sábado, 20 de maio de 2017

CMTLGAQ : MÚSICA - BRASIL - MPB - 50 GRANDES NOMES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E SEUS SUCESSOS MARCANTES . De Geraldo Azevedo a Tiago Iorc e de Maria Bethânia a Maria Gadú , alguns dos maiores ídolos da MPB cada um no seu estilo ou influência que deixaram monumentos na cultura brasileira , sejam como compositores e intérpretes ou somente intérpretes . Confira o impacto na música que reis e rainhas fizeram HONESTAMENTE em nosso país .

   MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ,  conhecida MPB é a designação para o Pop , ou seja o que se toca nas rádios , que frequenta as paradas de sucesso , o que se é comercializado musicalmente em nosso país . Mas na década de 1960 , a Bossa Nova influenciou a música brasileira de tal maneira que os estilos sofreram uma união e o que seria apenas uma sigla , acabou se tornando um gênero musical , o mais importante e o que mais trouxe representantes na história da música nacional . Aqui , vou infelizmente falar de apenas 50 nomes , mas consciente e me sentindo culpado por não poder escrever sobra cada um dos representantes do Maior Gênero Musical Brasileiro .
   EM meados da década de 1960 surgiu a MPB que vinha de estilos diferentes , sendo que a maior influência sera da bossa nova . Há quem diga que a MPB pura é aquela que surgiu durante o Regime Militar e tem como maiores fundadores , Caetano Veloso , Gilberto Gil , Geraldo Azevedo , Elis Regina e outros gigantes da música . Mas a verdade é que a MPB abrange diversas vertentes por ter nascido de uma fusão de gêneros musicais e exatamente por isso , não pode-se dizer que MPB é somente a música de raiz nacional , mas sim um gênero que abraça culturalmente cada pedaço da contribuição da cultura musical que surgiu na época . Mesmo porque os programas de televisão foram os instrumentos que mais divulgaram a MPB . Com um pouco da cultura nordestina musical , do rock que chegou aqui graças a nomes como Os Mutantes , a soul music e também o samba de raiz , a nossa MPB . Vou tentar , com meu humilde conhecimento e utilizando os que disponho de preferências do gênero na minha playlist pessoal , um pouco do que chamamos de MPB e alguns de seus representantes , claro , de acordo com o que eu reconheço e analiso em matéria de música , não refletindo em nada as opinião importante de terceiros .

   PRIMEIRAMENTE eu gostaria de agradecer e dedicar esta matéria ao amigo Tiago Magalhães , grande fã da música brasileira , inclusive MPB , que me inspirou através de uma conversa no Instagram a escrever hoje sobre o assunto .

   DEPOIS deixar claro que não ordenei nomes em como representantes da MPB , mesmo porque estarei falando de influências . Todos são monumentais e cada um fez mais que compor ou cantar . Eles construíram uma história eterna .

01 - BELCHIOR - Influências : Rock e Blues
O nordestino Antônio Carlos Belchior trouxe do Ceará para o Brasil a sua música com fortes ligações ao rock e ao blues , mas sem deixar o toque brasileiríssimo da bossa nova fora da bagagem . Compositor (um dos maiores da história) , fez hinos para estrelas como Elis Regina , Fagner e Vanusa e é o criador do clássico Como Nossos Pais , até hoje regravado . Belchior faleceu em 30 de abril de 2017 , o que fez o país perceber que hoje há um vazio enorme em nossa cultura musical , mas que podemos resgatar graças ao seu legado .
Uma música inesquecível : Divina Comédia Humana

02 - SEU JORGE - Influências : Samba , Soul Music , R&B , Funk e Pagode .
Jorge Mário da Silva do Rio de Janeiro é a prova de que a MPB pode ganhar elementos sem perder seu estilo . Classificado como principalmente cantor de samba-rock , Seu Jorge começou a carreira musical em 1988 com um grupo que tocava reggae , rap e funk carioca , mas foi a partir de 2000 que graças a sua experiência em vários estilos , o astro que também é ator , se revelou como um grande nome da música nacional .
Uma música inesquecível : Mina do Condomínio

03 - NANDO REIS -  Influências : Rock , Pop Rock e Indie .
O ex-Titã José Fernando Gomes dos Reis , mais conhecido como Nando Reis veio do grupo de pop rock Titãs como baixista e antes mesmo de criar uma carreira solo , já era compositor reconhecido e trabalhou com Cássia Eller , Skank , Cidade Negra e Wanessa Camargo . Apesar de estar enraizado no rock , o cantor tem a sonoridade de quem faz MPB pura e simples (se bem que MPB não é pura e nem simples) . Amigo e parceiro de Cássia Eller , é o dono de O Segundo Sol , um dos maiores hits nacionais de todos os tempos .
Uma Música inesquecível : Por Onde Andei

04 - WILSON SIMONAL - Influências : Bossa Nova , Rock , Soul Music e Chá-Chá-Chá .
Carioca , Wilson Simonal de Castro teve o Brasil cantando suas músicas entre as décadas de 1960 e 1970 , mas seu trabalho continuou até dois anos antes de sua morte , em 2000 . Dono de uma capacidade inigualável de parecer tão natural em seu próprio estilo , foi o compositor de Tributo a Martin Luther King . Sua obra completa , que inclui atuação , soma mais de 85 trabalhos .
Música Inesquecível : Nem Vem Que Não Tem

05 - MARISA MONTE - Influências : Samba , Bossa Nova , Rock , Pop , Sertanejo , Tropicalismo , Jazz e Música Clássica
A Produtora , compositora , cantora e multi instrumentista carioca Marisa de Azevedo Monte é vencedora de inúmeros prêmios da música nacional e internacional que inclui 4 Grammys Latinos , além de ser reconhecida pela revista Rolling Stones como a Segunda Maior Cantora do Brasil . Sua carreira começou fora do país em 1987 e logo depois , em 1989 ela estourou no Brasil com o sucesso Bem Que Se Quis . A Cantora não possui críticas negativas e nem trabalhos considerados fracos ou ruins , sendo que dois de seus álbuns estão na lista dos 100 Melhores Discos Brasileiros .
Música Inesquecível : Segue o Seco

06 - TOQUINHO - Influências : Samba , Bossa Nova e Tropicalismo .
O Cantor Antônio Pecci Filho , violonista e compositor de São Paulo é um dos  responsáveis por Aquarela , simplesmente uma das músicas mais conhecidas no Mundo e a preferida de estudantes e professores . Parceiro de Vinícios de Moraes e Jorge Bem , teve seu primeiro sucesso Que Maravilha lançado em 1970 . Toquinho com quase 71 anos e continua em atividade .
Música Inesquecível : Aquarela

07 - JAIR RODRIGUES - Influências : Samba , Sertanejo , Bossa Nova e Rap
Jair Rodrigues de Oliveira veio do interior paulista e fez grande sucesso nos anos 1650 , quando se consagrou um dos primeiros negros a arrebatar legiões de fãs pelo país . Trabalhou com Elis Regina ,  é pai de Jairzinho (Hoje Jair Oliveira) e Luciana Mello , também cantores . O cantor e compositor é dono de uma obra de 45 discos e antes do estrelato trabalhou como engraxate , pedreiro e mecânico , além de ter servido ao militarismo obrigatório . Há quem diga que Jair criou o rap com a música Deixa Isso Pra Lá . Morreu em 2014 aos 75 anos .
Música Inesquecível : Disparada

