quinta-feira, 27 de abril de 2017

CMTLGAQ : CINEMA - QUADRINHOS - SÉRIE ANIMADA - ANIME - TV - ABRINDO OS ARQUIVOS X DOS MUTANTES DA MARVEL . Depois de 10 filmes lançados e mais 3 confirmados para 2018 , os X-Men tiveram altos e baixos no cinema . Já nos quadrinhos , as constantes mudanças confundiram tanto os leitores que hoje em dia é difícil dizer quem já foi x-man ou não . 54 anos desde a sua criação , os mutantes da Marvel Comics se espalharam por todos os lugares e mesmo com tanta confusão , é impossível não reconhecer a espetacular ideia de Stan Lee e Jack Kirby que gerou uma das maiores jogadas de marketing de todos os tempos .

   ELES surgiram pela primeira vez em 1963 , sob o comando do grande Stan Lee e Jack Kirby com uma ideia que deveria parecer simples . Afinal era só mais um grupo de heróis da Marvel Comics . Só que não ! Odiados e temidos pela humanidade , os mutantes foram vítimas de preconceitos e passaram a viver mais escondidos , sugerindo uma grande referência social e política , onde pessoas diferentes são marginalizadas . Uma realidade para os judeus , negros , homossexuais e isolados . 54 anos depois a palavra "Mutante" é sinônimo de vendas , bilheteria , brinquedos e qualquer outro tipo de meio de ganho além das HQs . Nesta matéria , vou esclarecer de acordo com meus 30 e poucos anos de leitura das revistas dos X-Men , mais a exibição de 10 filmes envolvendo o tema e as animações que também fazem parte da história da equipe mutante . Além de tudo isso , tem as séries de TV baseadas no universo dos X-Men e vou tentar contar os detalhes mais importantes e que talvez alguns não tenham conhecimento . Começamos pelo Cinema Mutante
   O PRIMEIRO , o precursor . Aquele que mostrou aos produtores que era possível sim , fazer um filme de sucesso com uma grande equipe de heróis e vilões . E devemos isso a Bryan Singer , o responsável também por muitas burradas da história dos X-Men nos cinemas . Mas em 1999 o que queríamos era UM FILME dos X-Men e relevamos muitos absurdos na época . Halle Berry é uma atriz maravilhosa , vencedora de Oscar e de uma beleza incrível , mas não tinha absolutamente nada a ver com a Ororo durona , imponente e com ares de deusa a que estávamos acostumados . O mesmo pode ser dito de Anna Paquim como Vampira , Famke Janssen como Jean Grey (nem se atreveram a dar o codinome de Garota Marvel a essa) e James Marsden como Ciclope . Anna Paquim já entra com uma origem pronta , com nome e sobrenome que ainda não existiam (e isso acabou gerando a origem da Vampira nos quadrinhos que ganhou o nome de Anna Raven) , sem falar da maneira de ser tão desprotegida e inocente . Não preciso nem dizer nada sobre a mecha de cabelo branco que ela adquire de Magneto (isso foi simplesmente horrível) . Famke Janssen realmente não tinha muito o que fazer na produção , porque já foi diretamente colocada para não ser a poderosa Jean Grey nível ômega . O que é até compreensível , já que quando entrou para o X-Men nos quadrinhos , ela realmente era limitada . No caso de James Marsden como Ciclope , simplesmente não colou . O cara errado para o papel errado no filme errado , onde tudo deveria ser certo . O líder de campo dos X-Men era chato demais e imaturo e até aceitamos uma parcela disso , pois em se tratando de Scott Summers , o mal-humor e dono da razão são características primárias do personagem . Mas o ator não convence nem um pouco . Voltando a Famke , ela também é uma bela mulher , alta , exala poder e é muito talentosa (confira em Hemlock Grove se puder) , mas no filme ela passou totalmente o contrário e acabou em segundo plano quase como figurante .
Já os acertos , claro Hugh Jackman como Wolverine ficou convencendo até mesmo o próprio ator . Clássico caso de Robert Downey Jr. como o Homem de Ferro . Casou tão bem bem que ninguém contestou o fato do mutante canadense ser baixinho e muito peludo . Shawn Ashmore como Homem de Gelo não fede e nem cheira , apenas dá pro gasto . Ian McKellen e Patrick Stewart como Magneto e Professor Charles Xavier , embora não retratem os personagens com fidelidade , também foram boas escolhas . O mesmo é aplicado ao resto da Irmandade de Mutantes ; Mística (Rebecca Romjin) , Groxo (Ray Parker) e Dentes de Sabre (Tyler Mane) . Não ganharam falas o suficiente e foram reduzidos a meros lacaios de Magneto , sendo que tando Mística quanto Dentes de Sabre são incorrigíveis vilões . Este último ganhou um visual muito legal que deixou o de Liev Schreiber no chinelo . 

   MAS o problema maior foi o roteiro e todo aquele lance de dominação da humanidade . Vampira poderia ter funcionado muito bem , mas não como ferramenta para transformar humanos em mutantes . Ela não tem a menor condição para isso . Outra decepção em relação a ela é o fato de não ser nem um pouco atrevida ou pelo menos parecer meio "má" . A pobre Rogue ficou coitadinha demais e nem foi pelo fato de não poder tocar em ninguém . 

   X-MEN 2 melhorou e muito e deu um up na Jean Grey de Famke Janssen , mas não fez o mesmo com Anna Paquim , Halle Berry , James Marsden e piorou com Kelly Hu como  Yuriko Oyama/Lady Letal , Kea Wong como Jubileu e Steve Basic como Dr. Hank McCoy/Fera . No caso de Lady Letal não foi nem a atriz , mas a personagem que saiu de um dos lados mais agressivos das histórias do X-Men para se tornar uma secretária/segurança de William Stryker . O lance do controle mental não funciona bem também .
Já a jovem Jubileu de Kea Wong nem teve chance de soltar uma faísca de fogos de artifícios (o poder dela já não ajuda muito mesmo) e o Fera de Steve Basic é só um cara muito azul de terno com uns pelos espelhados no rosto . Fora isso , o roteiro é muito superior , dando mais destaque para os que ficaram apagados no primeiro filme e tirando a quase inútil da Vampira da Jogada . Hugh Jackman veste de vez a pele de Wolverine , Mística continua mandando bem e o Noturno de Alan Cumming ficou muito bem . Não tinha muita coisa a ver a presença de Pyro de Aaron Stanford , mas como o personagem realmente fez parte da Irmandade , então ... Já Colossus de Daniel Cudmore foi massa! o cara quase nem precisou de efeitos especiais . Nada a reclamar de Magneto e Charles Xavier , mas do filho de William Stryker sim .
O que era exatamente aquilo? Jason Wyngarde era filho de William Stryker? numa mistura de Ultimate Marvel X-Men de David Waller com algo associado ao Clube do Inferno , mas sem o Clube do Inferno . Foi péssimo . Jean Grey se sacrifica e já fica a deixa para a Fênix (que não é a Fênix no próximo filme) , mas Wolverine rouba o filme mais uma vez em busca de suas memórias . Ororo Munroe só dá uma aparada na peruca e Ciclope ...Só lembro dele no final chorando . Novos roteirista assumiram a produção , mas a direção continuou nas mãos de Bryan Singer .

