terça-feira, 13 de outubro de 2015

       TERÇA-FEIRA : CINEMA , PERSONALIDADE , BIOGRAFIA ... MORGAN FREEMAN .

RESPEITEM o moço . Este é o Sr. Morgan Freeman . 
Existe um ditado que o diz que "o povo só dá valor depois que morre" . Isso não pode se dizer de Morgan Freeman , com 78 anos , mais de 5 décadas de carreira e com 55 filmes na bagagem , Morgan já foi vencedor do Oscar em uma única ocasião , mas já foi indicado diversas vezes .  . Seus papéis nos cinemas já incluíram , presidentes , Deus , braço direito do Batman , motorista , prisioneiro , ex-lutador de boxe e detetives . Confira a biografia deste excelente e respeitadíssimo ator .
Morgan Porterfield Freeman, Jr (Memphis, Tennessee, 1 de junho de 1937) é um ator, produtor, narrador e diretor de cinema estadunidense. Ele é mais conhecido pelas atuações em Driving Miss Daisy, Glory, Robin Hood: Prince of Thieves, Unforgiven, The Shawshank Redemption, Se7en, Bruce Almighty, Evan Almighty, Million Dollar Baby, Invictus, Batman Begins, The Dark Knight e The Dark Knight Rises.
Antes de iniciar-se nas artes dramáticas, Freeman pensou em concretizar seu sonho infantil de se tornar piloto. De 1955 a 1969, logo após formar-se no Los Angeles Community College, ele conseguiu chegar à Força Aérea Americana - nunca, porém, como piloto, e sim como mecânico. Apenas recentemente adquiriu brevê para conduzir aeroplanos particulares. Freeman teve formação basicamente teatral, iniciando sua carreira na década de 1960, na produção off-Broadway Niggerlovers. No mesmo período, conseguiu participar da versão totalmente negra de Hello, Dolly! e emendou uma série de papéis, tanto em grandes espetáculos quanto nos circuitos alternativos de Nova York. No começo de carreira, era casado com Jeanette Adair Bradshaw, de quem viria a se divorciar em 1979. Freeman se tornou conhecido na mídia americana por meio de papéis em novelas e filmes para televisão, e ganhou prestígio após seu papel como Fast Black em Street Smart pelo qual ele recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Freeman continuou a atuar em papéis como coadjuvantes em muitos filmes, até ele conseguir o papel como o motorista Hoke em Driving Miss Daisy, pelo qual ele recebeu o Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia ou Musical e uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal, no mesmo ano ele também atuou como o Sargento-major Rawlins em Tempo de Glória. Em 1994 ele atuou no clássico The Shawshank Redemption que lhe valeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama e sua segunda nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal. Após três indicações ao Oscar ele começou a estrelas vários filmes de sucesso como Robin Hood: Prince of Thieves, Unforgiven e Se7en.
Em 2005 ele ganhou finalmente o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Million Dollar Baby, dirigido pelo seu amigo Clint Eastwood. Freeman é também conhecido pela sua voz marcante, fazendo dele uma escolha frequente para a narração. Só em 2005, ele forneceu narração para dois filmes, War of the Worlds e o filme documentário vencedor do Oscar La marche de l'empereur''. Freeman apareceu como Deus no filme de sucesso Bruce Almighty com Jim Carrey e sua continuação, Evan Almighty, ele também atuou no sucesso de critica e bilheteria Batman Begins e nas continuações The Dark Knight e The Dark Knight Rises. Ele estrelou ao lado de Jack Nicholson no filme de 2007 The Bucket List. Ele queria fazer um filme baseado na vida de Nelson Mandela. Em 2007 Clint Eastwood convidou Freeman para participar da adaptação cinematográfica da autobiografia de Mandela chamada Long Walk to Freedom, o filme se chamaria Invictus e foi lançado em 2010, Freeman foi nomeado ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama e recebeu outra nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal pelo seu papel como Nelson Mandela, e Matt Damon que atuou como François Pienaar recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
No Brasil Morgan Freeman foi dublado em na maioria dos filmes por Dário de Castro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário