sexta-feira, 1 de abril de 2016

CMTLGAQ : MÚSICA - POESIA - LETRA TRADUZIDA - SPECIAL , GARBAGE . Uma coisa que todos precisam saber sobre o Garbage : Deixem a vocalista Shirley Manson furiosa , pois ela desconta nas composições e junto à banda cria músicas espetaculares . Como Special , por exemplo ...

  O GARBAGE é conhecido por transformar o lixo em um pop-rock luxuoso , levando as experiências pessoais , incluindo amorosas , da vocalista Shirley Manson para algumas de suas composições . O fato é que , em uma banda onde o baterista Butch Vig foi o produtor do lendário Nevermind do Nirvana , a banda é composta quase toda por homens e Shirley Manson saiu da Escócia para integrar o grupo e mostrar o que bem entendesse , eles são capazes de tudo . Formado a 21 anos , o Garbage lançou seu primeiro álbum em 1995 , deixando claro que não era algo que já havia no mercado e que a posição da quase inexperiente Shirley Manson , seria o que definiria a banda . Com loops de guitarras , muito sintetizadores e mistura de gêneros que variam do grunge ao sythpop e do punk ao rock alternativo modernizado , o Garbage pode ser comparado a um  misto de Depeche Mode , Hole , Massive Attack , Sugar Cubes , Placebo (embora tenham surgido na mesma época) , Sonic Youth e U2 . O que faz da banda inclassificável , embora esteja rotulado ao rock alternativo ou rock industrial apenas . O importante  é que contrariando o nome da banda , o "lixo" acabou se tornando puro luxo , o que ficou evidente em seu segundo trabalho de estúdio , Version 2.0 de 1998 , que aliás foi o sexto disco mais vendido do ano no mundo inteiro . 
  Version 2.0 , indicado ao Grammy em 1999 derrubou uma quantidade de hits de grande êxito comercial , levando o público das pistas de dança e de eventos de rock a adorá-los de vez . E foi assim que Special , quarto single do álbum chegou às paradas de sucesso e teve seu vídeo premiado no MTV Awards . Special é um clássico caso de descontar uma certa frustração amorosa , bem direcionada , mas com uma certa fúria educadamente trabalhada nos vocais . Típico de Shirley Manson , que até leva suas experiências para o trabalho , mas não torna isso o foco principal . Mesmo deixando claro sua raiva por um cara que não mereceu o que ela lhe deu , Shirley consegue intimidar , rebaixar e ao mesmo tempo chegar a ter uma certa piedade em Special . Quanto ao que ela estava pensando do pobre relacionado na letra , ele deixou de ser "especial".
  Na letra da música o Garbage pegou emprestado um trecho de Talk Of The Town ("We were the talk of the town")  do Pretenders , e quando pediu permissão para Chrissie Hynde , ela responde que eles poderiam usar até o "bumbum" dela . Um elogio , demostrando que o Garbage era uma banda respeitada e que seria uma honra ter parte de sua música na letra de uma de suas composições . 
  Do excelente álbum Version 2.0 de 1998 , a letra traduzida de Special :

SPECIAL

I'M LIVING WITHOUT YOU
I KNOW ALL ABOUT YOU
I HAVE RUN YOU DOWN INTO THE GROUND
SPREAD DISEASE ABOUT YOU OVER TOWN

I USED TO ADORE YOU
I COULDN'T CONTROL YOU
THERE WAS NOTHING THAT I WOUDN'T DO
TO KEEP MYSELF AROUND AND CLOSE TO YOU

DO YOU HAVE AN OPINNION?
A MIND OF YOUR OWN?
I THOUGHT YOU WERE SPECIAL
I THOUGHT YOU SHOULD KNOW
BUT I'VE RUN OUT OF PATIENCE
I COUDN'T CARE LESS