   O FILME cuja inspiração veio da saga histórica Fênix Negra da década de 1980 chegou em 2005 como o filme da Jean Grey . Mas não foi bem assim .
Desta vez a direção saiu de Bryan Singer que foi chamado para resolver um certo problema com um novo filme do Homem de Aço na Warner , e quem assumiu o cargo foi Brett Ratner . Brett não fez uma coisa feia para quem não conheceu a Saga Fênix Negra das HQs , mas é exatamente esse o problema . Não há Fênix alguma no filme . O roteiro foi direcionado para o caso de uma mutação máxima e incontrolável , e nada com a entidade cósmica destruidora de mundos . Isso nem é difícil de entender , pois levar os X-Men ao nível de ficção-científica extrema iria confundir a cabeça dos mais novos que nem sequer ouviram falar do Império Shiar .
Famke Janssen recebe mais respeito no que seria o último filme dos mutantes , mas esse respeito também a deixou a mercê de todo o resto do elenco . Para quem torcia para que James Marsden sumisse , isso foi resolvido . O ator acompanhou Bryan para o novo filme (e pior) do Superman , deixando mais uma vez Wolverine de Hugh Jackman carregar o filme nas costas . Patrick Stewart também estaria dando adeus a Charles Xavier , mas no futuro isso seria desfeito com uma retomada e reformulada franquia dos X-Men . Resumindo , Jean de Famke não é o problema . Jean Grey do filme é o problema . Junta isso com o fato da Vampira de Anna Paquim perder de vez a importância , Tempestade de Halle Berry apanhar mais que o pior dos piores da Irmandade de Mutantes e uma mustureba entre Morlocks , Empresas Worthington e Massacre de Mutantes com direito a alguns Carrascos de Essex , estragaram o filme . A cura mutante apagou o que seria o enredo do filme , Jean Grey e o que fizeram com personagens como Spyke , Psylocke e Arco Voltaico é deprimente . Fanático dá as caras , mas não como o poderoso Fanático que conhecemos e o ator Vinnie Jones definitivamente não combina . Callisto de Dania Ramirez tem uma quantidade tão variada e distinta de poderes (bem ao contrário da dos quadrinhos) , que ela deveria ser a mutante nível ômega . Para piorar , alguns dos dons mutantes são trocados sem respeito algum . No caso de Psylocke , a telepata ninja das HQs , ela fica invisível (?) . Tenho que admitir que o final apoteótico é bem feito e Ellen Page como Kitty Pryde/Lince Negra ficou legal , mas não há um roteiro definido na produção e tudo acabou como um Confronto Final . No começo você se empolga com a aparição do Anjo de Ben Foster , mas quando cura mutante , Fênix Negra (sem Fênix) e Morlocks se misturam aos devaneios de Magneto , você se perde . Sobra para Wolverine resolver tudo , embrulhar a bagunça e reunir todo mundo para os funerais na mansão .
Ah , tem mutantes que você nunca viu em lugar algum , mas são pontas e isso acontece desde o primeiro filme quando um garotinho que controla a TV com os olhos surge para não gastar as pilhas do Professor Xavier . Aqui estaria o fim dos mutantes nos cinemas , mas apostas de proporções gigantescas impediram isso . Mas houve uma pausa .

    X-MEN ORIGENS : WOLVERINE , inspirados na série de graphic novels de Paul Jenkins , Andy Kubert e Richard Isanove , David Benioff e Skip Woods contaram toda a trajetória do mais famoso mutante , Wolverine . O pecado não foi logo definirem Dentes de Sabre como o irmão de Logan , mas sim o que fizeram com personagens como Raposa Prateada , Emma Frost , Deadpool e Heather Hudson é de matar de raiva .
Tudo começa muito bem , aceitando que Wolverine e Victor Creed são realmente irmãos (o que não são) e a história começa a ser contada a partir da trágica noite em que James Howlett (Wolverine/Logan/Hugh Jackman) perde os pais e foge . Só que não existe a ruiva Rose , e quem vai com ele é Victor Creed de Liev Schreiber . Os anos em que os dois passaram juntos por décadas vai levando o público acreditar que o filme é fantástico em todos os sentidos . Mas isso só vai até os dois serem recrutados para o Projeto Arma X , mascarada como Equipe X de William Stryker junto a Wade Wilson , Fred Dukes (Blob) , Agente Zero e Spectro e Bolt (dois personagens modificados e adaptados para o filme) . Tudo bem , Wolverine sai e deixa o irmão com a Equipe X e volta para o Canadá onde conhece a mulher da sua vida (ou a primeira mulher da sua vida) Kayla Silverfox de Lynn Collins .
Vale lembrar que Kayla tem origens indígenas e você vai saber por que estou dizendo isso daqui a pouco . Tudo vai bem até Victor voltar e infernizar a vida de Logan . Tudo ia bem no filme até isso acontecer , pois tirando a ótima aparição de Remy LeBeau , o Gambit de Taylor Kitsch , o filme vira uma orgia de erros e defeitos que não fazem o menor sentido . Primeiro , Raposa Prateada e uma loura que é apresentada como Emma Frost são irmãs . Sim , a britânica ex-vilã que virou diretora do Instituto Xavier nos quadrinhos . O sobrenome Frost não é creditado , mas a pele de diamante que é a mutação secundária de Emma , sim . Depois , Deadpool é uma experiência com poderes de todos os mutantes capturados e isso inclui duas espadas de adamantium nos punhos , sem boca e sem graça . Wolverine tem sua memória apagada porque leva um tiro de bala de admantium no meio da testa e tudo fica por isso mesmo . Ou seja , só metade do filme vale deixando a outra bem perto do lixo . 

   SEIS ANOS depois de O Confronto Final , os X-Men voltam com Primeira Classe sob a direção de Matthew Vaughn . Não vou dizer que o filme é ruim porque não é ruim mesmo . A ideia era mostrar os primórdios da equipe do Professor Xavier , mas acabou só nas origens de Magneto Charles e Mística .
Entram em cena Michael Fassbender para viver Erik Lehnsherr e Jennifer Lawrence para Raven Darkholme , além de James McAvoy como o Jovem Professor Charles Xavier . A dramática infância do Mestre do Magnetismo ficou legal desde que apontou no primeiro filme , então dispensa comentários . Raven e Charles se conhecendo ainda crianças , não é o certo mas para uma adaptação  é bem aceitável (só que Raven é bem mais velha que Xavier nos quadrinhos) , mas Sebastian Shawn , o Rei Negro do Clube do Inferno ser o responsável pelo desastre na vida de Erik , naquele campo nazista ...sinto muito , mas foi daí que tudo se perdeu . Piorou quando surge Moira McTargget como agente da CIA . Poxa , Moira é uma geneticista na Escócia e isso já tinha sido mostrado em O Confronto Final . Tá , isso nem é o pior . Afunda quando junta Azazel (pai de Noturno nos quadrinhos e ex de Mística) , Maré Selvagem (um dos Carrascos de Sr. Sinistro) , Angel Salvadore (que só viria a nascer dali a 30 anos) , Darwin , Alex Summers (o irmão MAIS NOVO de Scott Summers , custa entender isso?) , Emma Frost ( essa realmente esteve ao lado de Shawn no Clube do Inferno , mas não é tão velha assim) e  Banshee? Sério , olha como seria fácil roteirizar esse filme sem estragar nada e sem fazer uma bagunça danada e vou usar os mesmos princípios do filme : Ainda criança , Charles Xavier conhece uma garota bem mais velha que ele e passam a conviver juntos . Durante o tempo que vai passando , Charles e Raven já tem a mesma idade física e são quase irmãos . Em outro ponto da história , Erik é um homem casado e pai de gêmeos (não precisa citar a Wanda já que essa já estava reservada para The Avengers num futuro próximo) e perde a esposa num incêndio causado por moradores locais e se separa dos filhos . Revoltado o futuro Magneto se volta contra a humanidade e se alia ao Clube do Inferno de Sebastian Shawn (sem Azazel e Maré Selvagem) que conta com uma bem jovem Emma Frost como Rainha Branca , Mestre Mental , Tessa (Sábia nos X-Men mais tarde) e Donald Pierce , o Rei Branco . Diante dos planos diabólicos do Clube do Inferno , Charles e Raven conseguem trazer Erik para seu lado , convocam uma equipe para deter Shawn e seus "colegas" , composta por Scott Summers (adolescente) , Hank McCoy (adolescente) , Darwin (jovem adulto) , Jean Grey (adolescente) e para não mexer com a franquia anterior , deixa o Homem de Gelo e o Anjo no forno e complete com a amiga já morta nos quadrinhos de Mística , a Sina e pronto .
Junta isso aos conflitos entre a União Soviética e os EUA , por culpa do Clube do Inferno e teremos a separação de Charles e sua equipe de Magneto , Sina e Mística . Quanto ao Clube , sobrevive e já coloca olhos grandes em Jean Grey , mas escapa derrotado . A Moira poderia sim entrar , mas como aliada de Xavier nos estudos de mutação genética . Mas não foi nada disso que aconteceu e fica valendo o Michael Fassbender como o jovem Magneto , Jennifer Lawrence como a jovem Mística e James mcAvoy como o jovem Charles xavier . Nesse ponto ficou muito legal . 

   WOLVERINE Imortal . Olha esse filme para mim foi totalmente desnecessário do começo ao fim e nem vou falar dele . Mas não resisto ! Esse filme dá continuidade ao que aconteceu em O Confronto Final e todo aquele drama envolvendo Jean Grey de Famke Janssen (que aparece várias vezes no filme na forma de sonhos) e aborda a época em que Logan passa um bom tempo no Japão e se envolve com Mariko Yashida . Tá certo colocar o Samurai de Prata , tá certo colocar a Yukio , mas tá errado em jogar a Víbora tão diferente lá . Nada se salva no filme e ainda deixa tantas pontas soltas que parece até uma das histórias de realidades alternativas onde os X-Men poderiam citar : "O que aconteceria se..." 
   EM X-Men : Dias de Um Futuro Esquecido , ficou parecendo uma desesperada tentativa de arrecadar uma grana e esqueceram da importância desse evento na vida dos mutantes da Marvel Comics . Beleza , o Apache é show , o Colossus é show , o Mancha Solar é show e tem a Blink que é mais show ainda . Isso salva o filme . Mas como ficaram com medo de levarem a aposta de Kitty Pryde ser a protagonista e responsável por voltar ao passado e impedir que os Sentinelas de Bolivar Trask acabem com os mutantes no futuro , os roteiristas resolveram mandar o Wolverine .
E tudo teve de ser modificado . Eles tinham tudo nas mãos . Podiam ter introduzido Rachel Summers ,a filha de Jean e Scott(de um futuro alternativo) encontrado a equipe dos Novos X-Men com Jean ainda viva , Tempestade , Banshee , Solaris , Anjo , Homem de Gelo , Fera e Scott . De quebra ainda podiam dar uma chance ao Destrutor e Polaris e com mais o acréscimo da Irmandade de Magneto , teriam um senhor filme . Mas é aquela velha história , o medo de que somente Wolverine e Hugh Jackman funcionem falou bem mais alto . O pior para mim? Kitty Pryde bancando a telepata para enviar a mente de Logan ao passado . Quem fez isso foi Rachel Summers com a ajuda de Framklin Richards , filho de Susan e Red Richards do Quarteto fantástico . Mas valeu pelos mutantes que citei como a Blink e o Apache . 
   FINALMENTE o bom senso falou mais alto e resolveram consertar a burrada que fizeram com Deadpool em Wolverine primeiro filme e fizeram um trabalho mais que satisfatório . Fizeram um filme praticamente perfeito . Tudo bem , eu não sei quem é Pó de Anjo e nem porque o Colossus levou tanta porrada dela , mas o filme é ótimo em todos os sentidos . Até aquela garota como Míssel Adolescente Megassônico de Brianna Hildebrand arrasa . Claro que o filme apela em cenas de sexo explícito e violência extrema , mas depois que a censura baixou um pouco a faixa etária para não prejudicar filmes de super-heróis , tudo está valendo . Ryan Reynolds fez o que não teve chance de fazer na primeira vez que apareceu em Wolverine e nem em Lanterna Verde e conquista até mesmo quando soa exagerado . Aqui não teve Wolverine para roubar cena nenhuma . 
   E VAMOS nos revoltar mais uma vez . X-Men Apocalipse poderia ter dado muito mais certo do que deu . Para falar a verdade , para mim não deu nada certo . Ponto único positivo , mas com uma palhaçada sem precedentes tornando a participação dela uma droga , Psylocke . Ela foi perfeita como guerreira , visual incrível , a atriz também era forte o suficiente (Olivia Munn) , mas ser uma vassala do Caliban? Por favor , nos quadrinhos ele nem fala direito e ainda é um Morlock que só ganhou destaque por causa da Kitty Pryde .
Tem outras coisas horríveis , tipo ; quem deu a descolorização ao cabelo de Ororo (nova Ororo de Alexandra Shipp) foi o Apocalipse . Precisando descolorir o cabelo , não dá mais porque ele já morreu . A nova Fênix/Jean Grey Sophie Turner o matou . Todo mundo é novo na Escola , menos o Professor James McAvoy e Hank McCoy , Nicholas Hoult . Falando de coisas ruins , o visual emo do Noturno não colou , o casamento e filha de Magneto , que não é a Wanda mas também é um tipo de feiticeira , o milionário Warren Worthington numa jaula lutando por bebida e o próprio Apocalipse que de Apocalipse não tinha nada . Fica valendo a nova geração de mutantes que devem surgir em X-Men : Supernova ou Fênix Negra em 2018
   LOGAN finalmente acertou em cheio e seguiu quase à risca as HQs do mutante Wolverine . Neste filme de 2017 Hugh Jackman se despede do personagem que o tornou tão famoso e também Patrick Stewart dá adeus ao velho Professor Xavier . O último filme solo de Logan traz a ótima X-23 vivida pela garotinha Dafne Keen . Laura , a X-23 como todo leitor de quadrinhos sabe , é uma criança criada em laboratório a partir do DNA de Logan , mas no filme a suspeita é de que seja sua filha . O filme também traz Donald Pierce de Boyd Holbrook e Caliban de Stephen Merchant .
É o fim para o Wolverine que conhecemos desde 1999 e isso traz uma certa tristeza , mas é bom saber que algumas mudanças significativas podem acontecer nos próximos filmes dos mutantes . Não há muito o que falar . O filme ainda está em cartaz e vale a pena ser assistido . 

