), mais uma edição n°0 (outubro de 1994), publicada entre a n°2 e a n°3, e uma edição n°1.000.000 (nov. de 1998), publicada entre a n°49 e a °50. Esta série também gerou cinco anuários, datando de julho de 1995 a setembro de 1999. Após o cancelamento, a história de Aquaman foi rapidamente desenvolvida no enredo da Era Obsidiana, na Liga da Justiça n°66-78. A próxima série em curso, Aquaman vol. 6, publicou 39 edições (fevereiro de 2003 - abril de 2006), antes de ser renovada para Aquaman: Sword of Atlantis, que durou um período adicional de 18 edições, n°40-57 (maio de 2006 - dezembro de 2007). Aquaman não teve sua própria série desde então.
Origem: Enquanto aguarda transporte para Miami, Flórida, um jovem chamado Arthur Joseph Curry é arrastado para o mar quando uma tempestade rompe o reservatório em que ele está. Este Arthur Curry, cuja origem é muito semelhante à de Aquaman da Era de Ouro, bem como a de Netuno Perkins, é o filho do biólogo marinho Dr. Phillip Curry. A mãe de Arthur, Elaine, morreu no parto e Dr. Curry foi obrigado a usar um soro mutagênico em seu filho quando ele nasceu, três meses prematuro. Arthur viveu sua vida inteira no reservatório principal de instalação da pesquisa de seu pai em Avalon Cay, a sua única janela para o mundo exterior era a televisão. Logo após sua chegada ao mar, Arthur é mentalmente contatado pelo misterioso "Morador das Profundezas", um humanoide deformado com tentáculos em vez de cabelos e uma mão esquerda feita de água. O Morador lhe pede para ajudar o Rei Tubarão, que ainda carrega as cicatrizes de uma batalha anterior com Aquaman durante a recente Crise. O Morador, confundindo Arthur com Aquaman e chamando-o de seu "comando", diz a Arthur e ao Rei Tubarão sobre uma profecia em relação ao futuro de Arthur, uma profecia que parece ser uma versão distorcida da história do Aquaman original. O Morador revela que o Aquaman original foi "transformado em um semelhante a um grande e terrível inimigo de seu povo e tornou-se um poço de estranhos, antigos e terríveis poderes".
A primeira viagem de Arthur o leva a conhecer muitos dos personagens coadjuvantes de Aquaman, incluindo Mera, os Demônios do Mar, Vulko e, eventualmente, Mestre do Oceano. Durante esta aventura, o Morador progressivamente percebe que ele próprio é o Aquaman original, apesar de não ter memória de sua antiga vida. Mais tarde, Arthur encontra uma lula humanoide chamada Topo, um jovem ingênuo atraído por super-heróis e tentando se tornar um ajudante, e Tempest, agora amnésico, incapaz de respirar na água e implantado com um aviso de sugestão pós-hipnótica de uma batalha que se aproxima. A batalha ocorre logo, e o Morador/Orin é aparentemente morto. A Liga da Justiça é chamada para avaliar a situação de Orin, mas são incapazes de determinar se ele está realmente morto, ou se ele pode de alguma forma ressuscitar devido à sua nova natureza mágica. Na Espada de Atlântida n°57, edição final da série, Aquaman é visitado pela Dama do Lago, que explica suas origens. O Aquaman original tinha dado uma amostra de sua mão de água para o Dr. Curry, a fim de ressuscitar o filho morto de Curry, Arthur, a quem ele tinha dado o nome de Orin, Arthur. Quando Orin tentou ressuscitar Sub Diego, uma parte de sua alma se uniu ao corpo de Arthur Joseph Curry, enquanto Orin transformou-se no Morador. Responsabilizando-se pela morte de Orin, Aquaman vota para nunca mais ser chamado de "Arthur" de novo, abstendo-se de usar o nome "roubado", pedindo apenas para ser chamado de Joseph no futuro.
