quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Cinema , Música , TV , Livros , Games , Anime & QUADRINHOS : Origens Personagens DC Comics parte 15 - SHAZAM/CAPITÃO MARVEL .

ANTES DE falarmos do poderoso Capitão Marvel e Billy Batson , vamos relembrar um curioso fato ocorrido entre as duas maiores editoras de revistas em quadrinhos do mundo , Marvel Comics e DC Comics . A primeira tinha seu herói kree na terra , que também dividia a identidade com um simples mortal chamado Rick Jones , que ao unir dois braceletes trocava de lugar com o Capitão Marvel , aliado dos Vingadores e herói de origem kree . O Capitão Marvel da Marvel Comics era um herói com poderes cósmicos e alienígena , que no fim conseguiu se separar de Rick e passou a dividir o mesmo universo . Mas a DC Comics já tinha seu Capitão Marvel , também conhecido como Shazam , adquirido de outra editora  antiga , a Fawcett e aí entram os direitos autorais . Numa jogada inteligente , a Marvel Comics lançou uma graphic novel , onde seu Capitão Marvel descobria que estava com câncer e durante a saga , morria no final ao lado de todos os super-seres da editora , feita assim uma homenagem ao grande herói . O problema estava resolvido  e o Capitão Marvel da DC era o único a manter esse nome , só para mais tarde , usar também o codinome de Shazam e dar espaço a um novo Capitão Marvel na Marvel Comics . Complicado ? mas isso é pura verdade .

  Mas o Capitão Marvel que estamos falando , é o herói da DC Comics , e tudo começa com um garoto chamado Billy Batson . Um mago chamado Shazam dá a Billy Batson seus poderes , que ao pronunciar a palavra "Shazam!" , muda de lugar com seu alter ego poderoso conhecido como Capitão Marvel . Shazam vem de uma sigla das iniciais de deuses da mitologia grega e heróis do olimpo ; Salomão , Hércules , Aquiles , Zeus , Atlas e Mercúrio , respectivamente , a origem dos poderes do Capitão Marvel , que são : A Sabedoria de Salomão (S) , A Força e o Vigor de Hércules (H) , A Resistência de Atlas (A) , O Poder de Zeus (Z) , A Coragem de Aquiles (A) e A Velocidade de Mercúrio (M) . Ao gritar a palavra mágica , um raio desce dos céus e Billy se transforma no Capitão com um enorme estrondo de um trovão .
    Com o desenvolvimento do herói na DC , novas origens e novas explicações sobre o Capitão foram criadas , como " de onde ele veio após os eventos de Crise nas Infinitas Terras e a reformulação dos principais heróis da DC Comics , como Superman , Batman e Mulher-Maravilha?" Não foi fácil , mas o Capitão teve seu lugar de destaque no Universo DC Comics e até Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel se mantiveram na nova trajetória de Shazam . Ambos , tiveram seus poderes adquiridos graças a Batson que resolveu dividir um pouco de seu poder com os irmãos . Tanto Capitão Marvel Jr. quanto Mary Marvel fizeram parte dos Novos Titãs por um tempo . 

  O Capitão Marvel foi introduzido na equipe Sociedade da Justiça da América , mas antes fez parte da Liga da Justiça da América e Liga da Justiça Internacional . Hoje em dia , de volta ao grupo principal e único da Liga da Justiça , possui um visual novo e poderes ainda mais relacionados ao Raio Místico de Shazam . Seu maior inimigo e também detentor dos poderes místicos do raio , o Adão Negro , também já fez parte da Sociedade da Justiça , mas nunca foi um herói de verdade , sendo muito arrogante e nutrindo um enorme desprezo pelos mais fracos . 

  Com seu comprometimento com a Liga da Justiça , Shazam deixou de lado um pouco da personalidade de Billy Batson e passou a agir de acordo com o que condiz a primeira letra de seu nome , sabedoria , e é reconhecido como o mortal mais poderoso da terra . Título dado de acordo com sua origem dos deuses e heróis da mitologia grega . O que também faz vir sempre à tona a velha questão da DC Comics ter uma gama de heróis com poderes inimagináveis em uma única equipe . Contando com o Capitão Marvel , Superman , Mulher-Maravilha e o Caçador de Marte , todos quase no mesmo patamar de poder e habilidade , a Liga da Justiça é praticamente onipotente contando apenas com os quatro citados . 

Nenhum comentário :

Postar um comentário