  O Futuro dos X-Men nos Cinemas : Logo em 2018 teremos X-Men : Supernova que vai voltar com a Saga da Fênix Negra e isso de alguma maneira vai consertar alguns estragos . Só não vai prestar se Mística ainda estiver com Charles . Isso não faz o menor sentido , mas acho que já deu para Jennifer Lawrence e o novo filme vai focar numa equipe clássica nos moldes de Os Novos X-Men de 1980 . Também em 2018 , Deadpool 2 que vai trazer Cable e sua X-Force com direito a Dominó e tudo . Com certeza vai dar certo e as expectativas é que supere em números o primeiro filme . Apesar de não ser mutante . Wade Wilson faz parte do mix X-Men e é retorno garantido . Por último , Os Novos Mutantes da equipe de Míssel e Mancha Solar . Como é mais levada para o lado hardcore dos mutantes , vai dar certo com certeza . O que me preocupa é a Magia . Illyana Rasputin , a irmã de Colossus é uma mutante muito jovem que viveu alguns anos no limbo (entre a Terra e o Inferno) e não sei se vão contar isso em tão pouco tempo de filme . Lupina tá garantida . Resta aguardar . 

UM RESUMO DA TRAJETÓRIA DOS X-MEN NOS QUADRINHOS , RESPEITANDO A CRONOLOGIA .