Joseph é considerado candidato para os novos Renegados de Batman. Depois de vê-lo em ação com Metamorfo, Batman decide contra a sua indução. Na sua missão de livrar a Terra de todas as formas de kryptonita, Superman e Batman viajam para as profundezas do mar e encontram uma grande quantidade da mesma. Os dois são recebidos com hostilidade por Aquaman e Rei Tubarão. Segue-se uma breve luta, mas Joseph acabou lhes permitindo tirar as pedras. Antes de fazer isso, ele ressalta que nem todo mundo pode querer que Superman encontre todas kryptonitas da Terra, e que ele teria que ser pelo menos uma parte humana para saber disso. Joseph Curry continuará a ser o rei substituto da Atlântida até após o evento da Crise Final. Foi revelado que Joseph renunciou seu cargo por ser incapaz de lidar com a pressão de carregar o legado de Orin. Tempest descobriu mais tarde que o tridente e a roupa de Joseph estavam estendidos sobre o trono de Orin, confirmando que ele abandonou as suas funções.
Poderes e habilidades : O poder mais amplamente conhecido de Aquaman é a capacidade telepática de se comunicar com a vida marinha, o que ele pode fazer a grandes distâncias. Apesar de este poder ser mais frequente e mais facilmente utilizado na vida marinha, Aquaman às vezes tem demonstrado a capacidade de afetar qualquer ser que vive sobre o mar (por exemplo, as águias marinha), ou mesmo qualquer ser evoluído da vida marinha (por exemplo, os seres humanos).
Aquaman tem uma série de poderes sobre-humanos, a maioria dos quais derivam do fato de que ele está adaptado a viver nas profundezas do oceano. Ele tem a capacidade de respirar debaixo d'água. Ele possui resistência sobre-humana alta o suficiente para permanecer sem danos pela imensa pressão e pela temperatura baixa das profundezas do oceano, isso também o torna resistente o bastante para ser invulnerável a tiros de metralhadora. Ele também possui força sobre-humana. Ele pode nadar em velocidades muito altas, capaz de atingir velocidades de 3.000 metros por segundo e pode nadar subindo as Cataratas do Niágara. Ele pode ver na escuridão quase total e tem alta audição sonar limitada. Embora ele possa permanecer debaixo d'água indefinidamente sem sofrer quaisquer efeitos nocivos, Aquaman se enfraquece se ele permanece em terra firme por períodos prolongados.
Após a perda de sua mão esquerda, Aquaman inicialmente a substituiu por um gancho cibernético retrátil, em seguida, uma mão cibernética. A mão mecânica foi substituída por uma mão mágica feita de água que lhe foi dada pela Dama do Lago, que concede habilidades inúmeras a Aquaman, incluindo: a capacidade de desidratar qualquer um que ele toca com a mão, matando-os instantaneamente; a capacidade de alterar a forma e a densidade da mão; a capacidade de disparar jatos de água fervente; habilidades de cura; a capacidade de criar portais para dimensões místicas; a capacidade de se comunicar com a Dama do Lago através da mão de água; e a capacidade de anular magia.
Após sua morte em Aquaman: Espada de Atlântida e ressurreição no final de A Noite mais Densa, Aquaman recupera sua mão natural, mas parece ter mantido alguns dos seus poderes alterados da Tropa dos Lanternas Negros, como a habilidade de controlar seres marinhos mortos-vivos.
O novo Aquaman tem muitas habilidades físicas em comum com o Aquaman original, incluindo a respiração debaixo d'água, a velocidade subáquatica e a força sobre-humana. Como o Aquaman da Era de Ouro, Arthur não pode sobreviver fora d'água por muito tempo. Ele também ganhou poderes telepáticos. Ele já fala e entende as línguas dos povos do mar sencientes, e tem uma capacidade limitada de se comunicar com a vida marinha não senciente. Ele não pode falar diretamente com eles como o seu antecessor podia, mas pode enviar e receber as impressões e desejos emocionais, tais como comunicar a necessidade de ajuda. Ele está trabalhando para expandir tal capacidade, e em um exemplo, tem sido capaz de "ver" através dos olhos dos peixes próximos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário