sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

CMTLGAQ : CINEMA - MELHORES DO ANO DE 2016 - CMTLGAQ AWARDS - MAQUIAGEM - 1° EDIÇÃO do CMTLGAQ AWARDS (MELHOR MAQUIAGEM) . Um difícil trabalho que envolve transformar um ator ou uma atriz em outra pessoa , seja mudando sua aparência completamente ou apenas fazendo uma cicatriz , o favoritismo vai para Esquadrão Suicida e Star Trek : Sem Fronteiras . A categoria que também avalia penteados e adereços deixou muitas grandes produções de fora , mas os que mereciam ser indicados , nem que fosse apenas por um par de lentes de contato estão aqui .

    NORMALMENTE os filmes indicados na Categoria de Melhor Maquiagem são os que transformam completamente através de um intenso trabalho artístico de maquiagem  os astros e estrelas de uma produção . Mas valem também mudanças sutis ou ferimentos e cicatrizes . No caso de Esquadrão Suicida , que pecou um pouco na Edição de Imagens , o trabalho de horas realizado em Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje) foi totalmente artesanal e feito à mão . Sem falar na dupla Arlequina e Coringa que exigiu uma boa quantidade de cores , tattoos , penteados e próteses e El Diablo e Magia (primeiro e último visual , não aquela coisa de coroa na cabeça agitando-se ao redor do feixe de luz)  de Jay Hernandez e Cara Delevingne que tiveram seus corpos tatuados completamente ou pintados para parecerem sujos . Outro grande trabalho foi feito em Star Trek : Sem Fronteiras onde a dançarina e atual atriz e coreógrafa Sofia Boutella sofreu para viver Jaylah
  Em 2016 o cinema mostrou também que apenas maquiagem e cortes de cabelo podem literalmente transformar pessoas ; como o caso de Elis e Minha Mãe É Uma Peça 2 que levou a atriz Andréia Horta (claro , a interpretação de Andréia é impagável) e Paulo Gustavo a passarem por transições impecáveis . Em Deadpool , o mercenário revelou sua face disforme por causa de um câncer e experimentos genéticos e em O Lar Das Crianças Peculiares , onde efeitos visuais predominaram , Samuel L. Jackson apareceu mais uma vez bem caracterizado . No terror de maior bilheteria no Brasil , Invocação Do Mal 2 , a maquiagem ficou a cargo de lentes de contato , muito pó para esbranquiçar a pele e olheiras profundas , mas teve alguns momentos de transfigurações bem interessantes . Outro caso em que os Efeitos Especiais fizeram toda  a diferença , Alice Através Do Espelho reinventou o Chapeleiro Louco de Johnny Depp para um nível mais sombrio e a Rainha Má Ravena (Charlize Theron) obteve suas mudanças em O Caçador E A Rainha De Gelo
   Nessa categoria entram não só os trabalhos de pinturas corporais e próteses , mas também alguns elementos como cabelo que ajudam na transformação de ator para personagem . A equipe responsável por essa difícil e bela tarefa não terá seus nomes divulgados aqui por causa da necessidade de intensa pesquisa e  tempo , mas assim como os títulos das produções , sabemos quem está sendo indicado .

INDICADOS A MELHOR MAQUIAGEM

01 - ESQUADRÃO SUICIDA
02 - INVOCAÇÃO DO MAL 2
03 - DEADPOOL
04 - ELIS
05 - ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO
06 - MINHA MÃE É UMA PEÇA 2
07 - STAR TREK : SEM FRONTEIRAS
08 - O LAR DAS CRIANÇAS PECULIARES
09 - O CAÇADOR E A RAINHA DE GELO 

CMTLGAQ : CINEMA - CMTLGAQ AWARDS - MELHORES DE 2016 - FIGURINO - 1° EDIÇÃO do CMTLGAQ AWARDS 2017 (MELHOR FIGURINO) . As roupas , acessórios e composições do visual de um personagem vão além da aparência . Nessa categoria , os profissionais da área transformam e definem todo um visual , seja de época , uniformes ou fantasias . Confira os Indicados a Melhor Figurino .

