sábado, 10 de outubro de 2015

SÁBADO MUSICA : ESPECIAL , MULHERES , MÚSICA , INTERNACIONAL , PIONEIRAS ... AS 10 + SOBERANAS DA MÚSICA POP .

O TERMO DIVAS , não é bem o meu forte . Sei que são divas... basicamente se tornaram divindades para os fãs , mas prefiro me referir à elas como mulheres que quebraram barreiras na música pop e se tornaram lendas . Cada uma destas mulheres deixaram com o tempo , marcas que nenhuma outra , pode conseguir fazer igual , pois elas são pioneiras cada uma à sua maneira .  Sabemos que atualmente Taylor Swift e Katy Perry são recordistas de vendas e sabemos também que Lady Gaga tem seus méritos , mas nesta matéria estamos falando das que estiveram nesse patamar antes de musas atuais e, numa época em que não era nada fácil . Primeiro , o mercado masculino basicamente se recusava a dar valor à maioria delas . Segundo , era uma época de vários estilos e muito competitivo . Não tinham o apoio do YouTube e nem eram moldadas por produtores . Estas mulheres alcançaram o topo por seus próprios méritos e algumas sofreram muito por isso .
10° - DIONNE WARWICK - Marie Dionne Warwick (East Orange, Nova Jérsei, 12 de Dezembro de 1940) é uma cantora norte-americana. É prima de primeiro grau de Whitney Houston, irmã de Dee Dee Warwick e sobrinha de Cissy Houston . Ganhou fama como a intérprete preferida dos compositores Burt Bacharach e Hal David. Ambos a presentearam com uma série de sucessos. Com mais de 50 anos de carreira, estima-se que tenha vendido mais de 66 milhões de cópias de seus discos.
09° - BILLIE HOLIDAY - Billie Holiday (Filadélfia, 7 de abril de 1915 - Nova Iorque, 17 de julho de 1959), também conhecida como Lady Day, é por muitos considerada a maior de todas as cantoras do jazz.


