terça-feira, 12 de janeiro de 2016

TERÇA-FEIRA : SÉRIES , TÚNEL DO TEMPO , FICÇÃO-CIENTÍFICA , 1936 ... FLASH GORDON , A primeira série do gênero ficção-científica da história da TV .

DESTA VEZ , viajei tão longe no Túnel do Tempo que tive até medo de não conseguir voltar . Houve outras séries do herói espacial Flash Gordon , mas a original , primeira do gênero é de 1936 (80 anos) com o ator Buster Crabbe . A saga de Flash Gordon , apesar de hoje parecer tosca , é cult e pioneira em criar personagens da ficção-científica numa época de recursos em nível abaixo do imaginável . E o herói , Flash Gordon , atravessou décadas e virou sinônimo de aventura até muitos anos depois de sua criação , inclusive nos quadrinhos e em renovada série mais recente do novo milênio . Assistindo hoje , a série possui elementos tão rudimentares que chega a ser ótima exatamente por isso . A começar pela nave espacial que nem tinha a possibilidade de apagar os fios que a sustentavam no cenário .
Flash Gordon é um seriado norte-americano de 1936, no gênero ficção científica, com a direção de Frederick Stephani e produzido pela Universal Studios, em 13 capítulos. O seriado apresenta as aventuras do personagem de histórias em quadrinhos Flash Gordon, criado por Alex Raymond, relatando sua viagem ao planeta Mongo e seu encontro com o Imperador Ming the Merciless. Buster Crabbe, Jean Rogers, Charles B. Middleton, Priscilla Lawson e Frank Shannon interpretam os papéis principais. Em 1996, Flash Gordon foi selecionado para preservação no “United States National Film Registry”, pela Biblioteca do Congresso, e considerado significativo culturalmente, historicamente e esteticamente.
Nos anos 1950, o seriado foi relançado pela televisão sob o título Space Soldiers, juntamente com os outros dois seriados sequenciais sobre Flash Gordon (que foram lançados como Space Soldiers' Trip to Mars e Space Soldiers Conquer the Universe). Também nos anos 1950, foi lançada uma edição de 72 minutos, sob o título Rocket Ship. De acordo com Harmon e Glut, Flash Gordon teve um orçamento de um milhão de dólares . Stedman, no entanto, relata que foi "declaradamente" $350,000 .
Em 1936, a Universal Pictures, inspirada no sucesso dos quadrinhos, resolveu fazer o seriado Flash Gordon, sob direção de Henry McRae e estrelado por Buster Crabbe. O seriado teve 13 capítulos e utilizou, para criar seus efeitos e compor a estranha paisagem do planeta Mongo, cenários de filmes anteriores, como The Midnight Sun (1927) (sequência de dança) , Frankestein (1931) (a base de Zarkov) , The Mummy (1932) (o ídolo egípcio, que se tornou o ídolo do Grande Deus Tao), e The Invisible Ray (1936) . Além dos cenários, também foram aproveitados trechos de trilhas musicais de filmes anteriores , tais como The Invisible Man (1933), Werewolf of London (1935), Bride of Frankenstein (1935), além de trechos da música de Tchaikovski Romeu and Juliet . As locações foram em interiores ou nos estúdios da Universal Pictures, com poucas externas, filmadas no Bronson Canyon . Flash Gordon foi destinado a reconquistar um público adulto para os seriados , e foi exibido nos cinemas 'A' das grandes cidades nos Estados Unidos. Muitos jornais, inclusive alguns que não se dedicavam aos quadrinhos de Flash Gordon, apresentavam histórias de três quartos de página em suas páginas de entretenimento, com desenhos de Alex Raymond e fotos do seriado .
Flash Gordon foi o primeiro seriado de ficção científica absoluta, embora folhetins anteriores continham elementos de ficção científica, como "dispositivos". Seis dos quatorze seriados de ficção científica foram liberados no prazo de cinco anos de Flash Gordon . O seriado foi posteriormente lançado como um filme de 97 minutos chamado Rocket Ship. Títulos alternativos para esse filme incluem Spaceship to the Unknown e Atomic Rocketship. A versão para televisão foi denominada Space Soldiers . O final do capítulo cinco, onde Vultan encontra Dale Arden, é considerado "um dos momentos mais eróticos de filmagem censuradas por Hollywood, após as rédeas da censura terem sido reforçadas em 1934", segundo Stedman .
Elenco : Buster Crabbe como Flash Gordon. Crabbe tinha os cabelos loiros tingidos, a fim de parecer mais como a história em quadrinhos de Flash Gordon. Ele era muito auto-consciente sobre isso e mantinha seu chapéu em público em todos os momentos, mesmo com as mulheres presentes. Ele não gostava que os homens assobiassem para ele .
Jean Rogers como Dale Arden. Rogers também teve seus cabelos pintados de loiro, "aparentemente para capitalizar a popularidade de Jean Harlow". Ambas eram naturalmente morenas .
Charles B. Middleton como “Ming the Merciless”. Ming é caracterizado nos moldes de Fu Manchu neste seriado .
Priscilla Lawson como Princesa Aura
Frank Shannon como Dr. Alexis Zarkov
Richard Alexander como Príncipe Barin. Alexandre ajudou a projetar o seu próprio traje, que incluía um peitoral de couro pintado de ouro .
Jack 'Tiny' Lipson como Príncipe Vultan
Theodore Lorch como Segundo Sumo Sacerdote
James Pierce como Príncipe Thun. "Big Jim" Pierce interpretou Tarzan em Tarzan and the Golden Lion. De acordo com o criador de Tarzan, Edgar Rice Burroughs, foi um retrato perfeito de Tarzan. Ele casou com Joan Burroughs, filha de Edgard, em 8 de agosto de 1928, após conhecê-la nos sets da filmagem. Como presente de casamento, Burroughs incluiu uma cláusula no próximo contrato que determinava Pierce para interpretar Tarzan. Este contrato, posteriormente, levou para a filmagem do seriado Tarzan the Fearless (Tarzan, o Destemido). A despeito do contrato, Pierce não estrelou o seriado, após ser enganado e deixar o papel em favor do companheiro ator Buster Crabbe (este seria o primeiro papel do futuro "Rei dos Seriados") .
Duke York como Rei Kala
Earl Askam como Diretor da Tocha
Lon Poff como Primeiro Sumo Sacerdote
Richard Tucker como Professor Gordon
George Cleveland como Professor Hensley
Muriel Goodspeed como Zona
Glenn Strange (um dos Franenstein do cinema) como Homem-Dinossauro
Ray “Crash” Corrigan, sob as vestes do orangopoid, um gorila modificado .
Monte Montague, soldado Ming
William Desmond, Vigia do capitão (não-creditado)
Al Ferguson, (não-creditado)
Lane Chandler, soldado Ming (não-creditado)

Nenhum comentário :

Postar um comentário