08 - ADRIANA CALCANHOTTO - Influências : Pop , Bossa Nova e Samba
Cantora , compositora e intérprete gaúcha Adriana da Cunha Calcanhotto apareceu em 1989 com a ótima Naquela Estação que viria a fazer parte do disco de estreia no ano seguinte . Com sua característica voz que remete à calma e despreocupação , a cantora ao longo dos anos acumulou uma série de hits e dentre eles , Devolva-Me de Renato Barros e Lílian Knapp que fez enorme sucesso .
Música Inesquecível : Devolva-Me

09 - SANDRA DE SÁ - Influências : Samba Rock , Soul Music , R&B , Dance Music , Pop , Funk e Jazz
Sandra Cristina Frederico de Sá é mais uma cantora carioca conhecida por ser capaz de ir do pop dançante ao romantismo com base no R&B e funk sem problema algum . Seu primeiro trabalho data de 1980 quando o Brasil dançou ao som de Olhos Coloridos . Sua voz e estilo musical se compara ao de Tim Maia mantendo a brasilidade mas com forte influência na música americana . Também gravou obras de Herbert Vianna , Marina Lima , Carlinhos Brown e Djavan , mostrando versatilidade incrível .
Música Inesquecível : Bye Bye Tristeza

10 - ELZA SOARES - Influências : Samba , Rock , Jazz , Bossa Nova e Samba Enredo
A Carioca Elza da Conceição Soares possui uma contradição em sua data de nascimento , podendo ter 79 anos ou 86 . Foi casada com a lenda do futebol brasileiro Garrincha . Começou a cantar aos 12 anos de idade e foi lançada em Shows de Calouros , onde provou que tinha um vasto conhecimento da música internacional . Seu primeiro disco chegou em 1960 , décadas depois que começou a se apresentar em programas de rádios . Elza tem a capacidade de cantar como as melhores cantoras de jazz e blues , com voz rouca e rasgante podendo atingir notas altíssimas .
Música inesquecível : A Carne (Negra)

11 - GONZAGUINHA - Influências : Samba , Pop , Rock e Bossa Nova
Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu no Rio de Janeiro , mas é filho do lendário pernambucano Luiz Gonzaga . Começou a compor aos 14 anos de idade e teve seu primeiro trabalho reconhecido em 1971 . Era crítico e polêmico e ia de contra ao Governo do Brasil , onde criticava sem medo através de muitas de suas composições . Gonzaguinha faleceu ao 42 anos em 1991 .
Música Inesquecível : Sangrando

12 - DANIELA MERCURY - Influências : Axé , Pop , Samba e Reggae
A baiana Daniela Mercuri de Almeida Verçosa começou como como back vocal da Banda Eva em 1986 , mas só conseguiu o sucesso em carreira solo em 1990 , um ano antes de lançar seu primeiro disco Daniela Mercury de 1991 . Antes disso , a cantora conseguiu chegar ao topo das paradas de todo o país com o single Swing da Cor , quando a mídia chegou a compará-la a Madonna Brasileira . Além de cantora e compositora , também é instrumentista , produtora e jurada musical . Mantendo o axé como principal estilo de sua carreira a cantora possui inúmeros sucessos .
Música Inesquecível : Nobre Vagabundo

13 - FAGNER - Influências : Pop Romântico e Rock
Cearense , Raimundo Fagner Cândido Lopes começou sua carreira em Brasília ao lado de Belchior e em 1971 gravou seu primeiro compacto e no mesmo ano teve sua primeira composição gravada por Elis Regina . Seu primeiro álbum oficial de estúdio saiu em 1973 , Manera Fru Fru , Manera . Seu sucesso comercial varia a cada década podendo se mostrar mais intimista ou estourar de maneira absoluta como Borbulhas de Amor dos anos 1990 .
Música inesquecível : Borbulhas de Amor

14 - ANA CAROLINA - Influências : Samba , Pop , Bossa Nova e Jazz
A mineira Ana Carolina Souza apesar de ter começado a cantar ainda aos 18 anos em barzinhos , estourou no Brasil com a música Garganta do álbum de estreia de 1999 . Dona de uma infinidade de sucessos em 18 anos de carreira , Ana Carolina é conhecida pela voz forte , grave e incrivelmente profissional desde o começo . A cantora que possui 28 músicas em trilhas sonoras de novelas e séries esteve em evidência recentemente com o álbum ao vivo #AC .
Música inesquecível : Quem de Nós Dois

15 - BETH CARVALHO - Influências : Bossa Nova e Samba / Samba Enredo
Também carioca , Elizabeth Santos Leal de Carvalho começou na bossa nova em 1968 quando gravou seu primeiro trabalho , O Som e o Tempo .  Mas antes disso já tinha trabalhos desde 1965 . Trabalhou com Cartola , Zeca Pagodinho , Fundo de Quintal e Nelson Cavaquinho , quando enveredou para o samba e o pagode . Durante o período em que gozava de plena saúde , a sambista fez turnês em diversos países que incluiu boa parte da Europa e até mesmo EUA e Canadá . Considerada a Rainha das Escolas de Samba , Beth Carvalho sempre demostrou seu amor e carreira ao gênero , do qual recebeu muitas homenagens .
Música Inesquecível : Sereia

16 - ROBERTO CARLOS - Influências : Bossa Nova , Pop Romântico , Rock e Soul Music .
O Rei Roberto Carlos Braga foi um dos precursores do rock brasileiro ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa , mas nos anos 1950 e 1960 ele estava na onda da bossa nova . Na década de 1970 com o fim da Jovem Guarda , Roberto Carlos passou a cantar mais para o romantismo e ficou nesse estilo até os dias de hoje . Até 10 anos atrás , as vendas de seus discos ainda ultrapassam 1 milhão de cópias  e isso começou a mais ou menos 40 anos antes . Entre 1959 e 2017 o Rei produziu cerca de 200 trabalhos entre singles , compactos , álbuns e DVDs em carreira solo , com Erasmo Carlos ou com a Jovem Guarda .
Música inesquecível : As Baleias


17 - ELIS REGINA - Influências : Bossa Nova , Jazz , Pop e Samba
Elis Regina Carvalho Costa , gaúcha fixada em São Paulo é considerada a Maior Cantora Brasileira de Todos Os Tempos . Faleceu jovem demais antes de completar 37 anos e mesmo 35 anos após sua morte , ainda mantém seu nome no topo da MPB . Ainda em Porto Alegre começou a se apresentar em programas de rádios aos 13 anos e foi em 1964 que Elis começou a buscar realmente o sucesso , quando teve aulas de postura , justamente o que mais chamava a atenção era além de sua voz , claro , a presença de palco inigualável . Em 1974 fez parceria com Tom Jobim que resultou em um disco de bossa/MPB chamado Elis & Tom que de onde saiu o clássico Águas de Março , o segundo maior clássico da música brasileira . Com Belchior , gravou o hino Como Nossos Pais e foi justamente no vídeo dessa música que o país se rendeu a sua incrível capacidade de interpretação . Elis faleceu em 19 de janeiro de 1982 , deixando o Brasil chocado .
Música inesquecível : Como Nossos Pais

18 - MARIA BETHÂNIA - Influências : Samba e Bossa Nova
Maria Bethânia Viana Teles Veloso é irmã de outro ícone da MPB , Caetano Veloso . É conhecida como a Rainha da MPB e possui a maior legião de fãs do gênero , que inclui um público de todas as idades , estilos e gêneros musicais o que a eleva ao patamar de O Maior Nome da MPB da Atualidade há várias décadas . Baiana , mudou-se para Salvador nos anos 1960 onde trabalhou com Tom Zé , Gal Costa e Gilberto Gil , mas foi em 1965 convidada por Nara Leão para substituí-la que Maria Bethânia mudou a vida de muita gente . Seu primeiro álbum solo de estúdio saiu no mesmo ano e foi nomeado Maria Bethânia . Depois de 33 álbuns de estúdio lançados e várias coletâneas e Ao Vivo , a Rainha ainda está em plena atividade com a voz e atitude inabaláveis .
Música Inesquecível : Tá Combinado

19 - MARINA LIMA - Influências : Pop , Dance Music , Rock e Soul Music
Marina Correia Lima nasceu no Rio de Janeiro , mas ainda criança mudou-se para Whashington , EUA até os 22 anos de idade . Sua carreira musical teve início em 1977 quando gravou Meu Doce Amor de Gal Costa . Seu primeiro álbum saiu em 1979 intitulado Simples Como Fogo , mas foi nos anos 1980 que a cantora e compositora viria a se tornar uma das maiores estrelas da música pop nacional com o excelente Fullgás de 1984 . Com Próxima Parada de 1989 Marina fez o Brasil dançar ao som da perfeita À Francesa , uma ótima obra pop e dance music com base na música soul americana .O último registro musical da cantora foi o álbum ao vivo No Osso de 2015.
Música inesquecível :Uma Noite e Meia .


20 - CHICO BUARQUE - Influências : Choro , Samba e Bossa Nova
Francisco Buarque de Hollanda é músico , dramaturgo e escritor carioca reconhecido como um dos maiores nomes da música popular brasileira . Apesar de começado antes , foi em 1966 que ganhou destaque com seu primeiro disco de estúdio Chico Buarque de Hollanda . Durante o Regime Militar , auto-impôs exílio na Itália voltando em 1970 com livro e ainda mais relacionado à Política Brasileira e mais ativamente crítico quanto democratização . Sua primeira música de composição aconteceu aos 15 anos de idade , participou de festivais de música popular brasileira onde conheceu Elis , Nara Leão e Geraldo Vandré . Culto e formado em Arquitetura e Urbanismo , foi convidado para lecionar na Universidade de Roma . Para Chico , os anos 1970 e 1980 foram marcados por lançamentos de grandes obras da literatura e críticas ao Regime Militar . A impressionante obra de Chico Buarque reúne 52 álbuns de estúdio , videografia de 17 títulos , 8 livros , 5 peças teatrais e 5 filmes .
Música Inesquecível : Olhos nos Olhos

21 - MILTON NASCIMENTO - Influências : Jazz , Samba-Canção , Folk , Rock , Música Alternativa , Pop e Progressivo
Milton do Nascimento , carioca Vencedor do Grammy de Melhor Álbum de World Music em 1988 . Sua primeira gravação registrada data de 1962 , Barulho de Trem e tocou em bares noturno de BH com Wagner Tiso . Muito diversificado , Milton esteve envolvido com a maioria dos grandes nomes da MPB e nessa época nasceu o hino Canção da América , utilizada no funeral de Ayrton Senna em 1994 .
Música inesquecível : Coração de Estudante

22 - CAETANO VELOSO - Influências : Tropicalismo , Bossa Nova , Rock Psicodélico e Folk
Caetano Emanuel Viana Teles Veloso , irmão de Maria Bethânia e outros nomes de uma grande família , é músico , produtor , instrumentista , arranjador e escritor . Violonista desde muito pequeno , nos anos 1960 conheceu Tom Zé , Gilberto Gil e Gal Costa . Seu primeiro trabalho gravado foi em 1965 com o compacto Cavaleiro/Samba em Paz , depois se ligou ao movimento tropicalista . A Billboard o classificou com o 4° Maior Cantor da Música Brasileira . Caetano Veloso já trabalhou com praticamente todos os nomes da MPB e com o mega hit Sozinho de Peninha obteve sucesso enorme nas rádios entre 1998 e 2000 .
Música inesquecível : Meia Lua Inteira

23 - GERALDO AZEVEDO - Influências : Bossa Nova , Música Nordestina de Raiz e Forró
Geraldo  Azevedo Amorim é conhecido por resgatar as influências da música nordestina do nordeste , dando destaque para o baião e frevo . Cantor , compositor e grande violonista , Geraldo fez trabalhos importantes com Zé Ramalho , Alceu Valença e Elba Ramalho e apesar de ser de São Paulo , passou um longo período no nordeste do país , de onde tira uma vasta influência artística . Em 1965 formou o grupo Raiz em Recife e anos depois se mudou para o Rio de Janeiro e durante a ditadura , foi preso e torturado . Já nos anos de 1970 veio os primeiros álbuns e longa parceria Geraldo Azevedo & Alceu Valença que trouxe ao Brasil o elogiado Quadrafônico . Sendo referência musical para muitos artistas da música brasileira , Geraldo tem composições de uma incontável quantidade de músicos .
Música inesquecível : Como Flor

24 - CARTOLA - Influências : Samba
Angenor de Oliveira é um monumento da poesia , composição , cantoria e instrumento musical (violão) que nasceu no Rio de Janeiro em 1908 , falecendo aos 72 anos em 1980 . Responsável por obras-primas como Alvorada , Alegria e Acontece , o músico e poeta respeitável só gravou apenas 4 discos já na década de 1970 . Cartola é fundador da Estação Primeira da Mangueira , Escola de Samba que teve seu primeiro samba enredo composto por ele .
Música Inesquecível : Acontece

25 - TIM MAIA - Influências : Soul Music , R&B , Bossa Nova , Baião , Samba e Funk
Sebastião Rodrigues Maia , cantor de Niterói que morou nos EUA onde recebeu influências em sua música , tornando-se único aqui no Brasil . Voz grave , rouca e forte o bastante para tornar cada composição sucesso imediato . Em 1957 fundou a banda The Sputniks , que contou com Roberto Carlos , Erasmo Carlos e teve grande importância na vida de Jorge Ben . Seu primeiro disco após a volta dos EUA saiu em 1970 e anos mais tarde seria chamado de O Síndico Tim Maia . Músicas eternas foram criadas pelo cantor que faleceu em 1998 , como Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar) , Primavera , Azul da Cor do Mar e Gostava Tanto de Você . Tim cantava o que lhe acontecia e isso de alguma forma atraía o público e a mídia .
Música inesquecível : Azul da Cor do Mar

26 - OS MUTANTES - Influências : Rock , Rock Psicodélico , Rock Progressivo e Tropicalismo
Arnaldo Baptista , Rita Lee , Sérgio Dias , Liminha e Dinho Leme normalmente não seriam classificados como componentes de uma banda de MPB , mas como eu disse antes , a música popular brasileira é uma junção de estilos e gêneros importantes . Também surgiram na década de 1960 e seu primeiro compacto simples trazia Apocalipse e Suicida , músicas reconhecidos como os primeiros passos da banda . Na década seguinte a banda atingiu seu auge , tornando-se a maior referência do rock psicodélico no país . Exatamente no ano de 1970 , A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado foi lançado e se tornou um marco na trajetória da banda . Em 1972 Rita Lee abandona os vocais dos Mutantes e abraça carreira solo , deixando a banda seguindo um estilo mais progressivo nos anos seguintes . A banda acabou no fim dos anos 1970 , mas deixou um registro único numa das fases mais ricas da música nacional .
Música inesquecível : Ando Meio Desligado

27 - LUIZ GONZAGA - Influências : Música de Raiz Nordestina , como Baião , Forró , Xaxado , Arrasta-Pé , Quadrilha e Xamego .
Luiz Gonzaga do Nascimento , pernambucano , pai de Gonzaguinha e um dos nomes mais importantes da música nordestina . Criador do hino imortal Asa Branca , surgiu na árida terra de Araripe tocando sanfona numa feira  e que seria o ponto de partida para suas primeiras composições , como Pé de Serra . Assim que deu baixa no Exército , foi para o Rio de Janeiro e passou a tocar acordeão nos bares da Lapa . Asa Branca nasceu já em seu retorno ao nordeste em 1947 e daí Luiz começou a ser considerado o Maior Cantor Nordestino do País , chamado de o Rei do Baião . Luiz Gonzaga morreu em 2 de agosto de 1989 , apenas 2 anos antes de seu filho Gonzaguinha .
Música inesquecível : Asa Branca

28 - ZECA BALEIRO - Influências : Rock , Pop ...O cantor não gosta de ser rotulado , então MPB .
José Ribamar Coelho Santos é de origem maranhense e já teve músicas interpretadas por Simone , Gal Costa , Elba Ramalho , Luíza Possi , Cláudia Leite e outros grandes nomes da MPB . Além de cantor , instrumentista e compositor , também é cronista e escreve uma coluna na revista Isto É! Zeca só gravou seu primeiro álbum 12 anos após já ter iniciado sua carreira musical e entre suas maiores obras estão Acústico MTV e A Flor da Pele . O Cantor fez muito sucesso com Lenha do disco ao vivo Baladas do Asfalto e Outros Blues .
Música inesquecível : Palavras e Silêncio


29 - CLARICE FALCÃO - Influências : Indie Rock , Pop e Bossa Nova
Clarice Franco de Abreu Falcão é uma pernambucana de 27 anos que começou sua carreira como atriz em 2006 . Humorista , iniciou seu canal no YouTube ao lado de Fábio Porchat , Gregório Duvivier , Letícia Lima , Júlia Rabello , Rafael Infante e Marcos Veras no Porta dos Fundos . Seu primeiro trabalho musical saiu em 2013 , Monomania que foi muito bem-aceito pelo público que lotou os shows da cantora . A Música O Que Faz Você Feliz? do comercial do Grupo Pão de Açúcar foi justamente um de seus maiores sucessos até o momento . Clarice tem 3 álbuns de estúdios lançados e vários filmes .
Música inesquecível : Eu Escolhi Você

30 - VANDER LEE - Influências : Bossa Nova , Pop e Samba
Vanderli Catarina de Belo Horizonte foi um cantor e compositor brasileiro que variava de estilos , indo do samba ao rock sem problemas . Começou a carreira em 1986 e no ano seguinte já fazia shows pelo Brasil . Em sua obra completa de álbuns independentes ou de gravadoras , Vander lançou 9 trabalhos . O Cantor faleceu recentemente , em 2016 .
Música inesquecível : Estrela

31 - MARIA RITA - Influências : Samba , Jazz e Bossa Nova
Maria Rita Camargo Mariano é filha da maior cantora do Brasil , Elis Regina . Profissionalmente , a cantora só começou aos 24 anos e logo de início achou o reconhecimento artístico pelo público e crítica , vencendo nada menos que 11 prêmios do Grammy Latino . O primeiro álbum , Maria Rita , saiu em 2003 e vendeu mais de 180 mil cópias , levando Maria a entrar em turnê por vários países da América Latina , América Central , Europa e até mesmo a Ásia . Seu último trabalho foi lançado em 2016 e se trata de um álbum ao vivo gravado na Lapa .
Música inesquecível : Cupido

32 - OSWALDO MONTENEGRO - Influências : Rock progressivo , Música Rural e Bossa Nova
Oswaldo Viveiros Montenegro nasceu no Rio de Janeiro e desde aos 3 anos de idade já tinha familiaridade com instrumentos musicais , como violão , piano e cantava sem nunca ter estudo música . Ainda criança , mudou-se com os pais para Minas Gerais e compôs sua primeira música . Com outra mudança , desta vez para Brasília , Oswaldo com 17 anos em 1971 decidiu finalmente seguir a carreira de cantor . Com mais uma mudança , sua terra de origem , em 1979 ele conseguiu seu primeiro grande sucesso , Bandolins . Lua e Flor de 1997 foi um sucesso estrondoso . Seu último trabalho até agora foi o álbum Perfume de Memória de 2016 , trilha sonora do filme de mesmo nome .
Música inesquecível : Bandolins


33 - MARIA GADÚ - Influências : Pop , Rock , Bossa Nova , Samba , Blues e Jazz
Mayara Corrêa Aygadoux é uma cantora , compositora violonista paulistana da MPB de 31  anos que começou a gravar suas músicas aos 7 anos de idade . Já aos 13 , se apresentava em São Paulo antes de se mudar para o Rio de Janeiro onde ganhou destaque ao cantar o clássico francês Ne Me Quitte Pas para Jayme Monjardim , que além de incluir a música na minissérie Maysa , ainda a escalou para o elenco . Em 2009 , prestes a lançar seu primeiro disco , a cantora já estava sob os holofotes por causa de sua voz , talento e estilo inegavelmente fantásticos . Se apresentou com outros grandes nomes da MPB e até mesmo da música internacional . Atualmente a jovem já possui 7 álbuns lançados e várias de suas músicas em trilhas sonoras .
Música inesquecível : Shimbalaiê

34 - LUIZ MELODIA - Influências : Soul Music , Blues e Samba
Luiz Carlos dos Santos , carioca , é um cantor e compositor filho do também compositor e sambista Oswaldo Melodia . Seu primeiro LP surgiu de um festival de música da TV Globo em 1973 e de lá para cá , ficou famoso por sua obra que contem 16 álbuns lançados e 14 trilhas de novelas e minisséries . Codinome Beija-Flor é um de seus maiores sucessos composto por Ezequiel Neves .
Música inesquecível : Pérola Negra

35 - MARTINHO DA VILA - Influências : Samba e Jazz
Martinho José Ferreira nascido no Rio de Janeiro , surgiu como cantor e compositor em 1967 , mas foi antes em 1965 na Unidos da Vila Isabel que Martinho (daí o "da Vila") cresceu e em 1995 foi o segundo sambista a vender mais de 1 milhão de cópias com Tá Delícia , Tá Gostoso , álbum que traz o sucesso Devagar , Devagarinho . Também produtor e escritor , já publicou 12 livros e sua discografia marca 50 discos lançados . Premiado e reconhecido como um dos maiores nomes da música tanto aqui quanto no exterior , Martinho da Vila é pai de 8 filhos , incluindo a cantora e compositora Mart'Nália .
Música Inesquecível : É Um Tal do Meu Peito Doer

36 - GILBERTO GIL - Influências : Tropicalismo , Samba , Forró , Reggae , Rock Experimental e World Music
Gilberto Passos Gil Moreira de Salvador , Bahia é um dos maiores nomes da Tropicália , movimento que teve como participantes Caetano Veloso , Gal Costa , Tom Zé e muitos outros . Foi Ministro da Cultura de 2004 a 2008 e também Embaixador da ONU . Em 1968 entrou para o Movimento Tropicalista e foi criador de vários sucessos na década de 1980 , incluindo o hit Realce .
Música inesquecível : Vamos Fugir

37 - ZÉLIA DUNCAN - Influências : Rock , Samba , Reaggae e Pop
Zélia Cristina Duncan Gonçalves Moreira , cantora e compositora de Niterói , cantou aos 16 anos Fazenda de Milton Nascimento para um concurso da Funarte (Brasília) em 1981 e conseguiu o primeiro lugar . De volta ao Rio , participou de back vocals de José Augusto e Bebeto até chegar ao seu primeiro trabalho próprio , Caos , uma peça teatral que ganhou esse nome porque nada era de fato fácil . Seu primeiro disco veio em 1990 intitulado de Outra Luz . Regravou o clássico de Tanita Tikaram (cantora de igual sonoridade vocal) Cathedral e nunca mais saiu da mídia , onde trouxe contribuições fantásticas .
Música inesquecível : Alma

38 - ZÉ RAMALHO - Influências : Rock , Blues , Folk , Forró , Progressivo , Country , Pop e Jazz
José Ramalho Neto , é paraibano , cantor , compositor e primo da cantora Elba Ramalho com quem já trabalhou . Seu primeiro trabalho solo veio em 1974 na trilha do filme Nordeste : Cordel , Repente e Canção  , que na época já misturava os gêneros rock e forró . A sequência aconteceu no ano seguinte já no Rio de Janeiro , considerado seu primeiro trabalho realmente solo e de estúdio ,com Zé Ramalho . Na década de 1990 voltou a se tronar ícone de seu próprio e também único estilo com Admirável Gado Novo , tema da novela O Rei do Gado . Sua obra compõem 18 álbuns de estúdio , 2 coletâneas , 2 ao vivo e 3 Box's , além de inúmeras participações em músicas inéditas com outros astros e alguns covers .
Música inesquecível : Avôhai

39 - CÁSSIA ELLER - Influências : Jazz , Rock (Alternativo , Grunge e Punk Rock) , Pop , Blues e Samba
Cássia Rejane Eller foi provavelmente a maior intérprete da música no geral do Brasil , utilizando quase todos os estilos nos palcos . Também grande violonista , faleceu em 2001 aos 39 anos não sem antes deixar marca profunda na música brasileira . Surgiu nas rádios em 1989 com um cover da Legião Urbana , Mudaram as Estações e em 1990 trouxe seu primeiro álbum , Cássia Eller . Fortemente ligada às influências de Janis Joplin e Jimmy Hendrix , a cantora também trabalhou bastante com Nando Reis , cujos estilos eram parecidos . De Nando reis , veio a maravilhosa canção de Cássia , O Segundo Sol . A carioca era de uma capacidade vocal fantástica e conseguia adaptar sucessos à sua maneira com incrível facilidade .
Música inesquecível : O Segundo Sol

40 - GAL COSTA - Influências : Bossa Nova e Samba
Maria da Graça Costa Penna Burgos é uma cantora baiana que participou do Movimento Tropicalista e também trabalhou com uma infinidade de outros ídolos da música  na época . Seu primeiro trabalho gravado registrado aconteceu no disco de Maria Bethânia em 1965 e também com Caetano Veloso e Gilberto Gil . Gal Costa, o primeiro trabalho solo foi lançado em 1969 e trazia a canção Baby . De 1970 até 2015 , Gal realizou grandes obras que inclui diversas trilhas sonoras e gravações de shows em álbuns .
Música inesquecível : Um Dia de Domingo

41 - NEY MATOGROSSO - Influências : Samba , Pop , Rock Progressivo , Bossa Nova e Jazz 
Ney de Souza Pereira realmente nasceu no Mato Grosso do Sul e iniciou sua carreira musical no Secos & Molhados , grupo que durou apenas um pouco mais de 1 ano mas deixou uma fantástica história . Do grupo , Ney foi o que mais obteve sucesso em carreira solo . Depois do grupo , em 1974 , Ney começou a interpretar músicas de outros nomes da MPB até que em 1981 lançou o super sucesso Homem com H . Reconhecido como um verdadeiro showman , o astro manteve relações musicais com Cazuza , Rita Lee e Ângela Rô-Rô .
Música inesquecível : Destino Aventureiro


42 - NEGRA LI - Influências : Hip Hop , R&B e Soul Music
Liliane de Carvalho é uma cantora , compositora , rapper e atriz de São paulo conhecida tanto por seu talento nos palcos , como por sua beleza . Trazendo na bagagem influências da música gospel , devido às igrejas que frequentava enquanto criança , a bela Negra trabalhou com Gabriel , O Pensador , Carlinhos Brown , Skank , Pitty , Jeito Moleque , Charlie Brown Jr. , Mano Brown , Marcelo D2 , entre muito outros incluindo Akon . Apesar da influência rapper , Negra Li possui uma voz maravilhosa que remete mais ao estilo de Whitney Houston ou Mariah Carey . Seu primeiro trabalho de estúdio oficial é o aclamado Guerreiro , Guerreira de 2004 . Ponto forte em participações é sua performance majestosa na música Ainda Gosto Dela do Skank , no qual também participa de maneira invejável no vídeo gravado em New York .
Música inesquecível : Volta Pra Casa