(OH,OH,OH)
OH,OH,OH
I
(OH,OH,OH)
OH,OH,OH

DO YOU HAVE AN OPINION?
A MIND OF YOUR OWN?
I THOUGHT YOU WERE SPECIAL
I THOUGHT YOU SHOULD KNOW

(I )
I USED TO AMUSE YOU
(I)
I KNEW THAT I'D LOSE YOU

NOW YOU'RE HERE AND BEGGING FOR A CHANCE
BUT THERE'S NO WAY IN HELL I'D YOU BACK

DO YOU HAVE AN OPINION?
A MIND OF YOUR OWN?
I THOUGHT YOU WERE SPECIAL
I THOUGHT YOU SHOULD KNOW
BUT I'VE RUN OUT OF PATIENCE
I'VE RUN OUT OF COMMENTS
I'M TIRED OF THE VIOLENCE
I COULDN'T CARE LESS

I'M LOOKING FOR A NEW ...
I'M LOOKING FOR A NEW ...
I'M LOOKING FOR A NEW ...
I'M LOOKING FOR A NEW ...

BUT WE WERE THE TALK OF THE TOWN
WE WERE THE TALK OF THE TOWN
WE WERE THE TALK OF THE TOWN
WE WERE THE TALK OF THE TOWN

I THOUGHT YOU WERE SPECIAL
I THOUGHT YOU WERE SPECIAL
I THOUGHT YOU WERE SPECIAL
I THOUGHT YOU WERE SPECIAL 
I THOUGHT YOU WERE SPECIAL ... 

ESPECIAL

EU ESTOU VIVENDO SEM VOCÊ
EU SEU TUDO SOBRE VOCÊ
EU TENHO CORRIDO PARA DEIXÁ-LO ABAIXO DO CHÃO
EU ESPALHEI PRAGAS SOBRE VOCÊ POR TODA A CIDADE

EU COSTUMAVA LHE ADORAR
NÃO PUDE TE CONTROLAR
NÃO HAVIA NADA QUE EU PUDESSE FAZER
PARA ME MANTER PERTO DE VOCÊ

VOCÊ TEM OPINIÃO?
UMA IDEIA PRÓPRIA?
PENSEI QUE VOCÊ FOSSE ESPECIAL
ACHEI QUE VOCÊ DEVERIA SABER
EU NÃO ME IMPORTO MAIS ...

EU
(OH ,OH ,OH )
OH , OH , OH
EU
(OH , OH, OH )
OH , OH , OH

VOCÊ TEM OPINIÃO?
UMA IDEIA PRÓPRIA?
PENSEI QUE VOCÊ FOSSE ESPECIAL
ACHEI QUE DEVERIA SABER 

(EU)
EU COSTUMAVA LHE DIVERTIR
(EU)
MAS EU SABIA QUE EU TE PERDERIA

AGORA VOCÊ ESTÁ AQUI IMPLORANDO POR UMA CHANCE
MAS DE JEITO NENHUM EU LHE ACEITARIA NOVAMENTE

VOCÊ TEM OPINIÃO?
UMA IDEIA PRÓPRIA?
PENSEI QUE VOCÊ FOSSE ESPECIAL
ACHEI QUE VOCÊ DEVERIA SABER 
MAS PERDI TODA A PACIÊNCIA
ESGOTEI MEUS COMENTÁRIOS
ESTOU CANSADA DA VIOLÊNCIA
EU NÃO CONSIGO ME IMPORTAR MAIS

ESTOU PROCURANDO UMA NOVIDADE ...
ESTOU PROCURANDO UMA NOVIDADE ...
ESTOU PROCURANDO UMA NOVIDADE ...
ESTOU PROCURANDO UMA NOVIDADE ...

NÓS ÉRAMOS O ASSUNTO DA CIDADE
NÓS ÉRAMOS O ASSUNTO DA CIDADE
NÓS ÉRAMOS A ASSUNTO DA CIDADE
NÓS ÉRAMOS O ASSUNTO DA CIDADE

PENSEI QUE VOCÊ FOSSE ESPECIAL
PENSEI QUE VOCÊ FOSSE ESPECIAL
PENSEI QUE VOCÊ FOSSE ESPECIAL
PENSEI QUE VOCÊ FOSSE ESPECIAL
PENSEI QUE VOCÊ FOSSE ESPECIAL ...

Nenhum comentário :

Postar um comentário