08° - RIHANNA - Robyn Rihanna Fenty (Saint Michael, 20 de Fevereiro de 1988), conhecida simplesmente por Rihanna, é uma cantora, atriz, modelo, e compositora de Barbados, de ascendência barbadiana, guianense e irlandesa. Vendeu mais de 50 milhões de álbuns e 180 milhões de singles, e em 2011 foi considerada a artista de todos os tempos que mais vendeu a nível digital. A cantora conseguiu colocar treze singles no topo da Billboard Hot 100 -  "SOS", "Umbrella", "Take a Bow", "Disturbia", "Live Your Life", "Rude Boy", "Love the Way You Lie", "What's My Name?", "Only Girl (In the World)", S&M", "We Found Love", "Diamonds e "The Monster" - sendo a artista feminina com mais topos atingidos desde no início da década de 2000 e do século XXI na tabela musical americana Billboard Hot 100, que avalia as cem músicas mais vendidas. É vencedora de oito Grammy, quatro VMA, dois EMA, oito AMA, vinte e dois BMA, cinco TCA, e quatro WMA, entre outros. É também uma das intérpretes musicais que mais alcançaram a primeira posição nas tabelas da Billboard desde da década de 2000 até ao momento.
07° - TINA TURNER - Anna Mae Bullock (Nutbush, 26 de novembro de 1939), conhecida pelo nome artístico de Tina Turner , é uma cantora, dançarina e atriz nascida nos Estados Unidos e, desde 2013, de cidadania suíça , cuja carreira começou há mais de cinquenta anos. Uma das artistas mais populares do mundo, Turner é considerada "A Rainha do rock 'n roll", sendo a artista feminina mais bem-sucedida nesse gênero, tendo vencido 8 Grammy Awards e vendido mais de 200 milhões de cópias no mundo todo. . Também, é uma das artistas que mais arrecadou em bilheterias por suas turnês na história. A revista Rolling Stones classificou, Tina Turner, como uma das "10 Maiores Artistas de Todos os Tempos".
06° - CYNDI LAUPER - Cynthia Ann Stephanie Lauper-Thornton (Nova Iorque, 22 de junho de 1953), é uma cantora, compositora e atriz norte-americana vencedora do Grammy, Emmy e Tony Award. Estreou no cenário da música no início da década de 1980 e obteve sucesso com o lançamento de She's So Unusual (1983), que ganhou 6 discos de platina nos Estados Unidos pelas vendas de seis milhões de cópias no país. O álbum também entrou para a lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame. O disco fez de Cyndi a primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard. Cyndi Lauper tem tido muito reconhecimento também, por passar por diversos gêneros musicais, como de blues ao dance-pop, por sua frequente mudança de visual e sua voz potente, para uma cantora pop.
05° - ARETHA FRNAKLIN - Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942) é uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos. Nascida em Memphis, criada em Detroit, Michigan, Aretha tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em 3 de janeiro de 1987. Recebeu os apelidos de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera. Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música por publicações de porte da revista Rolling Stone e do canal de televisão VH1. É a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss. Aretha possui dezoito prêmios competitivos e três honorários.
04° - MARIAH CAREY - Mariah Carey (nascida em 27 de março de 1969 ou 1970) é uma cantora, compositora, atriz, escritora, produtora, e filantrópica norte-americana . Nascida e criada em Long Island, bairro situado na cidade de Huntington, Nova Iorque, Carey ganhou destaque após o lançamento de seu álbum de estreia homônimo em junho de 1990, que foi certificado multi-platina e rendeu quatro singles que culminaram a tabela estadunidense Billboard Hot 100. Sob a orientação do então diretor executivo da Columbia Records e posteriormente marido Tommy Mottola, ela conquistou sucesso internacional com seus álbuns de estúdio posteriores Emotions (1991), Music Box (1993) e Merry Christmas (1994); este sucesso fez-lhe ser estabelecida como a artista da Columbia que mais vendeu discos. Seu quinto álbum de estúdio Daydream (1995) entrou para a história da música quando o seu segundo single "One Sweet Day", um dueto com o grupo Boyz II Men, permaneceu durante dezesseis semanas consecutivas no topo da Billboard Hot 100, um recorde ultrapassado apenas por Celine Dion, com um álbum que recorrer por 17 semanas consecutivas. Durante a gravação do álbum, Carey começou a desviar-se de seus estilos musicais iniciais como o R&B e o pop, iniciando seus trabalhos com o hip hop. Esta mudança musical tornou-se evidente com o lançamento de seu projeto subsequente Butterfly (1997), primeiro álbum da cantora feito após a sua separação com Mottola. Ao longo de sua carreira, Carey comercializou mais de 250 milhões de discos em todo o mundo, tornando-a uma das recordistas de vendas de discos. Em 1998, ela foi homenageada como a artista com discos mais vendidos na década de 1990 durante os World Music Awards. No ano de 2000, Carey foi declarada a artista feminina que mais vendeu discos no milênio. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela foi posicionada na terceira colocação entre as artistas femininas com maior vendagem nos Estados Unidos, com vendas avaliadas em 63.5 milhões de álbuns, ficando apenas atrás de Barbra Streisand e Madonna. Com o lançamento de "Touch My Body" (2008), Carey conseguiu seu 18º número um nos Estados Unidos, ultrapassando o recorde anteriormente detido por Elvis Presley entre os artistas solo com maior quantidade de números um no país. Em 2012, Carey ficou em segundo lugar na lista das 100 maiores mulheres na música, publicada pela VH1. Além de suas premiações comerciais, Carey ganhou cinco Grammy Awards, 20 World Music Awards, 13 American Music Awards e 32 Billboard Music Awards. Conhecida como a "selvagem suprema" pelo Guinness World Records, ela também é conhecida por seus alcances vocais de cinco oitavas, seu estilo poderoso da melisma e o recorrente uso do whistle register.
03° - WHITNEY HOUSTON - Whitney Elizabeth Houston (Newark, 9 de agosto de 1963 - Beverly Hills, 11 de fevereiro de 2012 ) foi uma cantora norte-americana de R&B, pop, gospel, além de atriz e modelo. Whitney Houston é a artista feminina mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, e sua lista de prêmios incluem dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, trinta e um Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num um total de 425 prêmios conquistados em sua carreira até 2013. Houston também foi uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo. Inspirada por vários cantores de soul de destaque em sua família, incluindo a mãe, Cissy Houston, as primas Dionne Warwick e Dee Dee Warwick, bem como sua madrinha, Aretha Franklin, Houston começou a cantar com o coral gospel júnior Igreja de Nova Jersey aos 11 anos de idade . Depois que ela começou a atuar ao lado de sua mãe em casas noturnas na cidade de Nova York, ela foi descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records. Até o presente, Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de trilha sonora, todos eles certificados com diamante, multiplatina, platina e ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA).
02° - CHER - Cher, nascida Cherilyn Sarkisian (El Centro, 20 de maio de 1946), é uma cantora e atriz dos Estados Unidos com uma carreira que já dura cinco décadas. Reconhecida por ter ajudado a difundir os conceitos de autonomia feminina e autorreinvenção na indústria do entretenimento, ela é famosa pela voz grave e por ter trabalhado em várias áreas da mídia, bem como por reinventar constantemente sua música e imagem. Tudo isso a rendeu o apelido de Deusa do Pop. Segundo o biógrafo Mark Bego, "ninguém na história do show business teve uma carreira com a magnitude e o alcance da (carreira) de Cher." Única pessoa a ter recebido todos esses prêmios, Cher ganhou um Oscar, um Grammy, um Emmy, três Globos de Ouro e o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. Reconhecida como uma das artistas mais bem-sucedidas da história, ela vendeu mais de 100 milhões de álbuns solo e 40 milhões de cópias como parte da dupla Sonny & Cher. Ela é a única artista a ter alcançado o primeiro lugar nas paradas da Billboard em cada uma das últimas seis décadas.
01° - MADONNA - Madonna Louise Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), mais conhecida como Madonna, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica norte-americana. Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após se apresentar nos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de álbuns bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, entre elas "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up", "4 Minutes"e "Celebration". Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais. Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a segunda mais vendida nos Estados Unidos, atrás de Barbra Streisand, com 64,5 milhões de discos certificados. Em 2008, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos do Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem sucedida na história das paradas da Billboard. Ela também foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame no mesmo ano. Considerada uma das "25 mais poderosas mulheres do século passado" pela Time por ser uma figura influente na música contemporânea, Madonna é constantemente chamada de "Rainha do Pop" e é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem, e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica. É a primeira artista pop feminina bilionária, com uma fortuna estimada em 1.5 bilhão de dólares .

Nenhum comentário :

Postar um comentário