43 - ZECA PAGODINHO - Influências : Samba , Alto-Partido e Pagode
Jessé Gomes da Silva Filho , o maior pagodeiro do Brasil (e do Mundo) começou a surpreender ainda muito novo nas chamadas Rodas de Samba . Nascido em Irajá no Rio de Janeiro , Zeca frequentou as mesmas mesas que Beth Carvalho , lançou seu primeiro disco em 1983 com o título de Camarão Que Dorme a Onda Leva e em 1999 com Descobri Que Te Amo Demais do álbum Ao Vivo , levou o pagode a níveis nunca antes alcançados . Sua discografia soma 27 álbuns , incluindo acústicos , coletâneas e especiais .
Música inesquecível : Descobri Que Te Amo Demais

44 - VANESSA DA MATA - Influências : Pop , R&B , Música Caipira e Dance Music
Vanessa Sigiane da Mata Ferreira vem de ascendência indígena do Mato Grosso , de onde herdou boa parte da cultura graças ao seu avô . Ainda criança , ouviu de tudo , de Tom Jobim a Luiz Gonzaga . O primeiro álbum veio em 2002 , Vanessa da Mata e com ele um sucesso comercial imenso . Ai , Ai , Ai caiu na boca , ouvidos do povo e na trilha da novela Belíssima e mais sucessos do disco viriam logo depois . Em 2007 Vanessa vendeu mais de 600 mil cópias do terceiro disco , Sim
Música inesquecível : Boa Sorte/Good Lucky 

45 - WANDO - Influências : Samba , Rock e Música Romântica
Wanderley Alves dos Reis , nascido no interior de Minas Gerais , foi taxado como cantor de música brega . Não uma crítica negativa , mas somente mais uma designação para um estilo que foi tendência na época . Começou a cantar em 1969 , mas somente conseguiu o sucesso em 1973 com seu primeiro disco homônimo . Na década de 1980 Wando se tornou o maior cantor do estilo , sendo adorado pelo público feminino , o qual presenteava o astro com suas calcinhas . Fogo e Paixão de 1985 é um dos seus maiores êxitos nas rádios e nos programas de TV . Wando faleceu em 2012 aos 66 anos , mas até então continuava em atividade . 
Música inesquecível : Chora Coração

46 - DJAVAN - Influências : Jazz , Samba , Bossa Nova , Xote , Blues , Soul Music e Música Regional
Djavan Caetano Viana , cantor , compositor , produtor e violonista da MPB nascido em Maceió é conhecido por conseguir retratar em suas composições as cores . Utilizando elementos que remetem à calmaria e ao conforto , seu trabalho é uma mistura de gêneros que até hoje ninguém conseguiu fazer igual . No anos de 1970 , Djavan compôs mais de 60 músicas incluindo Fato Consumado que lhe abriria as portas em definitivo para o estrelato . A Voz , o Violão , a Música de Djavan foi lançado no ano seguinte e com ele , Flor de Lis . Ainda em atividade , o cantor de Oceanos já lançou 27 álbuns de 1973 a 2015.
Música inesquecível : Oceanos 

47 - ALCEU VALENÇA - Influências : Frevo , Worldbeat e Baião
Alceu Paiva Valença , pernambucano que fez parceria com Geraldo Azevedo durante um bom tempo e com quem lançou seu primeiro disco em 1972 , o tão famoso Quadrifônico . Formado em Direito , o cantor manteve suas raízes musicais em toda a sua carreira até os dias de hoje . São 50 trabalhos de 1972 a 2016 em forma de discos e todos voltados para o seu estilo .
Música inesquecível : Girassol

48 - RITA LEE - Influências : Rock , Pop Rock , Pop , dance Music , Disco Music , Glam Rock , Hard Rock , Bossa Nova e New Wave
Rita Lee Jones , também conhecida como a primeira Rainha do Rock Nacional foi vocalista dos Mutantes nas décadas de 1960 e 1970 . Sempre irônica e muito aberta a novas tendências , a irreverente cantora dominou durante décadas o título de Maior Cantora de Rock do Brasil , embora tenha experimentado uma vasta lista de estilos diferentes . Também multi-instrumentista , está na 15° posição das Maiores Cantoras do Brasil segundo a Rolling Stones Brasil . Seu primeiro trabalho solo , mas ainda como integrante dos Mutantes nasceu em 1970 com o título de Build Up .
Música inesquecível : Bwana

49 - TIAGO IORC - Influências : Pop , Bossa Nova , Indie Rock , Rock e Folk
Tiago Iorczeski , o cantor de 31 anos da nova geração da MPB nasceu em Brasília . Atualmente já é cantor , compositor , produtor musical e multi-instrumentista . Seu primeiro álbum chamado Let Yourself In foi criado em 2008 e contém 10 faixas cantadas totalmente em inglês . Também ator , lançou seu último álbum de estúdio em 2015 que repercute até hoje . 
Música Inesquecível : Bang (Anitta) 

50 - O NÚMERO 50 TRAZ QUASE TODOS OS OUTROS NOMES QUE NÃO FICARAM EM DESTAQUE , MAS QUE TEM IGUAL IMPORTÂNCIA NA MPB : Tom Zé , Paulinho da Viola , Vinícius de Moraes , Edu Lobo , Geraldo Vandré , João Gilberto , Chitãozinho & Xororó , Sandy , Zezé Di Camargo & Luciano , Vanusa , Wanderléa , Zizi Possi , Luíza Possi , Ângela Rô-Rô , Adriana , Roupa Nova , paulo Ricardo , Paulinho Moska  e uma infinidade de nomes que infelizmente serão lembrados uma outra hora . 

quarta-feira, 17 de maio de 2017

CMTLGAQ : MÚSICA - PARADA MUSICAL - FLASHBACK - RESULTADO CMTLGAQ FLASHBACK (semana 08 a 16 de maio , 2017) . A última Edição do CMTLGAQ Flashback como conhecemos ficou marcada pelo primeiro Top de Katy Perry na Parada Musical do Passado , a primeira semana em 21 em que não veio Hung Up da Madonna , nenhuma permanência em relação à semana anterior e a homenagem a Belchior que foi lembrado com nada menos que 6 clássicos . E por falar em clássicos , Debbie Gibson com Lost In Your Eyes , um dos primeiros tops aqui , retorna entre as 10 mais .

