quinta-feira, 17 de março de 2016

CMTLGAQ : LIVRO - LITERATURA - LIVRO DA SEMANA - O SILÊNCIO DOS INOCENTES de THOMAS HARRIS . No final da década de 1980 , um novo monstro foi criado na literatura , com inspiração em fatos reais . O escritor norte-americano Thomas Harris deu vida a Hannibal Lecter e depois disso , nem a literatura nem o cinema foram mais os mesmos .

  EM 1988 o livro de Thomas Harris , O Silêncio dos Inocentes era lançado para mudar totalmente o gênero terror na literatura moderna . Best-seller e logo depois adaptado para o cinema , que inclusive recebeu 5 Oscars (incluindo Melhor Ator para Anthony Hopkins , Melhor Atriz para Jodie Foster e Melhor Filme) . A história criada por Thomas foi inspirada , em certa parte  em fatos reais , que chocou ainda mais o mundo e um novo monstro acabava de nascer na ficção , Hannibal Lecter . Mas não era só do personagem canibal que se tratava a história , mas sim de um outro monstro que assassinou cinco mulheres em diferentes locais dos EUA , com o doentio objetivo de conseguir partes da pele de seus corpos , para a construção de sua maior e inacreditável fantasia . E entre os monstros , estava a agente inexperiente do FBI , Clarice Starling . Diferente do filme , Clarice é bem mais que uma heroína . Ela se torna uma cobaia num jogo mental do psiquiatra Hannibal enquanto se torna ao mesmo tempo dependente do envolvimento que ele cria em torno dos dois . No final , Lecter recita um poema em homenagem a Clarice , enquanto em algum outro lugar ela dormia profundamente , no silêncio dos inocentes . Essa é a verdadeira referência ao nome do livro , que em meio a tantas histórias assustadoras , fazia da jovem agente a peça fundamental da trama . A Ciência do Comportamento era o trabalho que iria deixá-la nas mãos do terrível Dr. Lecter , que sob suas condições , a ajudaria a entender Buffalo Bill , nome dado ao assassino a ser capturado . Pense em como seria traumatizante lidar com um terrível mal , para entender outro? E no meio disso tudo , ainda é bastante claro no livro , o desrespeito com a personagem num mundo masculino e dúvidas quanto à sua capacidade em fazer seu trabalho . Analisando a história de Thomas Harris , temos a sensação de como somos fracos e amedrontados quando estamos perto realmente de uma coisa terrível , como uma marionete nas mãos fortes de um serial killer . Bem mais que no filme , o livro te leva a um mundo estranho e repulsivo , mas ainda assim , te prende e te envolve  mesmo  você não querendo saber de mais nada . É um Senhor livro de suspense e terror , que no final te deixa aliviado por não ter passado de um livro , por mais assustador que seja . 
  Thomas Harris nasceu no Mississipi em 1940 ,Mas foi no México e em Nova York onde iniciou sua carreira como jornalista e posteriormente repórter e editor . O Silêncio dos Inocentes não foi seu primeiro livro , mas sim Domingo Negro de 1975 e depois , Dragão Vermelho até chegar ao livro aqui em questão , em 1988 . Hannibal , o último livro sobre Lecter foi lançado na década de 1990 e também recebeu uma adaptação para as telas de cinema . 
 Título Original : The Silence Of The Lambs , ano 1988 . 

Nenhum comentário :

Postar um comentário