SUBSTITUINDO Origens dos X-Men , mas dando continuidade aos personagens da Marvel Comics , passamos de agora em diante publicando as origens de todo o universo Marvel incluindo os mutantes , mas de maneira aleatória . E o primeiro é o Invencível HOMEM DE FERRO .
O Capitão América constantemente é chamado de "o primeiro vingador" , sendo que na formação original dos Vingadores , Steve Rogers ainda não havia saído do bloco de gelo onde foi encontrado após os eventos da Segunda Guerra Mundial . Esse título cabe ao Homem de Ferro , que juntamente com Vespa , Homem-Formiga , Hulk e Thor fundaram a primeira equipe dos Vingadores nos quadrinhos . O filme (do Homem de Ferro) quase que meio retrata de maneira mais fiel os acontecimentos das HQ's , embora já Avengers , o filme , já afasta um pouco da cronologia original do personagem . Como Tony Stark , realmente o incidente dos estilhaços de uma bomba penetram em seu tórax ameaçando seu coração , daí a armadura (a primeira e tosca armadura cinza) foi criada tanto para a fuga de seus captores como para manter sua vida . Como o Homem de Ferro , ele nunca realmente se distanciou dos Vingadores como os outros membros , estando presente em quase todas as formações da poderosa equipe de super-seres .
Homem de Ferro é uma publicação mensal de Histórias em Quadrinhos protagonizada pelo Homem de Ferro, publicadas pela editora norte-americana Marvel Comics, distribuídas no Brasil pela Editora Panini. Diferente das edições americanas, que são todas publicadas individualmente, é costume no Brasil lançar as séries nos chamados "mix", contendo diversas edições originais em cada edição nacional. A série Homem de Ferro teve diversas encarnações no Brasil, através de diversas editoras, sendo a última a Panini. Sua identidade verdadeira é a do empresário e bilionário, excêntrico Tony Stark. O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee em 1963, com projeto de Don Heck nos desenhos. A primeira publicação foi em Tales of Suspense n°39 (história publicada pela primeira vez no Brasil em Heróis da TV n°100) .Tony Stark, o Homem de Ferro, é um cientista e empresário genial, bilionário, playboy e filantropo. Entra no MIT com 15 anos para a graduação em Engenharia elétrica e com 19 anos recebe o título de Doutorado em Física. Nunca faltou dinheiro para seu projetos, pois herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu . Dada a sua juventude, criou para si um estilo playboy bilionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes. Na versão original, durante a guerra do Vietnã, o inventor e empresário Tony Stark foi vítima de uma explosão de granada. Stark sobreviveu à explosão mas estilhaços do explosivo se alojaram próximo ao seu coração, ameaçando sua vida. Ele foi capturado e levado até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma.Tony não criou uma arma e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os captores. Preso com ele estava outro gênio, o professor Ho Yinsen. Stark revelou seu plano ao professor e Yinsen o ajudou.
Quando os homens de Wong Chu se aproximaram, o velho professor pegou uma metralhadora, mas acabou sendo fuzilado, mas garantiu tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a armadura criada. O Homem de Ferro enfrentou os soldados e os derrotou. Sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse. Os prisioneiros foram libertados.
Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura e adotou as cores vermelho e dourado como as padrões da armadura, com algumas pequenas alterações esporádicas como preto, prateado e, mais recentemente, branco. No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Nas aventuras dos anos 70 e 80, era comum heróis, vilões e coadjuvantes do Universo Marvel se referirem ao Homem de Ferro como "o lacaio de armadura". Apenas seu motorista, Harold "Happy" Hogan, e sua secretária, Virginia "Pepper" Potts, sabiam da identidade secreta de Stark. Ainda na versão original, Tony Stark colaborava com as forças armadas americanas, desenvolvendo armas e máquinas com o objetivo de usá-las na Guerra Fria. Seus inimigos frequentes eram os comunistas (russos, asiáticos ou latino americanos: pessoas que defendiam o comunismo/socialismo). Enfrentavam o Homem de Ferro rivais tecnológicos como o Dínamo Vermelho (ou Escarlate) e o primeiro Homem de Titânio. Ou espiões especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre.
Seu traje possui vários aspectos tecnológicos. A armadura é a testemunha da genialidade de seu criador. A parte interior é revestida de titânio com ouro, sendo enriquecida por um campo magnético. Geralmente, ela é guardada dentro da sala executiva de Stark, num compartimento secreto. Possui diversos equipamentos (computador de navegação, diversos tipos de sensores, sistemas de iluminação, emissores de pulso eletromagnéticos, sonar, disruptor sônico, compartimentos de reserva de hidrônio), entre muitos outros apetrechos. A maioria dessas habilidades não estavam presentes no traje original do Homem de Ferro, datado de 1963. Após a injeção do vírus Extremis, Tony Stark ganhou vários novos poderes: força e velocidade sobre-humana, e com uns dos upgrades que ele fez nele mesmo, pode se conectar em qualquer rede, incluindo satélites, celulares, etc., ou seja, ele "enxerga" com a mesma precisão de um satélite.
Nenhum comentário :
Postar um comentário