quarta-feira, 21 de junho de 2017

MÚSICA - ROCK - ALTERNATIVO - PSICODÉLICO - ORIGEM - DISCOGRAFIA - PHOLLAS . A banda brasileira que nasceu nos anos 1960 e não parou até os dias de hoje , é genuinamente reconhecida como a percursora de um estilo que até então só conhecíamos através de bandas de fora como Bread , um pouco com Os Mutantes e outros nomes do gênero que mesclava elementos do rock progressivo , romantismo e preparava o caminho para o hard rock .

   CRIADO em 1969 por Helio Santisteban , Paulo Fernandes , Oswaldo Malagutti e Wagner Belatti (respectivamente ; teclados , bateria , baixo e guitarra) , o grupo de rock progressivo e alternativo Phollas tinha um trunfo único : todos os membros se revezavam nos vocais quando não faziam coro . 
   O INÍCIO do Phollas foi marcado por covers de bandas do Reino Unido e EUA , cujo gênero musical estava em seu auge . Aqui no Brasil , o Movimento Tropicalista e a MPB também atingiam níveis estratosféricos e nesse meio bandas como Secos & Molhados , Renato & Seus Blue Caps e Os Mutantes traziam as fortes influências das bandas do novo rock psicodélico que duas décadas mais tarde evoluiria para o hard rock e algumas vertentes . O primeiro trabalho de estúdio do Phollas chegou em 1972 com o título de Dead Faces e era totalmente focado em composições em inglês . Desse trabalho nasceu o sucesso em forma de compacto My Mistake , música até hoje executada e também a mais referente ao grupo , responsável por levar as vendas do álbum a mais de 400 mil cópias em menos de 3 meses . Outros sucessos vieram com o passar dos meses e She Made Me Cry , I Never Did Before e Forever também tornaram-se hits certeiros . 
   AS MUDANÇAS começaram em 1975 quando a banda se lançou no mercado hispânico com o álbum Hojas e dois anos mais tarde , o Phollas aderiu à Era Disco e voltou a trabalhar com covers dos maiores sucessos deste estilo musical . Com a saída do tecladista Helio Santisteban no mesmo ano de 1977 , a banda que já estava firmada no som das discotecas , voltou ao rock progressivo , só que desta vez as composições vieram no idioma tupiniquim . No ano seguinte foi a vez de Oswaldo Malagutti deixar o Phollas e dar lugar a João Alberto do Casa das Máquinas e em 1980 Santisteban retornou à banda e com essa formação seguiram gravando discos pelos anos 1980 até que na década seguinte começaram a lançar coletâneas e um álbum ao vivo . Seu último trabalho registrado foi a copilação já em 2003 conhecida como 70's Greatest Hits e apesar de não trabalharem mais em composições inéditas , o Phollas seguiu com a formação composta por João Alberto , Helio , Bitão (Wagner Benatti) e Paulo Fernandes até 2007 , quando Helio deixou de vez o grupo . 
   ATUALMENTE a banda ainda segue se apresentando pelo Brasil destilando covers e antigos hits em casas de shows e apesar do rock progressivo e psicodélico estar ligado somente às inspirações , o Phollas ainda é reverenciado pelo público quando o super sucesso My Mistake é anunciado . 

DISCOGRAFIA :

Dead Faces - 1972
Forever - 1974
Hojas - 1975
Phollas 1975
Disco de Ouro - 1977
Phollas 2 - 1977
O Som das Discotheques - 1978
Memories - 1980
Disco de Ouro Vol. 2 - 1981
Phollas 3 - 1982
Wings - 1985
The Night Before - 1987
Côrte Sem Lei - 1988
Phollas , 25 Anos - 1996
Phollas Forever , 26 Anos - 1997
Phollas Ao Vivo no Brasil - 2000
70's Greatest Hits - 2003 

Nenhum comentário :

Postar um comentário