quarta-feira, 7 de outubro de 2015

QUARTA-FEIRA : QUADRINHOS , DC COMICS , DC ORIGENS parte 2 ... MULHER-MARAVILHA .
CONTINUANDO com as origens dos heróis da DC Comics , e ainda na parte dos "três grandes" , agora é a vez da poderosa Mulher-Maravilha . A personagem que se tornou o maior símbolo do poder feminino nos quadrinhos e em boa parte do mundo , é uma amazona descendentes de deuses gregos , super-poderosa e já bateu de frente até mesmo com o Superman . Saiba mais dessa deusa dos quadrinhos que em breve estará nas telas de cinema . 
Mulher-Maravilha (em inglês, Wonder Woman) é uma super-heroína grega, personagem fictícia de histórias em quadrinhos publicadas pela editora estadunidense DC Comics. Criada pelo Dr. William Moulton Marston, foi a primeira heroína da DC Comics. Sua primeira aventura foi na revista All Star Comics n°8 em dezembro de 1941, nos Estados Unidos. A personagem é um dos maiores ícones pop de sexo feminino.
Princesa e Embaixadora das Amazonas da Ilha Paraíso (também conhecida como Themyscira , filha da rainha das amazonas, Hipólita. Ela foi mandada ao “mundo dos homens” para propagar a paz, sendo a defensora da verdade e da vida na luta entre os homens e o firmamento, entre os mortais e os deuses. Possuindo habilidades super-humanas e seu laço da verdade, ela faz parte da Trindade da DC Comics e muitas vezes funciona como o equilíbrio entre os extremos de Superman e Batman . Tornou-se integrante da Liga da Justiça.
Em entrevista datada de 25 de outubro de 1940, conduzida pela estudante Olive Byrne (sob o pseudônimo de "Richard Olive") e publicado pela Family Circle com o título de "Não ria dos Quadrinhos", William Moulton Marston descrevia o que viu como o potencial educacional das histórias em quadrinhos (um artigo deu sequência a entrevista e foi publicado dois anos mais tarde em 1942). Este artigo chamou a atenção de Max Gaines, que empregou Marston como consultor educacional da National Periodicals e All-American Publications, duas das companhias que se fundiriam para dar forma a futura DC Comics. Foi nesta época que Marston decidiu criar um novo super-herói. No início dos anos 1940, a DC Comics era dominada pelos personagens masculinos com superpoderes tais como Lanterna Verde, Batman, e o principal deles, Superman. Segundo o repórter Jill Lepore em artigo pra revista New Yorker Magazine , a ‘Mulher Maravilha foi concebida pelo Dr. Marston para criar um padrão entre as crianças e jovens de uma feminilidade forte, livre e corajosa; para combater a ideia de que as mulheres são inferiores aos homens, e para inspirar as meninas a terem auto-confiança e a se realizarem no esporte e nas ocupações e profissões monopolizadas por homens’, porque ‘a única esperança para a civilização é a maior liberdade, desenvolvimento e igualdade das mulheres em todos campos da atividade humana.’[6] O próprio William Marston escreveu, ao justificar sua criação que "a Mulher-Maravilha é a propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que, creio eu, deve governar o mundo". Embora Gloria Steinem tivesse colocado a Mulher-Maravilha na primeira capa autônoma de Ms em 1972, Marston, escrevendo bem antes, projetou a Mulher-Maravilha como representante de um modelo particular do poder feminino. O Feminismo discute que as mulheres são iguais aos homens e devem ser tratadas como elas são.
A Ilha Paraíso era habitada pelas antigas amazonas da mitologia, e não havia homens na ilha. Supostamente a Mulher-Maravilha veio ao mundo na Ilha Paraíso como uma estátua de menina criada por Hipólita (rainha das amazonas). Tão apaixonada por sua escultura, a rainha pediu aos deuses que dessem vida a figura, e foi atendida (semelhante ao mito grego de Pigmaleão). Mas em publicações recentes foi revelado que na verdade ela é filha biológica de Hipólita com Zeus, deus do Céu. Recebeu o nome de Diana. Junto com a vida, ela foi presentada pela maioria dos Deuses do Olímpo, como Atena, que lhe deu a sabedoria; Hermes, lhe deu a velocidade; de Deméter ganhou a força e poder; de Afrodite, enorme beleza e coração amoroso; dos gêmeos Ártemis e Apolo, ganhou os olhos de caçadora, a compreensão das feras e a capacidade de cura acelerada; de Héstia, recebeu a afinidade com o fogo para que os corações se abrissem para ela; de Hefesto, ganhou a imunidade ao fogo, seus braceletes e seu laço mágico; do seu tio Poseidon, ganhou a destreza no nado e de seu pai Zeus, ela recebeu a herança de semi-deusa e a capacidade de voo.
Quando Diana estava adulta, Steve Trevor, piloto da Força Aérea americana colidiu com seu avião na Ilha Paraíso. A Rainha Hipólita decretou que a amazona que vencesse diversas provas entre elas teria a incumbência de levar Steve de volta aos Estados Unidos, e se tornaria uma campeã em nome das amazonas em território americano. Proibida de participar por sua mãe, Diana se disfarçou e ganhou o contesto, que incluía lutas armadas sobre kangoos (espécies de canguru nativos da Ilha Paraíso), competição de corrida, e aparar balas com seus braceletes.
A Mulher-Maravilha adotou a identidade secreta de Diana Prince, uma enfermeira da Força Aérea americana. Era apaixonada por Steve Trevor. Nesta versão ela não voava realmente (planava em correntes de ar) e usava um rádio de ondas telepáticas. Na história publicada em Sensation Comics n°1, janeiro de 1942, havia uma enfermeira de nome Diana Prince, a qual a Mulher-Maravilha ajudou. Esta Diana aceitou deixar que a super-heroína, que desejava ficar do lado do paciente Steve Trevor, assumisse sua identidade enquanto ela partiu para junto de um soldado namorado seu, que estava na América do Sul. Uma das personagens coadjuvantes de maior sucesso era a gordinha Etta Candy, uma das fãs da Mulher-Maravilha denominadas "Garotas Hollyday" (conforme tradução para o português na revista brasileira "Coleção DC 70 anos n°3", da Editora Panini, julho de 2008).
Como oponentes, a Mulher-Maravilha tinha diversos vilões clássicos da Era de Ouro dos Quadrinhos (Maligna (originária de Saturno), Giganta, Mulher-Leopardo, Rainha Clea (da Atlântida), Doutora Veneno, a sacerdotisa Zara), algumas reformuladas na Era de Prata e que continuam aparecendo nas histórias modernas.
Diana foi treinada para controlar o uso de seus poderes por Hipólita e a General Phillipus . Nas histórias em quadrinhos, a princesa amazona já teve várias origens que explicavam seus poderes, presenteada pelas deusas-mães, ou, sendo semi-deusa. Em Pré-Crise, é dito que tem a força de Hércules, a sabedoria de Atena, a beleza de Afrodite e a velocidade de Hermes. Em Pós-Crise, ganhou de Deméter força e poder; de Afrodite, enorme beleza e coração amoroso; Atena lhe deu sabedoria; Ártemis lhe deu o olho da caçadora e a compreensão das feras; e de Héstia, recebe a afinidade com o fogo para que os corações se abrissem para ela. Os poderes da Mulher-Maravilha são enormes, como: Super Força : Considerada a personagem feminina mais forte das HQs, possuindo uma gigantesca força física. Tal capacidade, muito acima do limite humano, permite ela consiga, entre outras proezas, erguer milhares de toneladas sem esforço, além de poder destruir meteoros, ao retirar seus braceletes ela tem toda sua força liberada, ela possui 80% da força total do Superman.
Super Resistência Corporal : dotada de uma altíssima resistência corporal, protegendo-a de ataques físicos de variados tipos, porém tiros podem perfura-lá. Sua tolerância à dor também é bastante extensa, dada por sua resistência, embora a personagem não seja totalmente imune a ela.
Capacidade de voo: Na era Pré-Crise, ela tinha apenas o dom de planar (a poucos metros do chão), sendo essa habilidade substituída anos depois pela capacidade de voar propriamente dita (atribuída em versões atuais). A personagem ainda é capaz de voar, podendo, atualmente, chegar a velocidade supersônica.
Super-Agilidade: A Mulher-Maravilha possuí um nível de agilidade extremamente alto, muito acima dos níveis humanos ou de qualquer animal terrestre catalogado pelo homem, fazendo com que ela possa se defender de uma bala em sua direção com seus braceletes.
Reflexos sobre humano: Não apenas devido à suas aptidões mágicas que lhe garantem habilidade sobre-humanas, Diana é extensamente treinada, fazendo com que ela apresenta um inumano reflexo corpóreo.
Super Velocidade: Poder concedido por Hermes (deus grego mensageiro). Diana é capaz de pensar, reagir e mover-se à velocidades sobre-humanas. Porém o Flash ainda é mais veloz do que ela e o Superman.
Audição Aguçada: Possui uma audição bastante apurada (Ártemis, Deusa da Caça).
Cura Acelerada[16] : Recupera-se de lesões corporais ou doenças em uma taxa sobre-humana (Deméter, Deusa da Terra).