   ELA está mandando na Batalha de Clássicos Musical Anos 2000 e já foi primeiro lugar no Top Hits e agora a musa da galera teen tem seu primeiríssimo (e último , porque o CMTLGAQ Flashback não vai voltar mais...como antes!) top no Flashback . Katy Perry é a força pop em pessoa e não parece que vai parar tão cedo . Hoje ela debuta com Dark Horse ft. Juicy J , sucesso praticamente recente .
   A VOZ Whitney Houston esteve um pouco ausente do CMTLGAQ Flashback , mas retorna na segunda posição com Greatest Love Of All  .
A cantora inesquecível também aparece um pouco mais para baixo com When You Believe ao lado de Mariah Carey . A terceira posição foi para o hino e representante genuíno do rock brasileiro ,Fátima do Capital Inicial   .
Mais uma vez o New Order entra no Top 10 com Round And Round que nesta semana ocupa a posição . O grupo também aparece com Blue Monday e True Faith . Em quinto , A-Ha com I've Been Losing You e em sexto , Empire State Of Mind de JAY-Z e Alicia Keys .
E da época em que funk era quase dance music , ou era dance music e pop , Stevie B. com Spring Love em . Já na oitava posição vem P. Diddy e Keyshia Cole com o batidão Last Night .
Katy Perry volta em com o primeiro single ,  de Prism 
Roar de 2013 , que também traz Dark Horse . Fechando com chave de ouro bem nostálgica e romântica , Lost In Your Eyes de Debbie Gibson . Um dos primeiros hits a chegar ao topo do CMTLGAQ Flashback dois anos atrás .
   JUSTAMENTE na última semana da Parada Musical do Passado nesta versão (vem coisa nova por aí e bem mais visualmente legal na próxima semana) , Hung Up da Madonna não chegou à 22° semana consecutiva e não apareceu para aumentar ainda mais sua reputação . E por falar em reputação , Belchior foi muito bem lembrado por sua obra que fez o estrelato de nomes como Elis Regina e teve 6 de suas composições interpretadas por ele mesmo nesta semana . Ainda podemos dizer que a semana não foi ruim nem para Madonna que veio com 3 grandes hits , Mariah Carey (4) e Human League (2) , mas faltou pelo menos uma música do Rei do Pop . Estreias inusitadas ? Make Me A Bird da alternativa banda Elektrik People e Sex On Fire do Kings Of Leon
   NO GERAL , foi uma boa última semana... bem diversificada, com lembranças a quem realmente merece e o pop mais uma vez dominou em quase 40 posições de 50 . Que venha a nova parada musical destinada aos clássicos !

01° - DARK HORSE - KATY PERRY ft. JUICY J (*)
02° - GREATEST LOVE OF ALL - WHITNEY HOUSTON (R)

03° - FÁTIMA  - CAPITAL INICIAL (R)
04° - ROUND AND ROUND - NEW ORDER (R)

05° - I'VE BEEN LOSING YOU - A-HA (R)

06° - EMPIRE STATE OF MIND - JAY-Z ft. ALICIA KEYS (R)
07° - SPRING LOVE - STEVIE B. (R)

08° - LAST NIGHT - P. DIDDY ft. KEYSHIA COLE (R)
09° - ROAR - KATY PERRY (*)

10° - LOST IN YOUR EYES - DEBBIE GIBSON (R)
11° - Hey Daddy (Daddy's Home) - Usher (R)
12° - If You Believe - Sasha (*)
13° - I Will Survive - Gloria Gaynor (R)

14° - Androgyny - Garbage (*)

15° - Enjoy The Silence - Depeche Mode (R)
16° - Super Bass - Nicki Minaj (R)
17° - Firework - Katy Perry (R)
18° - Just Like The Wind - Tony Garcia (*)
19° - Silent Morning - Noel (R)
20° - Paralelas - Belchior (*)

21° - Como Nossos Pais - Belchior (R)
22° - True Faith - New Order (R)

23° - Like A Prayer - Madonna (R)

24° - Music - Madonna (R)

25° - Don't You Want Me - The Human League (R)
26° - Human - The Human League (R)
27° - Divina Comédia - Belchior (*)
28° - Sai do Meu Caminho - Belchior (*)
29° - Tudo Outra Vez - Belchior (*)
30° - Coração Selvagem - Belchior (*)

31° - Blue Monday - New Order (R)

32° - Ray Of Light - Madonna (R)
33° - Tennis Court - Lorde (R)

34° - Royals - Lorde (R)
35° - Pretty When You Cry - Lana Del Rey (R)
36° - Olhos Fechados - Paralamas do Sucesso (R)

37° - Olhos Certos - Detonautas (R)

38° - Hero - Mariah Carey (R)
39° - Strangelove - Depeche Mode (R)

40° - Team - Lorde (R)
41° - Por Onde Andei - Nando Reis e Os Infernais (R)

42° - When You Believe - Whitney Houston & Mariah Carey (R)
43° - I Want To Know What Love Is - Mariah Carey (R)
44° - Rich Girl - Gwen Stefani ft. Eve (R)
45° - Girlfriend - Avril Lavigne (R)
46° - So What - P!nk (R)
47° - Dancing On My Own - Robyn (*)
48° - Make Me A Bird - Elektrik People (*)
49° - Madness - Muse (R)
50° - Sex On Fire - Kings Of Leon (*)

terça-feira, 16 de maio de 2017

CMTLGAQ : CINEMA - TERROR - BATALHA de CLÁSSICOS - RESULTADO 1° BATALHA de CLÁSSICOS CINEMA , FILMES de TERROR & SUSPENSE , 3° RODADA , 3° EDIÇÃO : O SEXTO SENTIDO X O COLECIONADOR DE OSSOS (semana 08 a 16 de maio , 2017) . Mais um que o Sexto Sentido despacha ... O Colecionador de Ossos recebeu bem menos que a metade dos votos de seu adversário e por isso , deixa a Batalha de Clássicos Cinema Terror & Suspense . Já o Sexto Sentido segue firme e forte para tentar bater o filme meio americano , meio japonês ; O Grito .

   QUANDO publiquei a 3° Rodada , no Grupo Cmtlgaq do Facebook já torceram o nariz . O motivo , é aquele velho jogo de tentar surpreender demais e acabar não dando certo . O final do filme , nada tendo a ver com o elenco e interpretações , não agradou muita gente . Mas O Sexto Sentido continua firme e forte e O Colecionador de Ossos vai embora deixando uma outra opção : terror explícito e sobrenatural de O Grito
   NÃO ESTOU fazendo disputas entre títulos que começam com a letra "O" , já que passaram por aqui O Silêncio dos Inocentes , O Massacre da Serra Elétrica , Olhos Famintos e no momento estamos vencendo com O Sexto Sentido que vai encarar O Grito . Pura coincidência , mas ainda faltam filmes como O Exorcista , O Devorador de Pecados , O Chamado ... Vamos falar de O Grito , o desafio desta semana na 4° Rodada da 3° Edição da  1° Batalha de Clássicos Cinema , Terror & Suspense .
   REFILMAGEM americana do sucesso japonês Ju-On de 2003 , foi um dos muitos filmes inspirados no terror asiático que começou a fazer a cabeça do ocidente no começo dos anos 2000 . Dirigido pelo japonês Takashi Shimizu , O Grito (The Grudge) acabou ganhando fama mista de um filme japonês com americanos ou um filme americano que se passa no Japão e na verdade é as duas coisas . A ideia era seguir o original até suas origens para contar a história de Kayako Saeki (Takako Fuji)  , e isso pedia toda uma trama japonesa diferente da adaptação de O Chamado . Mas a protagonista do bem precisava ser uma americana conhecida por uma certa série de vampiros e outros filmes de terror teen , Sarah Michelle Gellar . Assim ,  com a escala um apoio com nomes como Bill Pullman , Jason Behr , Clea DuVall , Kadee Strickland e William Mapother , Além de Grace Zabriskie e Rosa Blasi e fizeram um filme japonês com elenco parcialmente americano e idioma misto . O roteiro de Stephen Susco foi criticado pelos próprios japoneses que também não aceitaram bem certos efeitos especiais no corredor de um prédio . Mas nem tudo é um tedioso remake americano e a parte sobrenatural da trama realmente vem carregada de uma boa dose de suspense e terror . 
   A HISTÓRIA de O Grito foca na personagem de Sarah Michelle Gellar , Karen Davis , americana residindo em Tóquio por meio de intercâmbio cultural e precisa de um emprego no local . Karen é contratada para cuidar de uma senhora doente por seus filhos e nora , só que a casa recém adquirida pelos novos moradores possui um passado trágico e aterrorizante , o que somente a senhora Emma consegue perceber . Aos poucos Karen também é atormentada por um menino que "mia" e sua assustadora mãe de longos cabelos , ambos espíritos furiosos . O passado dos dois é revelado quase totalmente , quando uma visão de uma traição e vingança protagonizadas por Juon (o nome japonês de Kayako) , Peter , Takeo Saeki e o menino Toshio , além do gato , é claro . Mortes brutais e obsessões do passado residem junto à família de Doug , Jennifer e Susan (provavelmente a personagem mais esperta do filme) e de quebra , afeta ainda mais Karen que presencia em primeira mão o horror de Juon . Honestamente falando , o filme é realmente assustador e algumas cenas são de fazer os mais fortes segurarem com força à poltrona e apesar do elenco não fazer uma trabalho de primeira (só Kadee e os japoneses) , o filme em nenhum momento decepciona tão amargamente como a crítica especializada classificou-o . O sucesso ainda gerou mais duas sequências , somente com o elenco principal japonês e Sarah Michelle Gellar (no segundo) e  a origem completa de Juon é contada em mais ou menos 5 anos desde o primeiro filme . 