   EM 1963 a Marvel Comics investiu em algo bem diferente dos Vingadores e assim nascia os mutantes , humanos com dons incríveis portadores do fator X , que os diferenciava do resto da humanidade e deixa claro que era o próximo passo evolutivo do ser humano . Temidos e odiados , Charles Xavier também conhecido como Professor X , cria uma escola especial para abrigar e treinar esses mutantes. São eles Fera (Hank McCoy) , Ciclope (Scott Summers) , Anjo (Warren Worthington III) , Homem de Gelo (Bobby Drake) e Garota Marvel (Jean Grey) . Mesmo com os pés no chão , o intuito do Professor é fazer com que a humanidade sem o fator X aceite os mutantes e ambos possam coexistir em paz .
Mas as coisas não dão certo e um tal de Magneto com sua Irmandade de Mutantes pensam de maneira diferente e querem se opor aos humanos , causando o terrorismo mutante . Assim nasce os X-Men da Escola Para Jovens Superdotados do Professor Xavier . Magneto acompanhado de seus filhos gêmeos Wanda e Pietro Maximoff , Mestre Mental e Groxo são uma constante ameaça e ainda surge o Mímico para ir de contra aos ideais de Xavier . Mímico é capaz de mimetizar 5 poderes de uma só vez , o que causa um bom trabalho aos X-Men que são 5 integrantes . Wanda e Pietro abandonam seu pai e Polaris , suposta filha de Magneto aparece para dar apoio à Irmandade . Não leva muito tempo também para Lorna Dane deixar a irmandade e Alex Summers , irmão de Scott entra na equipe e leva Lorna consigo quando sai e volta .
Vanisher um novo inimigo surge e Blob também aparece antes da segunda formação da Irmandade de Mutantes de Mística , além de Morfo . Nos anos 1970 , a Editora sentiu que estava na hora de investir mais nos X-Men devido a baixa venda das revistas e assim , com a desculpa de que os filhos do átomo foram sequestrados pela ilha viva Krakoa , Charles reúne mutantes do Mundo inteiro : Tempestade da África , Solaris do Japão , Wolverine do Canadá (tirado do Departamento H do Governo Canadense) , Banshee da Escócia , Noturno da Alemanha e Colossus da Rússia , além do índio John Proudstar o Pássaro Trovejante dos EUA mesmo . O resgate é feito e 12 X-Mens passam a viver na Mansão X . Em sua segunda missão contra o Conde Nefária , Pássaro Trovejante é morto e Anjo , Homem de Gelo , Fera , Banshee e Solaris abandonam a equipe que passa a contar com Ciclope como líder , Garota Marvel , Tempestade , Colossus , Noturno , Wolverine e em aparições breves , Destrutor , Polaris , Fera e Anjo .
Em um acidente envolvendo um ônibus espacial , Jean Grey se sacrifica para salvar seus amigos e retorna como a poderosa Fênix . Professor X interage com a raça alienígena do Império Shiar e tem um relacionamento com sua Imperatriz Lilandra Neramani . Na Terra , Jean começa a despertar um lado mais sombrio e se alia ao Clube do Inferno por influência de Mestre Mental . Lá estão Sebastian Shawn , Tessa , Donald Pierce , Emma Frost e Harry Leland . Depois de resgatarem a amiga , os mutantes tem que compreender que Jean não existe mais e em seu lugar está uma entidade cósmica que pode devorar mundos inteiros . Na lua , Jean encontra sua morte a pedido dela mesma , mas acaba suicidando-se . Arrasado , Ciclope deixa a equipe .
Apenas com Tempestade , Colossus , Fera que voltou com uma aparência bem diferente , Wolverine , Noturno e por breves períodos , com Destrutor , Anjo e Banshee . Fera passa a fazer parte do Vingadores e Anjo não se fixa ao grupo assim como Banshee e Destrutor . Então Kitty Pryde de apenas 13 anos entra para os X-Men . Nessa época Tempestade , Noturno , Colossus , Wolverine , Anjo que vai e vem formam os X-Men e uma nova Irmandade de Mutantes comandada por Mística e composta por Blob , Pyro , Avalanche , Sina , Groxo e uma Vampira que só foi aparecer confrontando os Vingadores tempos depois surge como uma ameaça constante . Fanático também passa a infernizar mais a vida de seu meio-irmão Charles e os X-Men . Vampira , depois de perder totalmente o controle de seus poderes e estar presa à personalidade e poderes de Carol Danvers , a Miss Marvel , pede auxílio ao Professor e integra a equipe . Nesta mesma fase , começam as constantes viagens temporais , realidades alternativas e o Mojo com Espiral e seu Mojoverso são mais um problema . Oriunda de um futuro alternativo , Rachel Summers , telepata e telecinética aparece na Mansão X e acaba entrando para os X-Men , mas um novo Clube do Inferno foi formado e nada permanece calmo . Fanático também passa a causar problemas maiores .
Com Ciclope de volta ao grupo a formação passa a contar com tempestade , Ciclope (que não é mais o líder) , Wolverine , Vampira , Lince Negra/Ariel/Ninfa , Noturno , Colossus e Rachel Summers . Anjo forma os Campeões junto ao Homem de Gelo , Fera e Serpente da Lua . Com o casamento de Scott com um clone de Jean , Madelyne Pryor , Ciclope mais uma vez se afasta e tem um filho que é enviado ao futuro por contrair um vírus tecnorgânico que o levaria à morte . Com vários inimigos surgindo , os mutantes de Xavier ampliam as fileiras e uma nova e bem mais jovem equipe passa a ser treinada na mansão , os Novos Mutantes composto por Miragem , Míssel , Lupina , Mancha Solar , Magia , Karma e depois Warlock e Cifra . Jean Grey é encontrada pelo Quarteto Fantástico  onde a Fênix surgiu pela primeira vez , no fundo de um lago onde permaneceu em êxtase até o momento . Mais uma vez os X-Men originais se reúne para formar o grupo secreto X-Factor .
Enquanto isso , Madelyne Pryor revela ser um clone maligno do Sr. Sinistro que por sua vez cria o grupo Carrasco formado por Dentes de Sabre , Maligna , Vertigo , Caçador de Escalpos , Arco Voltaico , Arpão , Maré Selvagem , Arrasa-Quarteirão , Prisma e Embaralhador para exterminar os Morlocks . Magneto é o novo Diretor da Escola . Durante a matança , Anjo é gravemente ferido e perde as asas , Colossus fica preso em sua forma Metálica e Noturno e Lince Negra são praticamente considerados mortos . Desesperados e perdidos , os X-Men saem dos EUA , se juntam a Psylocke (antes dessa adquirir seu corpo asiático) e se mudam para a Austrália . Entram para a equipe , Cristal e Longshot .
Surge Magma e entra para os Novos Mutantes . Com Ciclope , Jean , Fera e Homem de Gelo lidando com o problema do Anjo se tornar o quarto Cavaleiro de Apocalipse , Morte , a outra equipe de Tempestade , Wolverine , Psylocke , Cristal , Longshot , Vampira e Colossus enfrentam os Carniceiros de Lady Letal e depois voltam para os EUA e nessa época , Rachel Summers já está com Noturno , Lince Negra , Meggan e Capitão Britânia no Excalibur na Inglaterra . Surge Jubileu , Dinamite e Skids nas equipes de Tempestade e Ciclope . Finalmente todos os X-Men se reúnem sob a proteção de Charles Xavier e Bishop , um mutante do futuro aparece , Gambit e  juntamente com Forge e Mística (que na época apresentava problemas semelhantes ao da Vampira) entram para o grupo , Já os Novos Mutantes sofrem perdas e contam agora com a supervisão de Cable e Dominó . Na Equipe chamada de X-Force estão Rictor , Míssel , Feral , Espinhos , Shatterstar (filho de Cristal e Longshot) , Dinamite e Apache , irmão do falecido Pássaro Trovejante .