Sabedoria: Possui uma sabedoria divina (Atena, Deusa da Sabedoria).
Imortalidade: É imortal por causa naturais, não envelhecendo em Themyscira.
Imunidade Psíquica: É imune a ataques psíquicos, como controle mental e ilusões (Visão de Atena).
Resistência Mágica: É altamente resistente a magia e ataques místicos.
Visão Aguçada: Possui uma visão bastante apurada, tendo olhos de uma caçadora.
Omni-linguista Capaz de falar todas as línguas existentes . Fala as línguas Themysciriana, Grego moderno e antigo, inglês, português, espanhol, francês, japonês, chinês, alemão, russo, italiano, coreano, hindi, entre outras.
Empatia / Linguística Animal: É capaz de se comunicar com todas formas de animais (incluindo Dinossauros) e pode comanda-los (Artemis, Deusa da Caça), e sua simples presença, por vezes, traz calma para as mais ferozes criaturas (Afrodite, Deusa da Beleza e Amor).
Sedução: É capaz de seduzir qualquer pessoa através do olhar ou da voz (Afrodite, Deusa da Beleza e Amor).
Empatia: É capaz de sentir e detectar as emoções de outros (Atena, Deusa da Sabedoria).
Resistência à Fogo: É altamente resistente ao fogo e a altas temperaturas.
Super sopro: é capaz de criar fortes rajadas de vento ao soprar.
Analise Tática: Desenvolve estratégias e planos complexos, sendo treinada em liderança.
Perícia em Combate Armado e Desarmado: É proficiente em combate armado e desarmado, estilo de luta das Amazonas.
Técnicas de luta com Armas Brancas.
Técnicas de luta com Arquearia.
Técnicas de luta com Ataque Desarmado.
Técnicas de luta com Táticas de Guerra.
Técnicas de luta com Combate Montado.
Também é treinada em todas as habilidades de luta armada e desarmada da antiga Grécia. Mestre de antigas e modernas artes marciais, nossa heroína é uma guerreira com um treinamento bastante diversificado.
Aviação: pilota o jato invisível.
Arqueira: É um proficiente arqueira.
Espadachim: É uma ótima espadachim.
Rastreamento: experiente rastreadora
Natação: É uma ótima nadadora.
Diplomacia
Além dos poderes, recebeu dos deuses presentes que ajudam a aumentar suas habilidades .
Laço Mágico: Possui um laço mágico inquebrável, que obriga os outros dizerem a verdade. Também servindo para que Ares enxergasse a loucura de seus atos, enxergando que se destruísse todos os humanos, não teria mais adoradores. Em histórias posteriores, escritas por Joe Kelly (o arco "Paraíso Imperfeito", na revista em quadrinhos/banda desenhada da Liga da Justiça) foi explicado que este laço (às vezes apelidado de laço da verdade) é um símbolo da verdade em nosso mundo, cabendo a Mulher-Maravilha, portanto, o papel de guardiã da verdade.
Braceletes Indestrutíveis: Tem um par de braceletes que serve para desviar de projéteis (como bala) e poderosas explosões de energia, são a prova de eletricidade também. Ao retirar seus braceletes, ela tem toda sua força liberada, seus braceletes guardam espadas que aparecem quando necessário e também podem disparar rajadas de fogo. Seus braceletes pesam toneladas.
Tiara: Pode ser usada como bumerangue.
Brincos Úteis: par de brincos vermelhos que fornecem oxigênio, possibilitando a respiração em ambientes sem oxigênio.
A Mulher-Maravilha possuía uma espécie de rádio receptor/emissor de ondas telepáticas, com os quais podia se comunicar com as Amazonas que estavam em Themiscyra.
Avião invisível feito do metal fictício Amazonium (pois ela não voava), causa de muitas piadas (na revista MAD, por exemplo) e que aos poucos foi sendo retirado das histórias. Mas seu uso destacado no seriado da TV dos anos 1970 e nos desenhos dos Super Amigos, fez com que ele fosse reutilizado algumas vezes nesse período. Com a versão da Mulher-Maravilha de George Perez, foi estabelecido que ela pode voar com seus próprios poderes; o avião foi descartado. Recentemente, o avião foi reintegrado a cronologia, sendo um dote da raça dos aliens lansiranianos. Curiosidade: No filme de animação Liga da Justiça: Crise em Duas Terras, Flash perguntou a Diana porque ela precisava de um avião, uma vez que ela já voa. Diana simplesmente lhe pergunta: "Então porque você dirige um carro?".
Espada Mágica: Espada capaz de cortar qualquer tipo de material, e até cortar um átomo ao meio.
Escudo
Lança
Arco

Nenhum comentário :

Postar um comentário