   ENTÃO , para a  1° BATALHA de CLÁSSICOS CINEMA , FILMES de TERROR & SUSPENSE , 4° RODADA , 3° EDIÇÃO : O SEXTO SENTIDO  X  O GRITO 

segunda-feira, 15 de maio de 2017

CMTLGAQ : MÚSICA - INFORMAÇÃO - BATALHA DE CLÁSSICOS -RESULTADO da 4° RODADA , 3° EDIÇÃO da BATALHA de CLÁSSICOS ANOS 2000 , I KISSED A GIRL - KATY PERRY X PIECE OF ME - BRITNEY SPEARS (semana 08 a 15 de maio , 2017) . A briga foi feia , mas Britney Spears não chegou a sair catando seus pedaços porque também bateu bem com Piece Of Me em I Kissed A Girl de Katy Perry . Mas um empate e depois um desempate , por um ponto , levou a vitória à música de Katy Perry que passou pela 4° rodada com muito sacrifício e chega à quinta podendo perder de vez a preferência para Promiscuous de Nelly Furtado que ainda traz Timbaland como reforço .

   QUE A BRIGA seria feia , eu já sabia , mas que fosse ao empate , não . Britney Spears dá adeus a Batalha de Clássicos Anos 2000 com Piece Of Me e Katy Perry segue na luta com I Kissed A Girl já na 5° Rodada contra um sucesso realmente monstruoso : Promiscuous de Nelly Furtado ft. Timbaland
   PARA Katy Perry vencer Britney Spears com I Kissed A Girl é um feito e tanto , já que nem chegamos à fase de Teenage Dream . Mas Piece Of Me também não é o maior hit de Britney , então ambas tiveram uma briga bem feia . No final , por um voto de desempate , Katy continua na Batalha e para provar que é realmente muito forte , na 5° Rodada ela enfrenta Nelly Furtado e simplesmente seu maior sucesso , Promiscuous com a participação de Timbaland . Se cuida Katy , pode ser uma porrada e tanto . 
   EM 2006 estavam com a bola toda , Mariah Carey , Madonna , Avril Lavigne e Nelly Furtado e Nelly Furtado estava com trabalho novo produzido por Timbaland , um dos maiorais na área . Com Loose de 2006 , seu terceiro trabalho de estúdio , a experimentalista canadense com ascendência portuguesa Nelly Furtado , se juntou a Timbaland um dos maiores produtores e responsável por levar Missy Elliott , Madonna , Justin Timberlake e outros astros aos mais altos postos na Billboard , inovou mais uma vez ao adotar uma postura sexy e sonoridade mais comercial que as anteriores . Loose foi um dos discos mais vendidos da década , chegou ao Hot 200 da Billboard no topo e lançou oito (8) singles . Entre eles , Promiscuous que depois de No Hay Igual (não considerado single de promoção ao álbum) levou Nelly ao status de musa-sexy-pop para os próximos 3 anos . A canção chegou em abril e simplesmente parou o Mundo chegando ao topo primeiro no Canadá e logo depois no resto do Planeta , ficando em evidência por um ano mais ou menos . O trabalho que também conta com vocais resposta de Timbaland foi uma das maiores jogadas de marketing da história da música , transformando a artista conhecida pela voz (alguns dizem fraca) mais capacitada para o jazz e blues , em cantora de pop das rádios e pistas de dança . O sucesso foi tão grande que era impossível não encontrar com alguém em qualquer lugar cantarolando o refrão ou assoviando , ou ainda dizendo  parte da introdução falada "nope!" do verso " Am I Throwing You Off? Nope!  Didn't I Think So" (tradução : Estou fazendo você cair fora? De jeito nenhum! Não pensei que estivesse mesmo) . Promiscuous fala abertamente de provocação , embora Nelly tente passar a imagem de que não é nenhuma santa , mas também não vai querer facilitar o jogo para Timbaland . Já da parte dele , enlouquecido , quer chegar junto logo . Por se tratar de um pop com muita influência no hip hop , Promiscuous é cheia de insinuações libidinosas e maldosas , algo que não combinaria com Nelly Furtado em outra época . Mas isso aconteceu graças a participação de Timbaland , co-autor da faixa . 
   O INSTRUMENTAL de Promiscuous basicamente é uma batida forte no estilo hip hop , com teclados explosivos e cheios de interrupções e um certo ar de nostalgia dos anos 1980 nos efeitos sonoros . Os vocais , além da conversa em forma de disputa dos dois , tem vários momentos de falsetes em segundo plano da própria Nelly no fundo musical . No vídeo , Nelly e Timbaland aparecem em uma boate mostrando desencontros , tocando juntos revesando os instrumentos e no fim todo mundo acaba junto dançando com direito a participação de Justin Timberlake e Keri Hilson . Promiscuous entrou em 6 charts da Billboard , chegando ao topo em 5 deles , onde permaneceu por mais de 5 semanas . Depois Nelly lançou Say It Right que também alcançou êxito comercial semelhante e tops nas paradas de sucesso , muito mais na América Latina

   SENSUALIZANDO dos dois lados , a 5° RODADA da 3° EDIÇÃO da BATALHA de CLÁSSICOS MUSICAL 2000 , I KISSED A GIRL - KATY PERRY   X   PROMISCUOUS - NELLY FURTADO ft. TIMBALAND . 



X