Equipes Azul e Dourada são formadas na mansão . A Azul comandada por Ciclope tem Vampira , Gambit , Fera , Jubileu , Wolverine , Psylocke (agora no corpo da asiática e ninja Revanche , morta pelo vírus legado que também atingiu Pyro e Illiana) e Longshot e Cristal que logo partem para o Mojoverso . Com o surgimento de Joseph , uma versão bem jovem de magneto a Equipe Dourada bem mais numerosa passa a contar com Tempestade na liderança , Jean Grey , Forge , Bishop , Arcanjo , Homem de Gelo , Joseph , Larval , Dra, Cecilia Reyes e Medula , além de Callisto como segurança de Charles Xavier . As equipes se juntam novamente , Forge , Larval , Medula e Jubileu saem dos X-Men . Jubileu passa a integrar a mais nova classe de alunos mutantes de Xavier e se junta a Mondo , M , Blink , Escalpo , Câmara , Syncro , Derme , Suplício e Gaia na Geração X . Seus mentores eram Banshee e Emma Frost . Mortes passaram a rondar cada vez mais as equipes e Mondo , Suplício , Blink , Larval e Colossus sucumbem e Medula , Feral , Dinamite , Jubileu , Shatterstar e Rictor são afastados de suas equipes .
Um novo Pássaro Trovejante capaz de manipular plasma solar entra na equipe e Sábia , que fazia parte do Clube do Inferno ganha a confiança do grupo . Totalmente reformulado e sob a direção de Vampira , os X-Men agora são Pássaro Trovejante II , Wolverine , Forge , Sábia , Colossus , Lince Negra (que logo sai do grupo e vai para o espaço junto com seu dragão Lockheed) e Magneto . Com a breve aparição de X-Man , o Nate Grey de uma outra realidade , as equipes ficam totalmente dispersas . Até o surgimento de uma ameaça sem igual , Cassandra Nova . A irmã gêmea de Charles Xavier que não foi gerada no mesmo útero e sim como uma ser incorpóreo , ataca os mutantes e quase aniquila de vez com todos , incluindo a Guarda Imperial de Lillandra . Ciclope , Fera , Emma Frost (que também desenvolveu mutação secundária e agora é capaz de transformar sua pele em diamante ) que estava em Genosha quando o país mutante foi destruído , e Lince Negra são os X-Men da equipe principal e Arcanjo lidera uma outra formada por Noturno , Estrela Polar (recém chegado ao grupo) , Escalpo , Stacy X , Fanático (que passou a integrar a equipe mesmo não sendo mutante e Wolverine que também faz parte de outra equipe . Já na X-Force , Cable desfaz o grupo e os membros ficam dispersos . O X-Factor agora é liderado por Destrutor e tem Polaris , Lupina , Mercúrio , Guido ou Fortão ,  Homem-Múltiplo e Val Cooper .
Emma Frost se torna a nova professora da Escola e que agora abriga todo e qualquer tipo de mutante como aluno , incluindo as incríveis irmãs Stepford , quíntuplas telepatas e xodó de Emma . Xorn ,, Angel Salvadore , Bico e outros mutantes de aparência menos ao estilo de Scott e Jean são alguns dos outros alunos problemáticos . Quentin Quire é um problema sério e um telepata poderoso . Tempestade sai em busca de novas aventuras com o Extreme X-Men e leva Vampira , Fera , Gambit , Sábia e  Psylocke com ela . Morre Psylocke e Fera fica absurdamente ferido o que culmina em Sábia forçar sua mutação secundária , o que lhe salva a vida mais também lhe confere aspecto felino . Dois novos mutantes australianos , Salva-Vidas e Fluxo , integram a Extreme X-Men , mas a equipe logo se dissolve . Fantomex , um mutante francês que tem a habilidade de dividir seu cérebro em corpos sobressalentes abala Jean Grey .   Morre Derme e Anjo desenvolve mutação secundária , a cura através de seu sangue .
Uma rebelião dos alunos no Instituto Xavier caba em morte de uma das irmãs Stepford e Xorn revela na verdade ser Magneto . Com seguidores nada experientes , o Mestre do Magnetismo destrói Manhattan e mais uma vez Jean se transforma na Fênix . Rictor , Syrin , Estrela Negra e M são uma base reserva dos X-Men , Sai Stacy X do grupo e entra Câmara e Jubileu . Sábia e Bishop formam uma unidade de crimes mutantes , enquanto Jean morre novamente como a Fênix . Scott e Emma Frost assumem o romance e se casam , ganhando os novos cargos de diretores . Nesse interim , todos os mutantes estão reunidos e até mesmo Rachel Summers faz parte dos X-Men como a nova Garota Marvel . Logan traz Laura , a X-23 aos X-Men e Psylocke e Colossus retornam à vida e Pàssaro Trovejante II sai do Grupo  .  Mais dois dos seis irmãos de Sam Guthrie integram a equipe e Estrela Polar passa a ser mais um professor . Depois de muitas reviravoltas , graças ao descontrole de Wanda Maximoff que acaba com os Vingadores , acontece a Dinastia M e todos nos Mundo passam a ser mutantes . Os Governantes são Magneto e seus filhos e isso acarreta problemas em todo o Universo Marvel , Logo , descobrem que Pietro é o responsável pela loucura da irmã que mais uma vez se descontrola e desta vez retira o fator X de quase toda população mutante do Planeta . Um novo começo com pouquíssimos mutantes somam os X-Men , que agora não tem mais o Professor Xavier para guiá-los .
Em desespero , Tempestade , Ciclope e Wolverine juntam o máximo de mutantes restantes e tocam a Escola com a ajuda de Emma Frost e Fera . Morre Noturno e  entram para os X-Men Magma , Hepzibah , Lady Mental , Armadura , Fada , Mercury , Pedreira , Aurora , Kid Ômega  , Mancha Solar , Míssil , Karma , Box , Magia e Namor . A entidade Fênix ameaça voltar , agora com a intenção de possuir Emma Frost . Uma bebê nasce e é a primeira a carregar o gene X desde a quase aniquilação da espécie pelas mãos de Wanda e seu nome é Esperança . Logan funda a Escola Jean Grey e Scott divide o grupo em Utopia com Emma Frost , enquanto Kitty Pryde se torna uma das diretoras da Escola . Esperança Summers é levada por Cable ao futuro , pois o Mundo não vê a criança com bons olhos e somente alguns X-Men recebem o fato como uma nova "esperança" . Quando retorna , Esperança é capaz de assimilar qualquer dom mutante e a Força Fênix toma de assalto a Terra pela quarta vez . Com uma briga envolvendo todos os heróis do Planeta , ela assume 5 dos mais poderosos X-Men ; Ciclope , Emma Frost , Magia , Colossus e Namor . Os mutantes se dividem e Logan que já era  um vingador há algum tempo , fica do outro lado . Depois de expulsa , Fênix deixa os X-Men em frangalhos e cabe a Kitty e Logan reconstruir o sonho de Xavier que agora está morto . Novíssimos mutantes começam a surgir do nada e nomes como Perigo , Olhos Vendados , Frenesi , Legião (preso e ressuscitado em uma detenção psíquica)  , Rapina , Blink , Pulso , Doop , Groxo , Sabra , Flama , são algumas novas adições . Na Escola Jean Grey , Kitty e Logan dirigem um grupo nada convencional de alunos e Quentin Quire está entre eles . Um híbrido da Ninhada também faz parte do grupo de alunos , além do filho do Gladiador da Guarda Imperial de Shiar . Atualmente Vampira , Destrutor e mais alguns ex-X-Mens fazem parte de algumas das divisões dos Vingadores , a Escola comandada por Kitty possui dezenas de novos alunos e Tempestade , Garota Marvel , Psylocke e um novo Anjo são as maiores forças de proteção . Illiana ainda está envolvida com o Limbo e seus demônios e um grupo formado por Scott , Emma e outros poucos estão em lados opostos com a maioria dos X-Men . 


