O LIVRO levou um ano para chegar ao público , o filme levou quase cinco anos completos e o drama dos mineiros presos durante 69 dias abaixo da terra no Chile , acompanhamos em tempo real . Como estou falando do livro de Jonathan Franklin de 2011 , vale lembrar que são os relatos dos 33 homens que compõem a incrível história que o autor levou às livrarias . E é realmente surpreendente em todos os sentidos . Além de conseguir passar ao leitor o clima claustrofóbico , o drama que cada um daqueles homens viveu é definitivamente coisa de ficção e impressiona pela forma que é contada .
Em 05 de agosto de 2010 , na mina San José , no norte do Chile , 33 homens ficaram soterrados a quase setecentos metros , quando uma rocha soltou-se da montanha e bloqueou o acesso à superfície . Os mineiros foram encontrados vivos 17 dias mais tarde , e durante as sete semanas seguintes , enquanto equipes tentavam resgatá-los , o olhar de todo o mundo se concentrou nesse pequeno e até pouco conhecido ponto da América do Sul .
Mais de dois mil jornalistas correram para cobrir o drama que , apesar de ter despertado o interesse mundial , recebeu da imprensa um tratamento superficial no que diz respeito às linhas de frente do resgate e ao drama humano no subterrâneo .
Enquanto a cobertura da mídia se concentrava nos principais métodos de investigação da polícia e nas entrevistas com familiares dos mineiros e com políticos , o premiado jornalista britânico Jonathan Franklin foi uma exceção . Além de registrar e filmar toda a operação , falou com praticamente todos os mineiros soterrados e teve acesso exclusivo aos vídeos e diários feitos por alguns deles durante o confinamento , o que permitiu reproduzir com riqueza de detalhes o cotidiano da tragédia .
O resultado deste trabalho é Os 33 , um relato edificante e surpreendente sobre resistência , fé , conflitos humanos e , acima de tudo , sobrevivência .
Jonathan Franklin vive no Chile desde 1995 e há mais de uma década é correspondente do Guardian na América do Sul , além de colaborar com outros importantes veículos de comunicação . Casado com uma chilena , tem seis filhas e mora em Santiago .
Nenhum comentário :
Postar um comentário