    AS INDICAÇÕES a Melhor Figurino precisam de uma equipe responsável pelo trabalho de levar visuais incríveis aos personagens e por esse motivo , vou apresentar apenas os indicados com foto mostrando o trabalho de figurino  . Seria bom listar os verdadeiros artistas por trás do trabalho , mas isso geraria uma quantidade enorme de tempo e pesquisa e tempo é uma coisa que não perdoa já que o resultado sai no dia 18 desse mês . Na categoria Melhor Figurino , geralmente os favoritos são os responsáveis por vestir os personagens de filmes de época ou os que elaboram algo totalmente novo e chamativo . Entre esses dois tipos está Batman Vs. Superman : A Origem Da Justiça , que além de transformar os visuais dos heróis da DC Comics em obras de arte , também caprichou nas roupas dos civis , vilões e pessoas em trajes de gala . Em se tratando de roupas de época , Animais Fantásticos E Onde Habitam , Silêncio , Invocação Do Mal 2 , A Bruxa , Ave,César! e Ben-Hur são os melhores representantes . Já no exagero , colorido ou simplesmente improvável , Rogue One : Uma História Star Wars , Alice Através Do Espelho , Doutor Estranho , Esquadrão Suicida , O Caçador E A Rainha De Gelo , Zoolander 2 e Star Trek : Sem Fronteiras são os favoritos nesse quesito . Já Minha Mãe É Uma Peça 2 merece a indicação por transformar tão bem com acessórios femininos , Paulo Gustavo em Dona Hermínia . O Lar Das Crianças Peculiares tem seu figurino seguindo seu título . Peculiar , o figurino do filme é uma mistura de roupas de época , algo noir e também fantástico .
   Meus respeitos aos criadores dessa parte importante de um longa , mas infelizmente seus nomes estão incluídos no título do filme e se estão aqui , estão citados como parte de um todo . Abaixo os nomes do Indicados a Melhor Figurino da 1° Edição do CMTLGAQ Awards 2017 , que apresenta também os Melhores de 2016 .

INDICADOS A MELHOR FIGURINO 

01 - O LAR DAS CRIANÇAS PECULIARES
02 - ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM
03 - ESQUADRÃO SUICIDA
04 - BATMAN Vs. SUPERMAN : A ORIGEM DA JUSTIÇA
05 - AVE, CÉSAR!
06 - STAR TREK : SEM FRONTEIRAS
07 - BE-HUR
08 - DOUTOR ESTRANHO
09 - ROGUE ONE : UMA HISTÓRIA STAR WARS
10 - MINHA MÃE É UMA PEÇA 2
11 - ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO
12 - O CAÇADOR E A RAINHA DE GELO
13 - ZOOLANDER 2
14 - A BRUXA
15 - INVOCAÇÃO DO MAL 2
16 - SILÊNCIO 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

CMTLGAQ : CINEMA - MELHORES DE 2016 - CMTLGAQ AWARDS - ROTEIRO ADAPTADO - 1° EDIÇÃO CMTLGAQ AWARDS 2017 (MELHOR ROTEIRO ADAPTADO) . Um remake que já tanto animação quanto filme padrão , um suspense de envolver qualquer um , um romance surpreendente , contos infantis , biografia e até mesmo acontecimentos reais que foram divulgados em jornais e na TV . Esses são alguns dos filmes Indicados a Melhor Roteiro Adaptado que inclui até a fantasia de J.K. Rowling Animais Fantásticos E Onde Habitam .

  NA CATEGORIA Melhor Roteiro Adaptado foi muito mais fácil que sua semelhante , mas ainda assim indiquei apenas 10 filmes cujos roteiros foram muito bem adaptados de livros e acontecimentos reais . A Garota No Trem da escritora Paula Hawkins é o favorito , embora 3 filmes adaptados de acontecimentos históricos reais estejam bem na preferência dos críticos do CMTLGAQ e do público que foi ao cinema em 2016 . Elis de Hugo Prata , Vera Egito e Luiz Bolognesi foi escrito baseado na vida de uma das maiores cantoras do Brasil , a inesquecível Elis Regina , Invocação Do Mal 2 veio de uma série de reportagens dos anos 1970 sobre os acontecimentos paranormais conhecidos como O Poltergeist De Enfield relatados por James Wan , Chad Hayes e Carey Hayes sobre a incrível aventura de outro mundo do casal Ed e Lorraine Warren , que juntos ajudavam a resolver problemas paranormais . Já Silêncio de Martin Scorsese fala sobre o drama dos Missionários Portugueses no Japão do século XVI escrito por Shusaku Endo  . Mogli : O Menino Lobo é adaptado do clássico The Jungle Books de Rudyard Kiplin , no qual se pode encontrar contos infantis que ficaram imortalizados há muitos anos atrás . Ainda podemos encontrar na lista Animais Fantásticos E Onde Habitam de J.K. Rowling , O Bom Gigante Amigo - outro conto infantil - de Roald DahlAnimais Noturnos de Austin Wright , Inferno , da quadrilogia  de Dan Brown que estourou com Da Vince Code e A Chegada , no original Story Of Your Life de Ted Chiang .
   Abaixo , os títulos dos filmes com a origem de onde vieram as adaptações . Para participar do voto popular , entre no Grupo CMTLGAQ do Facebook e deixe o seu comentário . https://web.facebook.com/groups/1409723132691481/

INDICADOS A MELHOR ROTEIRO ADAPTADO 

01 - A GAROTA NO TREM - Do livro A Garota No Trem de Paula Hawkins
02 - MOGLI : O MENINO LOBO - Do livro de contos infantis The Jungle Books de Rudyard Kiplin
03 - ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM - Do livro Animais fantásticos E Onde Habitam da escritora J.K. Rowling que descreve o mundo bruxo e fantástico e suas criaturas no universo do personagem Harry Potter antes de sua existência .
04 - INVOCAÇÃO DO MAL 2 - Dos relatos na mídia levados por James Wan , Chad Hayes e Carey Hayes sobre os acontecimentos do assustador O Poltergeist De Enfield .
05 - O BOM GIGANTE AMIGO - Conto infantil chamado T BFG do escritor Roald Dahl .
06 - ANIMAIS NOTURNOS - Do romance de Austin Wright originalmente intitulado Tony And Susan .
07 - INFERNO - Da coleção de 4 volumes do escritor Dan Brown , Inferno o último livro .
08 - ELIS - Baseado na vida da cantora Elis Regina adaptado por Hugo Prata , Vera Egito e Luiz Bolognesi .
09 - A CHEGADA - Do livro originalmente chamado de Story Of Your Life de Ted Chiang .
10 - SILÊNCIO - A história real contado por Shusaku Endo sobre os Missionários Portugueses no Japão do século XVI . Filme de Martin Scorsese .

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

CMTLGAQ : CINEMA - MELHORES de 2016 - CMTLGAQ AWARDS - ROTEIRO - 1° EDIÇÃO CMTLGAQ AWARDS 2017 (MELHOR ROTEIRO ORIGINAL OU BASEADO)

  DANDO continuidade aos Indicados ao CMTLGAQ Awards 2017 , está na hora de apresentar as categorias Melhor Roteiro (original ou baseado) e Melhor Roteiro Adaptado . Roteiro é o filme escrito que define os personagens , a história e o sentido num todo de um filme . Através dele é que o diretor toma os rumos certos para transformar uma história escrita em uma obra visual . Há dois tipos de roteiro nas premiações ; o adaptado que normalmente segue o olhar do roteirista em relação a um livro específico , uma biografia ou um conto e o original que é de criação do roteirista para o filme e geralmente não tem a visão de uma obra já existente . Aqui no CMTLGAQ resolvi ser um pouco mais flexível em relação a Melhor Roteiro Original e incluí filmes que foram baseados em quadrinhos , pois nesse caso não se trata de uma única publicação , mas sim de sagas inteiras e/ou toda uma trajetória desde a criação até o o que acontece atualmente com alguns personagens . Os roteiros escritos baseados em obras , também possuem as características de reescrever a origem e até mesmo o personagem , dando uma nova e inédita visão do que conhecemos . Entram nesse quesito os filmes que mais faturaram em 2016 como , Batman Vs. Superman : A Origem Da Justiça escrito por David S. Goyer e Chris Terrio e Deadpool , por Rhett Reese e Paul Wernick . Claro que nesta categoria também entram os roteiros originais mesmo como os de Ave, César! , La La Land e Minha Mãe É Uma Peça 2 . Este último do próprio Paulo Gustavo em parceria com Fil Braz
   Conheça agora os Filmes Indicados a Melhor Roteiro (original ou Baseado em Obras) , sabendo-se que uma equipe crítica do Grupo de Facebook vota com pontuação de 5 em valor e mais qualquer membro com voto popular valendo https://web.facebook.com/groups/1409723132691481/ . Segue a lista dos indicados a melhor roteiro em anexo aos filmes 

MELHOR ROTEIRO (ORIGINAL OU BASEADO EM OBRAS)


01 - DAVID S. GOYER e CHRIS TERRIO - Batman Vs. Superman : A Origem Da Justiça
02 - CHRISTOPHER MARKUS e STEPHEN McFEELY - Capitão América : Guerra Civil
03 - RHETT REESE e PAUL WERNICK - Deadpool 
04 - CHRIS WEITZ e TONY GILROY - Rogue One : Uma História Star Wars
05 - VICTORIA STROUSE e ANDREW STANTON - Procurando Dory
06 - STUART BEATTIE , CRAIG BREWER , JOHN COLLE e ADAM COZAD - A Lenda De Tarzan
07 - BRIAN LYNCH , KEN DAURIO e CINCO PAUL - Pet : A Vida Secreta Dos Bichos 
08 - JOEL COEN e ETHAN COEN - Ave, César!
09 - BILL DUBUQUE - O Contador
10 - PAULO GUSTAVO e FIL BRAZ - Minhas Mãe É Uma Peça 2
11 - DAMINIEN CHAZELLE - La La Land
12 - DAVID AYER - Esquadrão Suicida
13 - MATT COOK - Triplo 9 

CMTLGAQ : MÚSICA - INFORMAÇÃO - VOTO - BATALHA DE CLÁSSICOS - ANOS 1990 - RESULTADO da BATALHA de CLÁSSICOS ANOS 1990 (semana de 27 de dezembro , 2016 a 03 de janeiro , 2017) . Deu Tina Turner e I Don't Wanna Fight quase o tempo todo , mas no final os fãs de Michael Jackson reagiram e conseguiram um dificílimo empate . Mas foi aí que You Are Not Alone levou a melhor e segue em 2017 na 5° rodada . Ainda tem muitos clássicos e alguns nomes poderosos como Madonna , Mariah Carey , Everything But The Girl , Sheryl Crow , Alanis Morissette e Garbage , mas por enquanto vamos ver como a música de MJ se sai contra o hino teenage da Princesa do Pop Britney Spears ... Baby One More Time .

   O ANO começou bem para Michael Jackson vencendo a última Batalha de Clássicos Anos 1990 de 2016 . Tina Turner era a desafiante com I Don't Wanna Fight , mas depois de estar na frente por vários dias , conseguiu um empate (na verdade 2) mas foi You Are Not Alone que se deu melhor com a reação dos fãs . Seguindo para 5° Rodada ainda na 8° Edição , You Are Not Alone está a meio caminho de sair com o título de Maior Clássico Pop dos Anos 1990 , mas não podemos esquecer que Black Or White também de Michael , foi derrotada na 7° rodada . Falemos da desafiante , então .
   A menina Britney Spears já era acostumada aos holofotes antes mesmo de lançar seu primeiro single ... Baby One More Time composta em 1998 e transformada em lenda em 1999 . Desde os 3 anos de idade , Britney já frequentava aulas de dança , teatro e se apresentava em peças nas escolinhas e shows de talento . Predestinada a se tornar um mito anos mais tarde , a americana de McComb , Mississipi participou junto com Justin Timberlake - anos mais tarde seu namorado - no The Mickey Mouse Club aos 8 anos , onde obteve o melhoramento profissional que precisava . Mas depois de tentar uma participação num grupo teen que não foi adiante , Innosense em 1998 sua vez chegou com a composição de Martin Marx ... Baby One More Time , que caiu como uma luva na voz diferenciada da cantora de apenas 16 anos e no ano seguinte , estava no topo das paradas de todo o mundo juntamente com seu primeiro álbum de mesmo nome . Depois de dominar 3 charts da Billboard por semanas , incluindo o principal Hot 100 , Britney disse que estava preparada para virar lenda como Madonna e Janet Jackson , mas o estilo pop da cantora estava mais para o apelo sexual de Madonna e o vocal rouco e fora dos padrões dos mais críticos , acabaram gerando contradições , o que a fez usar duas armas poderosas em apresentações ao vivo . O playback ao fundo e capacidade de fazer o público ficar de quatro com suas caras e bocas , sensualizando ao máximo , compensando a voz meio indecifrável aos ouvidos acostumados com as fabricadas em massa que precisam imitar Whitney e Mariah . Nem todos viram com bons olhos , mas a popularidade da jovem só cresceu e reafirmou um ano mais tarde com o segundo álbum , filme , tours e capas de revistas . Em 2003 , com os constantes ataques da mídia , Britney começou a perder um pouco da idolatria dos fãs e mesmo trabalhando com Madonna , ela acabou quase enterrando tudo depois de vários escândalos . Em 2008 com o álbum Circus e o desabafo com a ótima Piece Of Me , a cantora , dançarina , atriz e modelo voltou ao centro das atenções e reconquistou o título de Princesa do Pop . Hoje , aos 35 anos , continua em plena atividade e tenta seguir os passos de sua protetora em arte da reinvenção , embora a concorrência esteja cada vez mais dura e cruel . 
   A música ... Baby One More Time possui características diversas que na época não se fazia igual , como a pegada dance com um baixo poderoso e alguns uás-uás de guitarra . A batida funk e o vocal difícil de comparar , fez dela um sucesso incrível que não se poderia imaginar em outra voz , como Christina Aguilera que também veio do The Mickey Mouse Club e despontou quase na mesma época . 
   
  SENDO assim ; para a 5° RODADA , 8° EDIÇÃO da BATALHA de CLÁSSICOS ANOS 1990 , YOU ARE NOT ALONE - MICHAEL JACKSON   X   ... BABY ONE MORE TIME - BRITNEY SPEARS .