OS X-MEN EM SÉRIES ANIMADAS 

   QUASE ninguém sabe disso , mas a primeira tentativa de levar uma série dos X-Men à TV foi em 1989  com Pride Of The X-Men e sua formação era composta por Ciclope , Tempestade , Fera , Cristal , Lince Negra ,  Professor X e Jubileu . A série não foi para a frente e ficou somente no piloto mesmo . Em 1992 o sucesso que Jim Lee proporcionou aos X-Men na Equipe Azul , acabou inspirando a maior e mais aceita série dos mutantes na TV . Durando até 1997 , o desenho animado tentou transportar quase toda a trajetória dos mutantes em 7 temporadas , incluindo a Saga da Fênix Negra que teve um final bem triste . A formação basicamente era a Equipe Azul , mas Jean Grey e Tempestade também faziam parte dos X-Men .  Em 2000 mais uma vez os X-Men obtiveram êxito em outra série com os pupilos de Xavier tentando conviver secretamente com os humanos normais enquanto lidavam com uma Irmandade de Mutantes em X-Men Evolution  . A temática era voltada para o público mais jovem e até os personagens eram bem jovens , mas agradou a todos . Com menos poder , Wolverine E Os X-Men estreou em 2009 e desta vez trouxe Emma Frost , Anjo e Genosha governada por Magneto . Um anime dos mutantes também foi lançado em 2010 , mas só teve uma temporada .

OS X-MEN EM SÉRIES DE TV 

  HOJE temos Legion , a série do filho do Professor Xavier em aventura solo , aproveitando o sucesso do título do mutante nos EUA . David Waller é um mutante com várias personalidades e cada uma delas , tem um poder diferente . É bem interessante , mas não liga os X-Men diretamente à trama .
Antes disso , em 1996 houve uma tentativa de fazer sucesso em live-action com a Geração X , mas a série não saiu da primeira temporada e praticamente só tinha um mutante da revista do Grupo , o Derme . Já Mutant X foi de 2001 a 2004 e apesar de contar com os Estúdios Marvel , não tinha ligação alguma com qualquer personagem dos X-Men , tendo um grupo totalmente desconhecido e com poderes diferentes . Não era na ruim , mas não foi além de 4° temporada

   ESTE foi um dos trabalhos mais difíceis e pesados que fiz , não sei se acabou se tornando chato ou abriu brechas , mas tentei usar meu conhecimento da melhor forma possível . Espero que sirva pelo menos para esclarecer algumas dúvidas e revelar alguns assuntos quase desconhecidos pela maioria dos mutantes . Obrigado e boa leitura . 

quarta-feira, 26 de abril de 2017

CMTLGAQ : CINEMA - EM CARTAZ - ESTREIAS - FIM DE SEMANA - TOP 25 CINEMA , OS PRINCIPAIS FILMES EM CARTAZ NO BRASIL (semana 20 a 23 de abril) . Velozes & Furiosos 8 continua no topo e já se aproxima de 1 bilhão de arrecadação nas bilheterias . Já A Bela E A Fera sofre uma queda , mas ainda assim está entre as 5 produções mais assistidas . Os outros destaques foram Vida , A Cabana e Joaquim . Confira as lista dos 10 filmes mais assistidos do último fim de semana seguindo os as indicações do membros do CMTLGAQ .

   COMO era de se esperar , Velozes & Furiosos 8 continuaria na liderança em seu segundo fim de semana aqui no CMTLGAQ . Vida foi a principal estreia da semana passada , mas não chegou a ultrapassar a A Cabana que ficou em segundo lugar .
Mas por que a franquia de Vin Diesel dá tão certo? Chegar a se tornar o filme de maior bilheteria em seu primeira fim de semana na história já foi um golpe no estômago de muita gente , chegar em dois fins de semana à marca de mais de 900 milhões de dólares também é um feito e tanto e se virar mais uma semana em primeiro lugar , sendo que amanhã tem a estreia de Guardiões da Galáxia Vol 2 , aí já é filme para enfrentar Jurassic World e Star Wars . Não somente por esse motivo , mas Charlize Theron está no filme e claro , já é um grande indício de que a coisa é bem grande . Jason Statham passou a integrar a equipe e Dwayne Johnson também tem cada quilo de músculos valendo ouro para a franquia , que infelizmente perdeu dois personagens no último filme de 2015 . Somando todos os pontos positivos , não se resume só ao personagem de Vin Diesel , mas em tudo . O público quer ver até onde é possível pilotar , quer ver coisas impossíveis e saber o que " A Família" vai enfrentar desta vez . Não sei se vai haver um filme da série , mas se acontecer não tem a menor chance de alguém sequer imaginar o que virá a seguir . Ou onde Don vai dirigir desta vez . 
   
  O emocionante A Cabana ficou como o segundo filme mais assistido e tem motivo para isso . O best seller inspirou milhões e era só uma questão de tempo para ganhar uma adaptação para as telas . Já concorrer ao Oscar como eu li algo sobre , já é outra história . Tem Octavia Spencer e Octavia Spencer é realmente incrível , mas comparando ao livro (se é que se pode fazer isso) , muito se perde por causa de termos cronológicos . Mas é um filme muito bem feito .
A terceira posição é do principal lançamento do último fim de semana , Vida . Não foi totalmente uma fiasco , Na verdade , longe disso , mas concorrer com Velozes & Furiosos 8 e A Cabana não é nada fácil . Já foi muito bem em ultrapassar A Bela E A Fera que ficou com o quarto lugar . 

   OS outros 6 filmes mais assistidos foram duas estreias da semana e quatro continuações . Destaque para Joaquim que foi o 6° filme mais assistido e Fragmentado deu uma caída , mas continua entre os 10 filmes mais assistidos . Confira a lista completa dos 10 filmes mais assistidos e um pouco mais abaixo , a lista dos 25 filmes indicados para a pesquisa . 
01° - VELOZES & FURIOSOS 8 (2X)
02° - A CABANA 
03° - VIDA
04° - A BELA E A FERA
05° - GOSTOSAS , LINDAS & SEXIES
06° - JOAQUIM
07° - OS SMURFS E A VILA PERDIDA
08° - DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO
09° - O PODEROSO CHEFINHO
10° - FRAGMENTADO

