O SEXTO SENTIDO vence O Grito por apenas um voto de diferença , mas vence e já está na metade do caminho . O Grito não vai mais voltar e o desafio dessa semana é pesado e pode derrubar M. Night Shyamalan simplesmente por ser o Maior Filme de Terror de Todos os Tempos (ou pode ser) . Entra em cena O Exorcista .
UM voto apenas levou O Grito para fora da disputa , o que não parece que o clássico de M. Night Shyamalan seja tão assustador assim . Mas também são estilos e quase gêneros bem distintos e para o Sexto Sentido , ficar é mais por sua originalidade e elenco eficaz , final surpreendente e carga clássica mesmo . Nesta semana as coisas vão mudar um pouquinho já que a disputa vai ser contra o polêmico e perturbador O Exorcista de 1973 . Vamos saber mais sobre o clássico assustador de William Friedkin que além de ser adaptado de um livro , também é baseado em fatos reais .
TERROR SOBRENATURAL é o tema de O Exorcista de 1973 dirigido por William Friedkin , roteirizado por William Peter Blatty , também dono da obra na versão literária . Foi baseado na história real de um menino de 14 anos , vítima de possessão demoníaca provavelmente em fins da década de 1940 . Apesar de ser realmente muito assustador , o filme é um dos mais rentáveis do gênero terror e chegou a arrecadar quase meio milhão de dólares no Mundo todo .
A TRAMA de O Exorcista começa quando um padre e arqueólogo encontra uma estatueta de aparência sinistra no Iraque e depois algo parecido é revelado e classificado como uma entidade demoníaca . Nos EUA a atriz Chris MacNeil , interpretada por Ellen Burstyn , começa a lidar com inexplicáveis e estranhos fatos comportamentais de sua filha Regan (Linda Blair) de apenas 12 anos . A primeira coisa a se fazer é procurar ajuda médica , mas quando Regan começa a levitar e falar como outro ser , fica claro que psiquiatras estão aquém disso . O Padre Karras é chamado e no início acha que se trata de um caso extremo de psicose , mesmo porque algumas coisas parecem ensaiadas , mas a pedido dele mesmo , a Igreja Católica autoriza o exorcismo . Padre Merrin é designado para auxiliar o Padre Karras , mas ambos acabam mortos sabendo que o que está dentro de Regan realmente o mal . A única maneira que o Padre Karras encontra de livrar a menina do demônio , é obrigando-o a possuí-lo e depois comete suicídio pela janela . Regan MacNeil é finalmente liberta e volta a agir como se nada tivesse acontecido .
SIM , as cenas são fortes demais e o clima é realmente muito pesado , mas a atuação de Jason Miller como o Padre Damien Karras é fabulosa . Os efeitos visuais como o vômito , o giro de cabeça em 360° em Linda Blair foram imitados e satirizados à exaustão , mas na época e para um filma da época , era primorosos . Outro ponto forte , é a quantidade de blasfêmias , palavrões e insinuações em um filme da década de 1970 indo para os cinemas com um tema tão delicado . Isso valeu dois Oscars de Melhor Som e Roteiro Adaptado em 1974 e curiosamente também foi o primeiro filme de terror a receber uma indicação a Melhor Filme , além de ganhar Globos de Ouro , incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para a jovem atriz Linda Blair . O Exorcista teve mais duas sequências , uma produção baseada e um remake em 2005 , mas nenhum deles superou o choque do primeiro .
O LIVRO de William Peter Blatty tenta retratar o acontecido em Maryland em 1949 , quando um menino foi exorcizado pelos Padres William S. Bowdern e Walter Halloran . Muitos detalhes foram modificados no livro de Blatty e o que aconteceu ao jovem continua a gerar ceticismo até hoje .
Briga totalmente Sobrenatural na 1° BATALHA de CLÁSSICOS CINEMA , FILMES de TERROR & SUSPENSE , 5° RODADA , 3° EDIÇÃO : O SEXTO SENTIDO X O EXORCISTA .
Nenhum comentário :
Postar um comentário