quarta-feira, 14 de outubro de 2015

   QUARTA-FEIRA : QUADRINHOS , SUPER-HERÓIS , DC COMICS ... ORIGENS DC COMICS parte 3 . 

DEPOIS da conclusão das origens da equipe clássica dos Novos Titãs sido publicada aqui , completamente e dado o início de Origens DC Comics com Superman e Mulher-Maravilha , chegou a vez do terceiro dos 3 grandes personagens da DC . Batman é um dos 3 maiores heróis reconhecidos no mundo , os outros são Superman e Homem-Aranha . Sua biografia é uma das mais intrigantes e conhecidas e sua história já foi contada em todas as mídias . Mas o Homem-Morcego ainda tem muito para dizer sobre sua trajetória nos quadrinhos , onde nasceu há mais de 70 anos . 
O personagem Batman foi o protagonista de diversas publicações em Brasil, Portugal e diversos outros países, assim como em seu país de origem, os Estados Unidos da América. Nas publicações estrangeiras eram reunidas e traduzidas as histórias do personagem originalmente lançadas nos EUA. Em diversas vezes, as séries não prosseguiram em sua numeração por muito tempo (seja pela saída da editora do mercado, seja pelo cancelamento). Atualmente, Batman é publicado no Brasil pela Editora Panini. O personagem Batman teve a sua estréia em Detective Comics n°27, publicado em Maio de 1939. O herói tornou-se tão popular que ganhou o seu próprio título mensal, tendo a sua primeira edição lançada em 25 de Abril de 1940. O título começou com a periocidade de uma edição a cada quatro meses, e posteriormente a cada dois meses durante a década de 50, e finalmente chegando até os dias atuais de forma mensal. A série atingiu em Junho de 2006 a edição n °654, e vêm sendo publicada até dos dias atuais. Batman fez sua estréia no país em Dezembro de 1940 no suplemento Lobinho 7 publicado pela editora Grandes Consórcios de Suplementos Nacionais do jornalista Adolfo Aizen . Em 1945, passa a ser publicado na revista O Guri dos Diários Associados e logo em seguida em O Globo Juvenil do jornal O Globo , em Mírim de Grandes Consórcios  e em Shazam do O Globo, revista do Capitão Marvel (que na época ainda pertencia a Fawcett Comics) e Superman da EBAL (outra editora criada por Adolfo Aizen) .
A EBAL inicia o primeiro título solo do Batman em Março de 1953  . A série era publicada em formato americano, em preto e branco, e teve a numeração interrompida no número 100, em Junho de 1961. Seguindo uma das políticas editoriais da EBAL, o título do Batman teve a numeração reiniciada (de modo geral, a numeração voltava ao número 1 logo após a edição 100 dos títulos mensais), tendo a sua primeira edição lançada em Julho de 1961. A série continuou a ser publicada mensalmente nos mesmos moldes da série anterior, até chegar à centésima edição, em Outubro de 1969. Essa série teve a sua primeira edição lançada logo após o fim da outra, em Novembro de 1969. A série continuou a ser publicada mensalmente em preto-e-branco e com formato americano, mas, ao contrário das duas séries anteriores, essa teve a sua numeração interrompida na edição de número 89, em Março de 1977. A última série do homem-morcego pela EBAL teve o seu primeiro número lançado em Abril de 1977. Durante essa época, o mercado de HQs estava com sérias quedas nas vendas, principalmente na Década de 70. A sua última edição foi a número 17, publicada em Dezembro de 1979. Embora pudesse ser considerada uma Quarta Série do Batman pela EBAL, essa série (que começou a ser publicada paralelamente com a terceira, e também com a Quarta) é mais conhecida como "Série Formatinho", por conta do formato diferente das demais séries (nessa época, a editora passou a publicar boa parte de seus títulos nesse formato, com exceção das edições especiais de luxo) . Ela teve a sua primeira edição lançada em Junho de 1976 (quando a terceira série estava na edição 80), e terminou de forma definitiva com os títulos do Batman no número 70, em Outubro de 1983 (mês em que foram publicadas as últimas edições dos super-heróis da DC Comics pela EBAL).
Ao iniciar as publicações da linha DC Comics, a Abril lançou essa série, em Julho de 1984, com diversos outros personagens que dividiam o espaço da publicação. Teve poucas edições lançadas antes de seu cancelamento, já no ano seguinte, com 10 edições publicadas. a mini-série Camelot 3000 teve seus primeiros números publicados nessa revista. Após o lançamento da histórica mini-série O Cavaleiro das Trevas, Batman ganhou uma segunda série no Brasil (que teve o primeiro número lançado em Setembro de 1987, com 84 páginas e formatinho. Entre outros eventos, essa série mostra Dick Grayson deixando de ser Robin, e a estréia de Jason Todd (o segundo Robin), em sua versão Pós Crise nas Infinitas Terras. Apesar de ter tido mais edições que o anterior, este também foi cancelado com pouco mais de um ano de publicação, no número 16, em Dezembro de 1988. Essa nova tentativa veio durante a enorme repercussão do primeiro filme do Batman nas telas do cinema. Contando com o formato americano e 52 páginas, o título publicava histórias do escritor Alan Grant (que escrevia o título Detective Comics na época) e de Marv Wolfman (que escrevia Batman). O título mostrou as repercussões do surgimento do terceiro Robin (que estreou no título Os Novos Titãs, que também estava sendo escrito por Marv Wolfman). Com mais de dois anos de publicação, a revista iniciou-se na edição n° 00 (publicada como um encarte em Superalmanaque DC n° 01, em Janeiro de 1990), tendo sua última edição no n° 29 (em Julho de 1992).
Durante a época de mega-eventos nos anos 90, o Batman teve a sua Queda, e a editora lançou novamente uma série. Antes dessa ser lançada, Batman já era publicado em Batman e Liga da Justiça. Dessa vez, a série teve uma sobrevida bem maior, tendo sido cancelada por conta da saga chamada Zero hora, no número 19, logo após o fim da Queda do Morcego. Essa nova série (chamada Super-heróis Premium) se inicia com formato americano, 160 páginas e papel de qualidade, assim como os demais títulos da Abril na época. Essa série durou 23 edições. Nessa última série, que foi parte da linha chamada Planeta DC, as histórias eram quinzenais, com 52 páginas e em formatinho. A tentativa não obteve muitos resultados, tendo durado apenas 5 números, encerrando assim mais de duas décadas de publicações da Editora Abril no setor de Super-heróis . A série do Batman passou a ser publicada pela Editora Panini, após a perda de direitos pela Editora Abril. Durou 115 edições. Após a DC Comics iniciar uma nova fase, fase da qual as revistas de seus personagens voltaram à numeração 1, chamada "Os Novos 52", Batman também reinicia a numeração. A nova revista tem roteiro de Scott Snyder e arte de Greg Capullo .
Confiram : DC Especial
Grandes Clássicos DC
Liga da Justiça
Novos Titãs
Superman
Superman & Batman
Editora Abril
Editora Panini
Lista de publicações de quadrinhos da Editora Panini

Nenhum comentário :

Postar um comentário