A LISTA DOS 25 PRINCIPAIS FILMES EM CARTAZ PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA:
01 - VIDA
02 - GOSTOSAS , LIDAS & SEXIES
03 - PAIXÃO OBSESSIVA
04 - JOAQUIM
05 - VELOZES & FURIOSOS 8
06 - CÃES SELVAGENS
07 - UNA
08 - A CABANA
09 - OS SMURFS E A VILA PERDIDA
10 - DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO
11 - A BELA E A FERA
12 - O PODEROSO CHEFINHO
13 - A VIGILANTE DO AMANHÃ
14 - FRAGMENTADO
15 - LOGAN
16 - KONG : A ILHA DA CAVEIRA
17 - O ESPEÇO ENTRE NÓS
18 - FOME DE PODER
19 - MOONLIGHT : SOB A LUZ DO LUAR
20 - LION : UMA JORNADA PARA CASA
21 - PERSONAL SHOPPER
22 - ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
23 - ATÉ O ÚLTIMO HOMEM
24 - OS COWBOYS
25 - 50 TONS MAIS ESCUROS 

terça-feira, 25 de abril de 2017

CMTLGAQ : MÚSICA PARADA MUSICAL - FLASHBACKS - RESULTADO CMTLGAQ FLASHBACK (semana 17 a 24 de abril , 2017) . Uma única música retornou da semana passada . E advinha qual foi? Hung Up da Madonna que acaba de fazer 21 semanas na Parada Musical do Passado , mesmo assim ela ficou quase pendurada na 46° posição . 10 estreias apenas e 39 retornos compuseram o CMTLGAQ Flashback desta semana que levou ao N° 1 um verdadeiro grande clássico do começo dos anos 1980 : Holiday dela , Madonna .

   O PRIMEIRO single de Madonna lançado em 1982 foi Everybody , mas foi com Holiday que a futura Rainha do Pop viria a se tornar mundialmente famosa no ano seguinte . Um ano e alguns meses depois , Like A Virgin completou o serviço . Aqui ,  no CMTLGAQ Flashback ela fecha no topo com o hino Holiday .
   NÃO foi só com Holiday que Madonna dominou o CMTLGAQ Flashback e com Justify My Love , ela também chega na segunda posição . A música que teve seu vídeo banido da MTV em 1990 ainda não foi N° 1 por aqui , mas foi uma das que mais venceu na Batalha de Clássicos Anos 1990 . Madonna ainda aparece com Lucky Star , Vogue , Borderline e Hung Up , claro .
O 3° lugar fica o The Stylistics com Give A Little Love For Love , que também chega ao com Let's Put It All Together . Sumido por aqui , Paul Young volta com o clássico Everytime You Go Away em quinto . O sexto é da Paula Abdul , uma das maiores rivais de Madonna em fins dos 1980 e começo dos 1990 .
A música é a balada Rush , Rush . O When In Rome sempre volta à Parada Musical do Passado e sempre com o hit The Promise , ficando nesta semana com a sétima posição . Já Um Dia De Domingo de Gal Costa com Tim Maia (música é de Tim) aparece pela primeira vez aqui em oitavo .
Na nona posição o tecnopop do Information Society com How Long , Fechando muito bem as 10+ , It Must Have Been Love do Roxette

   O BAÚ foi aberto com a intenção de resgatar grandes clássicos dos anos 1980 , como aconteceu com Madonna , Michael e Thriller , The Stylistics , Paul Young , When In Rome , Foreigner , Tina Turner , Caetano Veloso , Roxette , Tim Maia , Falco , Cyndi Lauper , Rockwell e Ray Parker Jr. , mas algumas belezas estranhas e mais jovens também tiveram suas chances e Die Antwoord , Bjork , Smashing Pumpkins , Hurts , M.I.A. , MGMT . LMFAO , Jamiroquai e The Killers levantaram menos poeira . 

01° - HOLIDAY - MADONNA (R)

02° - JUSTIFY MY LOVE - MADONNA (R)
03° - GIVE A LITTLE LOVE FOR LOVE - THE STYLISTICS (*)

04° - LET'S PUT IT ALL TOGETHER - THE STYLISTICS (*)

05° - EVERYTIME YOU GO AWAY - PAUL YOUNG (R)
06° - RUSH , RUSH - PAULA ABDUL (R)

07° - THE PROMISE - WHEN IN ROME (R)

08° - UM DIA DE DOMINGO - GAL COSTA & TIM MAIA (*)
09° - HOW LONG - INFORMATION SOCIETY (R)

10° - IT MUST HAVE BEEN LOVE - ROXETTE (R)
11° - Undisclosed Desires - Muse (*)

12° - Lucky Star - Madonna (R)

13° - Vogue - Madonna (R)
14° - Betcha By Golly , Wow - The Stylistics (*)
15° - Army Of Me - Bjork (R)
16° - Paper Planes - M.I.A. (R)
17° - I Want To Know What Love Is - Foreigner (R)

18° - 1979 - The Smashing Pumpkins (R)

19° - Bring Me To Life - Evanescence (R)
20° - What's Love Got To Do With It - Tina Turner (R)

21° - Devolva-Me - Adriana Calcanhotto (R)

22° - Borderline - Madonna (R)
23° - Ugly Boy - Die Antwoord (*)
24° - Fatty Boom Boom - Die Atwoord (*)
25° - Sexy And I Know It - LMFAO (R)
26° - Kids - MGMT (R)
27° - You Get What You Give - New Radicals (R)
28° - Two Princes - Spin Doctors (R)
29° - All The Things She Said - t. A. T. u. (R)
30° - All These Things That I've Done - The Killers (*)
31° - Blind - Hurts (R)
32° - Mel Da Sua Boca - Copacabana Beat (R)
33° - Quem De Nós Dois - Ana Carolina (R)
34° - Disarm - The Smashing Pumpkins (R)
35° - Você Não Me Ensinou A Te Esquecer - Caetano Veloso (*)
36° - Depois - Marisa Monte (R)
37° - Thriller - Michael Jackson (R)
38° - Virtual Insanity - Jamiroquai (R)
39° - Ghostbusters - Ray Parker Jr. (R)
40° - Somebody's Watching Me - Rockwell (R)
41° - The Bad Touch - The Bloodhound Gang (R)

42° - Girls Just Want To Have Fun - Cyndi Lauper (R)
43° - Loverfool - The Cradigans (R)
44° - Men In Black - Will Smith (R)
45° - Rock Me Amadeus - Falco (R)

46° - Hung Up - Madonna (-08°)

47° - Gostava Tanto De Você - Tim Maia (R)
48° - Metamorfose Ambulante - Raul Seixas (R)

49° - Palco - Gilberto Gil (R)
50° - Gimme Gimme Gimme - Narada Michael Walden (*)